LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS

O PODER TRANSFORMADOR
DO CRISTIANISMO PRIMITIVO

Raul Branco




[1] - Marcelo Barros é monge beneditino, teólogo e autor de 26 livros, dos quais o mais recente é "O Espírito vem pelas Águas". Ed. Rede-Loyola, 2003. Email: mosteirodegoias@cultura.com.br

 

[2] - R. PANNIKAR, Le Christ et l?Hindouisme: une presence cachée, Paris, Centurion, 1972, Le Dialogue intra-religieux, Paris Aubier, 1985.

[3] - Extemporaneous Remarks by Thomas Merton, citado por JEAN-CLAUDE BASSET, Le Dialogue Interreligieux, histoire et avenir, Paris, Ed. du Cerf, 1996, p. 122.

[4] Irmão Marcelo, como geralmente se apresenta, é um monge da ordem beneditina, prior do convento de sua ordem em Goiás Velho, autor de 26 livros. É um militante do verdadeiro ecumenismo e do diálogo entre religiões. Essa e outras citações, foram oferecidas como comentários a uma versão preliminar deste livro.

[5] Leonardo Boff e Frei Betto, Mística e Espiritualidade (S.P., Rocco, 1999), pg. 18.

[6] Norbert Brox, A Concise History of the Early Church (N.Y., Continuum, 1995), pg. 8 e 9.

[7] A Concise History of the Early Church, op.cit., pg. 19.

[8] G.R.S. Mead, ?Viveu Jesus 100 a.C.??

[9] Stuart Hall, Doctrine and Practice in the Early Church (Grand Rapids, Wm. Eerdmans, 1992), pg. 23.

[10] Alguns estudiosos afirmam que os seis irmãos de Jesus eram mais velhos do que ele, pois eram filhos do primeiro casamento de José. Todos eles tornaram-se discípulos de seu irmão mais novo.

[11] Helmut Koester, History and Literature of Early Christianity (N.Y., Walter de Gruyter, 1987), pg. 87-88.

[12] Paul Johnson, História do Cristianismo (R.J., Imago, 2001), pg. 40.

[13] Um extenso grupo de teólogos e professores bíblicos da América do Norte, da Europa e de outros países, sob a liderança dos conhecidos eruditos Robert W. Funk e John Dominic Crossan, organizou um projeto de estudo dos evangelhos para determinar o que eles consideravam como sendo as verdadeiras palavras de Jesus. Decidiram acrescentar aos quatro evangelhos canônicos o Evangelho de Tomé. Ao final do projeto, mais de 200 teólogos católicos e protestantes estavam engajados no estudo. Os resultados podem ser consultados na obra: The Jesus Seminar, The Five Gospels, The search for the authentic words of Jesus (N.Y., Macmillan, 1993).

[14] Vide J. S. Kloppenborg, The Shape of Q (Minneapolis, Fortress, 1994).

[15] J.M. Robinson (ed.), The Nag Hammadi Library (Harper San Francisco, 1990), pg. 150.

[16] Ruysbroeck descreveu suas experiências neste último estágio num livro magistral com o título significativo de: ?The Adornment of the Spiritual Marriage? (Kessinger Publishing Co.).

[17] Neil Douglas-Klotz, The Hidden Gospel: Decoding the Spiritual Message of the Aramaic Jesus (Wheaton, Ill, Quest Books, 1999), pg. 83.

[18] Vide: Matthew Fox, Original Blessing (Novo México, Bear & Co. Publishing, 1983), pg. 316-19.

[19] Vide Monique Canto-Sperber, Dicionário de Ética e Filosofia Moral (São Leopoldo, UNISINOS, 2003), vol. I, pg. 591.

[20] Vide, por exemplo, Patrick Drouot, Reencarnação e Imortalidade; Das Vidas Passadas às Vidas Futuras (Editora Nova Era, 1998).

[21] Saints and Sinners, A History of the Popes, op.cit., pg. 44.

[22] João da Cruz, O Amor Não Cansa Nem se Cansa (S.P., Edições Paulinas, 1993), pg. 51.

[23]  Para maiores detalhes sobre esses dois enfoques recomendamos a leitura de nosso livro: Os Ensinamentos de Jesus e a Tradição Esotérica Cristã, op. cit.

[24] Vide: The Hidden Gospel, Decoding the Spiritual Message of the Aramaic Jesus, op.cit.,  pg. 198.

[25] The Hidden Gospel, op.cit., pg. 66.

[26] ?Sentido cristão de mistério e mística,? em Mística e Espiritualidade (op.cit.), pg. 22.

[27] Uma profunda representação deste princípio é de que Deus poderia ser imaginado como um círculo com seu centro em toda parte e sua circunferência em parte alguma. Essa imagem indica que Deus é imanente, pois tem seu centro em toda parte, e é infinito, pois seu limite (a circunferência) não se encontra em nenhum lugar.

[28] ?The Life and Doctrines of Jacob Boehme?, Franz Hartmann.

[29] Krishnamurti, Aos Pés do Mestre (Brasília, Editora Teosófica, 1999). O discernimento é ?usualmente tomado no sentido da distinção entre o real e o irreal.? pg. 14.

[30] Pe. Marcelo Barros em comunicação com o autor oferecendo comentários ao texto deste trabalho.

[31] Informação contida no ?site? da internet: www.wccm.org

[32] Peter Tompkins, ?Symbols of Heresy?, em The Magic of Obelisks (N.Y., Harper, 1981), pg. 57.

[33] J. Welch, Spiritual Pilgrims (N.Y., Paulist Press, 1982).

[34] Editora Paulus.

[35] Vide: Rudolf Otto, Mysticism East and West (N.Y., The Macmillan Co., 1932) e A Dervish Textbook (rep.) (Londres, Octagon Press, 1980).

[36] Para maiores detalhes vide o extenso trabalho de Evelyn Underhill, Mysticism (Oxford, Oneworld Publications, 1993).

[37] Vide: John de Ruysbroeck, The Adornment of the Spiritual Marriage (op.cit.)

[38] João da Cruz, Obras Completas: Noite Escura (Petrópolis, Vozes, 1996), pg. 467.

[39] Ele contém somente os capítulos 20, 21, 25 e 26 de Mateus, capítulos 4-13 de Marcos, capítulos 6-13 de Lucas e o capítulo 10 de João. Vide H. Koester, Ancient Christian Gospels (Philadelphia, Trinity Press, 1990), pg. 241.

[40] H. Koester, op.cit., pg. 241.

[41] Bíblia de Jerusalém, pg. 1829.

[42] Vide: Neil Douglas-Klotz, Orações do Cosmo (Triom, Libraria Editora e Abwoon Studies), pg. 15-18.

[43] The Hidden Gospel: Decoding the Spiritual Message of the Aramaic Jesus, op.cit., pg. 19.

[44] Para contatar os editores: Triom ? Livraria Editora, Rua Araçari, 208, 01453-020 e-mail: cetriom@ibm.net e Abwoon Studies, Caixa Postal 96947, 28601-970 ? Nova Friburgo, RJ. FAX: 24-542-2052; e-mail: sabira@uol.com.br.

[45] Citado por Geoffrey Hodson, em A Vida de Cristo  (Brasília, Editora Teosófica, 1999), pg. 11.

[46] Ditto, pg. 12.

[47] Vide, Geoffrey Hodson, A Vida de Cristo (Editora Teosófica, 1999) e A Sabedoria Oculta na Bíblia Sagrada (Editora Teosófica, 2004) 2 vol. No prelo.

[48] Karlfried Froehlich, Biblical Interpretation in the Early Church (Philadelphia, Fortress, 1984), pg. 30-36.

[49] A Concise History of the Early Church, op.cit., pg. 13.

[50] James Kugel e Rowan Greer, Early Biblical Interpretation (Philadelphia, Westminster, 1986), pg. 81.

[51] G. Hodson, A Vida de Cristo, op.cit., pg. 190-91.

[52] Geoffrey Hodson, O Lado Interno do Culto na Igreja (Pensamento), pg. 23

[53] C.W. Leadbeater, The Science of the Sacraments (Adyar, Chennai, The Theosophical Publishing House, 1920 e 1991)

[54] O Lado Interno do Culto na Igreja (op.cit.), pg. 26

[55] C.W. Leadbeater, O Lado Oculto das Coisas (Pensamento), pg. 105 e 107.

[56] O Lado Interno do Culto na Igreja (op.cit.), pg. 77

[57] Evangelho de Felipe, em The Nag Hammadi Library (op.cit.), pg. 158.

[58] Publicado pela Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil. Caixa Postal 3180, São Paulo, SP, 01060-970.

[59] Vide: The Light Beyond (N.Y., Bantam Books, 1988).

[60] Cherie Sutherland, Dentro da Luz (Editora Teosófica, 1998), pg. 229-30

[61] Vide: The Hidden Gospel: Decoding the Spiritual Message of the Aramaic Jesus (op.cit.), pg. 115-117.

[62] ?Amor e justiça como frutos da espiritualidade? em Mística e Espiritualidade (op.cit.), pg. 34-35.

[63] Vide: Palmer, Sherrard & Ware (tr.), The Philokalia (Faber and Faber), 4 vol.

[64] The Philokalia (op.cit.), vol III, pg. 107.

[65] Santa Tereza de Jesus, Castelo Interior ou Moradas (Paulus)

[66] Ditto., pg. 104.

[67] João da Cruz, Obras Completas (Petrópolis, Vozes, 1996), pg. 823-930.

[68] João da Cruz, ?O Amor Não Cansa Nem se Cansa? (S.P., Edições Paulinas, 1993), pg.14-15.

[69] Citado por E. Underhill, em Mysticism (op.cit.), pg. 339.

[70] Ditto., pg. 166.

[71] A prática da meditação contemplativa vem sendo cada vez mais difundida, principalmente por membros das ordens monásticas, como Thomas Merton, W. Johnston, Thomas Keating, William Menninger John Main e Laurence Freeman.

[72] A Nuvem do Não-Saber (Edições Paulinas).

[73] Um dos livros mais conhecidos da Ordem Cisterciense, em que a prática contemplativa é apresentada em referência ao livro do século XIV, é de autoria de William A. Meninger: The Loving Search for God (N.Y., Continuum, 1994). Três obras valiosas sobre a técnica foram publicadas por Thomas Keating: Invitation to Love, Open Mind Open Heart e Crisis of Faith, Crisis of Love, todos publicados pela editora Continuum de N.Y. Outros livros desta técnica, disponíveis em português, são de Basil Pennington, Oração Centrante (Palas Atena, 2002) e de Thomas Keating, Intimidade com Deus (Paulus).

[75] Vide: ?Exercícios e Práticas Espirituais? em, Os Ensinamentos de Jesus e a Tradição Esotérica Cristã (op.cit.), pg. 289-297.

[76] William A. Meninger, The Loving Search for God (N.Y., Continuum, 1994)

[77] Com o site eletrônico: www.wccm.com.br.

[78] Publicado pela Editora Wisdom Publications em 1996.

[79] Thomas Merton, A Montanha de Sete Andares (N.Y., Harcourt, Brace & Co., 1948), pg. 418

[80] Dane Rudhyar, Preparações Ocultas para uma Nova Era (Pensamento), pg. 128-9.

[81] Um dos mais conhecidos casos de membros do clero que foram forçados a deixar a Igreja Romana por causa de seu compromisso com a teologia da libertação é Leonardo Boff. Para maiores detalhes de sua saga, o leitor pode referir-se ao livro desse grande batalhador: Igreja: Carisma e Poder (Editora Ática, 1994).

[82] Para uma amostra dessa doutrina, vide: Leonardo Boff, Jesus Cristo Libertador (Vozes, 1986)

[83] O Paradigma Holográfico e outros paradoxos, Coletânea de vários artigos organizados por Ken Wilber (Cultrix, 1994), pg. 12.

Voltar


PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

GLOSSÁRIO
TEOSÓFICO
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2024 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-99608-1994