LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS


Mestre Kuthumi



Pureza



1

O Ocultismo não é uma brincadeira. Exige tudo ou nada. O processo de autopurificação não é obra de um momento, nem de meses, mas de anos, e pode prolongar-se por toda uma série de vidas.



2

Tendes muito que desaprender. Os estreitos prejuízos de vosso povo ligam-vos mais do que o suspeitais. Tornam-vos intolerante (...) quanto às minúsculas ofensas de outrem contra vossos padrões artificiais de propriedade, e vos dispõem a perder de vista as coisas essenciais. Não estais ainda apto a apreciar a diferença entre a pureza interna e a "cultura exterior".



3

Por que sois tão desanimado no cumprimento do vosso dever? Amizade, sentimentos pessoais e gratidão são, indubitavelmente, nobres sentimentos, porém somente o dever conduz ao desenvolvimento que tanto ansiais.



4

A Ciência Oculta é uma zelosa dama que não permite nem sombra de auto-indulgência.



5

Ninguém entra em contato conosco, ninguém evidencia o desejo de saber algo mais a nosso respeito, sem se submeter a testes e ser posto à prova por nós.



6

Acautela-te, amigo, que não é esta a última de tuas provas. Não fui eu que as criei e sim tu próprio em tua luta pela luz e pela Verdade contra as obscuras influências do mundo.



7

Sê verdadeiro, sê leal aos teus compromissos, ao teu dever sagrado, ao teu país e à tua própria consciência.



8

A pobre mulher é naturalmente boa e moral; porém essa mesma pureza é de natureza tão estreita, de caráter tão presbiteriano, se me é permitido o termo, que a incapacita de vê-la refletida em outro Ser que não o dela própria. Só ela é boa e pura. Todos os outros (devem ser e são suspeitos.



9

O chelado revela o homem interno e traz à existência os vícios e as virtudes adormecidos. O vício latente gera pecados ativos e é freqüentemente seguido de insanidade. Sê puro, virtuoso, vive uma vida santa e serás protegido. Lembra-te, porém, de que aquele que não for puro como uma criancinha, melhor lhe será renunciar ao chelado.



10

É princípio fundamental em Ocultismo que cada palavra ociosa é registrada, tanto quanto as cheias de pleno e ardente significado.



11

A justiça absoluta não diferencia os muitos dos poucos.



12

Para descerrardes os portais do mistério, tendes, não somente que viver uma vida da mais estrita probidade, como aprender a discernir o verdadeiro do falso.



13

Meu dever primário, porém, é para com meu Mestre. E o dever, permiti que vo-lo diga, é, para nós, mais forte do que qualquer amizade ou mesmo amor; pois que, sem este permanente princípio, o indestrutível cimento que tem mantido reunidos, por tantos milênios, os esparsos detentores dos grandes segredos da Natureza - nossa Fraternidade ou mesmo nossa própria doutrina, há muito se teriam desagregado em irreconhecíveis átomos.



14

Chegou o tempo em que deveis lançar os alicerces dessa estrita conduta - tanto no indivíduo como no corpo coletivo - a qual, sempre vigilante, preserva contra a decepção quer consciente quer inconsciente.



15

Deixamos isso aos nossos criados, os Dugpas a nosso serviço, dando-lhes carta branca daqui por diante, com o objetivo único de trazerem para o exterior toda a natureza interna do chela, cujos redutos e recantos permaneceriam na maioria obscuros e escondidos para sempre, se não fosse oferecida a oportunidade de submeter a teste, por seu turno, cada um desses recantos.



16

Porém olhai para o futuro; tende em vista que o contínuo cumprimento do dever, sob orientação de uma bem desenvolvida Intuição, manterá a balança bem equilibrada.



17

Parece-vos coisa pouca que o ano passado tenha sido consagrado apenas aos vossos "deveres de família"? Porém, que melhor motivo para recompensa, que melhor disciplina do que o diário e repetido cumprimento do dever?



18

O dever do teosofista é igual ao do lavrador: abrir os sulcos e semear os grãos o melhor que puder. O resultado final é com a natureza, a escrava da lei.



19

Aquele que pretender instrução superior tem que ser um verdadeiro teosofista de alma e coração, não somente na aparência.



20

Nenhum de nós deve pôr em perigo uma causa, cujo desenvolvimento é um dever soberano, por considerações para com o eu.



21

Acredita-me, meu "discípulo": o homem ou a mulher colocados pelo carma em meio de pequenos e nítidos deveres, sacrifícios e atos de bondade, por meio desses, fielmente cumpridos, se elevará à mais ampla medida do Dever, do Sacrifício e da Caridade para com toda a Humanidade.



22

O Adepto é a rara florescência de uma geração de pesquisadores; e, para que o indivíduo tal se torne, tem que obedecer ao impulso interior de sua alma, sem olhar as prudentes considerações da ciência ou da sagacidade mundanas.



FONTE: MEDITAÇÕES - EXCERTOS DAS CARTAS DOS MESTRES - ED.TEOSÓFICA

    Palestras Relacionadas:


PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

GLOSSÁRIO
TEOSÓFICO
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2024 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-99608-1994