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OS
ENSINAMENTOS DE JESUS E A TRADIÇÃO ESOTÉRICA CRISTÃ
Capítulo
24
RITUAIS
E SACRAMENTOS
Rituais
internos e externos
Todas as
tradições religiosas e esotéricas valem-se de rituais para estabelecer
uma vibração elevada e direcionar energias para facilitar a expansão de
consciência dos participantes. A milenar tradição dos mistérios sempre
se valeu de rituais, ou teurgia, para a realização de seus propósitos.[1]
Com o passar do tempo, algumas dessas tradições julgaram por bem
instituir não só Mistérios Menores, de caráter preparatório para os
Mistérios Maiores, mas também cerimônias abertas para o grande
público. Nessas, obviamente, não havia exigência de segredo.
Pouco se sabe
a respeito dos rituais e dos mistérios das verdadeiras tradições
ocultas, pois seus praticantes sempre mantiveram em respeitoso segredo
suas práticas, em obediência ao juramento de total sigilo que devia ser
feito como condição de acesso aos mistérios. Por isso, sabemos
simplesmente que existiam e ainda existem mistérios, e naquelas
sociedades em que algumas práticas exotéricas, ou populares, foram
instituídas, algo mais é conhecido do público, mas nunca os detalhes
dos rituais, principalmente as palavras e sinais de poder que são
transmitidos de boca a ouvido pelos oficiantes.
Durante seu
ministério, Jesus instituiu rituais e mistérios, ou sacramentos.
Seguindo a antiga tradição oculta, ele também exigia de seus
discípulos estrito segredo sobre esses mistérios, como atesta a seguinte
passagem:
Jesus
disse: ?Eu digo meus mistérios aos que são dignos de meus mistérios.
Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita!?
(Evangelho de Tomé, vers. 62).[2]
Com isto
Jesus indica que os mistérios só eram concedidos aos discípulos mais
avançados, que estavam suficientemente purificados e comprometidos com a
vida espiritual. O Mestre pedia discrição, a fim de que os irmãos da
mão esquerda não pudessem se valer dos conhecimentos que conferem poder
para seus fins nefastos.
Mais tarde a igreja romana, herdeira da tradição externa dos ensinamentos populares, resolveu adaptar alguns dos rituais e sacramentos internos ao uso público, resultando, com o passar do tempo, na missa e nos sete sacramentos conhecidos atualmente. Esses rituais apresentavam várias características regionais. Ainda hoje os rituais da Igreja Ortodoxa Oriental são consideravelmente diferentes dos rituais da Igreja Católica Romana, particularmente depois das reformas recentes. É sabido que uma das razões da Reforma protestante instituída por Lutero e Calvino dizia respeito à natureza do ritual da igreja romana. Com a Reforma, as diferentes seitas protestantes passaram a oferecer a seus fiéis um ?serviço religioso? e não o ritual da missa.
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