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OS
ENSINAMENTOS DE JESUS E A TRADIÇÃO ESOTÉRICA CRISTÃ
Comecei
a pesquisar os ensinamentos internos do cristianismo primitivo por estar
convencido de que Jesus não poderia ter omitido de suas instruções o
instrumental para o caminho espiritual, à semelhança dos métodos conhecidos
nas principais tradições orientais. Essas tradições têm atraído milhares
de cristãos sinceros mas desiludidos com o receituário do cristianismo
tradicional. A riqueza do material encontrado, geralmente pouco conhecido, foi
tão surpreendente que resolvi sistematizá-lo e apresentá-lo sob a forma de
livro.
Ao
mergulhar no estudo das tradições orientais, principalmente do budismo, da
ioga, da vedanta e do substrato de todas essas tradições, a teosofia,
descobri que o lado esotérico da tradição cristã tem todos os ingredientes
das formas esotéricas dessas outras e que a devoção realmente caminha de mãos
dadas com a razão. Em face dos inúmeros ensinamentos transformadores que
capacitam a união do buscador com o Supremo Bem, poder-se-ia dizer que essa
tradição seria a ioga cristã, bem pouco conhecida dos cristãos, porque é
derivada dos ensinamentos reservados de Jesus. Lembramos que ioga é um termo
sânscrito que significa união, mas que é usado também, por extensão, para
transmitir de forma sistemática a metodologia que visa promover a união da
natureza exterior do homem com sua natureza interior.
Como o
esoterismo cristão é muito rico, e a literatura existente muito extensa, o
foco deste trabalho foi direcionado para o ponto central dos ensinamentos esotéricos
de Jesus, ou seja, a busca do Reino de Deus. Procuraremos elucidar esse tema
sobre o qual todo o ministério de Jesus foi baseado, explorando o caminho que
leva ao Reino, bem como o método e o instrumental facilitador que capacitam a
entrada pela porta estreita e o trilhar do caminho apertado.
O mais
surpreendente, como será visto a seguir, é que a essência dos ensinamentos
mais profundos de Jesus sempre esteve expressa na Bíblia e em outros
documentos sem ser devidamente percebida. É como se as jóias mais preciosas
da mensagem bíblica estivessem escondidas debaixo de nossos olhos sob a aparência
de coisas sem maior importância. Dentre essas preciosidades negligenciadas do
esoterismo cristão poderíamos mencionar: ?Eu e o Pai somos Um,?
?Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará,? ?Já não sou eu que
vivo mas é Cristo que vive em mim,? ?Quem não nascer de novo não poderá
entrar no Reino dos Céus,? ?Vinde a mim as criancinhas,? ?Se o grão
de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer
produzirá muito fruto.?
Esses
exemplos e muitos outros evidenciam que os ensinamentos esotéricos de Jesus
foram preservados em dois segmentos: no primeiro, encontram-se as proposições,
instruções e acontecimentos da vida do Salvador, que estão descritos na Bíblia
e em diversos documentos apócrifos; no outro, estão os detalhamentos dessas
instruções, com as explicações de suas razões e as técnicas e os métodos
para o aprimoramento da vida espiritual. Essas instruções e explanações,
que não se encontram na Bíblia nem nos documentos apócrifos, foram passadas
de boca a ouvido, naquilo que se chama de tradição oral ou mesmo por intermédio
de outros métodos que serão abordados posteriormente. Este livro é em
grande parte um trabalho de reconstituição dos diferentes aspectos desses
ensinamentos.
Quando
buscamos sintonia com o Mestre em nossas meditações, depois de algum tempo,
a confusão inicial cede lugar à simplicidade essencial da mensagem divina,
facilitando-nos a tarefa de desenterrar a tradição interna que desconhecíamos.
Os objetivos da mensagem salvífica de Jesus começam a aclarar-se, seus métodos
de transmissão de instruções fazem-se presentes, e seus ensinamentos surgem
como jóias preciosas escondidas sob o véu da alegoria.
Vivemos na
ilusão da separatividade, alimentados pelo egoísmo e pelo orgulho, pensando
que criamos de forma separada e independente alguma coisa. A realidade, no
entanto, é que cada ser humano é tão somente uma célula no grande
organismo da humanidade. Como tal, a mente de cada um nada mais é do que um
aspecto da mente universal, também chamada de inconsciente coletivo ou mente
divina. Dentro da mente divina, a verdade está eternamente presente em sua
forma essencial, embora seja apresentada de diferentes maneiras pelos inumeráveis
aspectos individuais desse grande Todo. Verifiquei que, quanto mais procurava
estudar e meditar sobre os ensinamentos de Jesus, mais livros e idéias sobre
o assunto iam aparecendo. Percebi que muitas outras almas já haviam decifrado
e interpretado boa parte dos ensinamentos do Salvador. Minha tarefa, portanto,
foi grandemente facilitada, pois foi possível coligir a essência do que já
estava escrito e aproveitar parte do que ainda estava no mundo mental a espera
de ser expresso. Como é natural, minhas deficiências literárias,
intelectuais e espirituais explicam as falhas que serão encontradas ao longo
do texto.
Gostaria de
expressar meu reconhecimento pelas muitas idéias e inspirações que recebi
de tantas pessoas. Vários irmãos altruístas, pacientes e eruditos leram
parte ou todo o texto inicial e contribuíram generosamente para melhorá-lo.
Dentre estes destaco José Trigueirinho, Isis Resende, Gilda Maria
Vasconcelos, Sérgio Curi, Delzita Portela de Carvalho, Eliane Araque dos
Santos, Ricardo Lindenman, Carlos Cardoso Aveline, Siegfried Elsner, Pe. João
Inácio Kolling, Pe. Manoel Iglesias SJ, Marco Aurélio Bilibio, Marly Ponce
Branco e, em especial, meu bom amigo Edilson Almeida Pedrosa, que, como em
minha obra anterior, Pistis Sophia,
foi de inestimável ajuda, revendo e criticando com paciência, perspicácia e
incansável atenção, as várias versões pelas quais o texto passou.
O leitor
ansioso em obter uma visão de conjunto do livro, antes de mergulhar nos
detalhes explicativos e operacionais do processo de transformação interior
do homem velho no homem novo, poderá ler a Introdução, o Anexo 1, e os capítulos
4, 8, 13, 26, e 27. Uma vez efetuada essa leitura seletiva, esperamos que o
verdadeiro buscador da tradição cristã tenha a motivação necessária para
efetuar não mais uma leitura, mas um estudo atento do texto completo.
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