LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS



A ESOTERICA.FM É PATROCINADA
PELOS ASSOCIADOS DA LEVIR

  • ESOTERICA.FM
  • TEOSOFIA
  • PALESTRAS
  • LIVRARIA
  • ASTROLOGIA
  • NUMEROLOGIA
  • MAÇONARIA
  • CRISTIANISMO
  • TELEMENSAGENS
  • TEXTOS EM INGLÊS
  • MEMBROS
  • INDIQUE-NOS
  • FALE CONOSCO

    LIVROS
    RECOMENDADOS

    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    GRAU DO APRENDIZ E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PEQUENO LIVRO DA FRANCO-MAÇONARIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O MESTRE PERFEITO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PREPARAÇÃO PARA A YOGA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AUTOCULTURA À LUZ DO OCULTISMO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A VOZ DO SILêNCIO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - CIÊNCIAS E TRADIÇÕES OCULTAS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    GRAU DO COMPANHEIRO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O PLANO ASTRAL




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OCULTISMO PRÁTICO E AS ORIGENS DO RITUAL NA IGREJA E NA MAÇONARIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DO MESTRE SECRETO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O MESTRE PERFEITO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DOUTRINA SECRETA (A) (VOL. IV)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ÍSIS SEM VÉU - VOL. I




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    SECRETÁRIO ÍNTIMO, PREBOSTE E JUIZ, INTENDENTE DOS EDIFÍCIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A VOZ DO SILêNCIO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PEQUENO LIVRO DA FRANCO-MAÇONARIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PEQUENO LIVRO DA FRANCO-MAÇONARIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    GRAU DO MESTRE ELEITO DOS NOVE




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AS SETE GRANDES RELIGIõES




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    CHAKRAS (OS)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - CHAVE DA TEOSOFIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    GAYATRI




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    CIÊNCIA DO YOGA,A




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    HOMEM, SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO,O





    VEJA A
    RELAÇÃO
    COMPLETA
    DE LIVROS



    FALE CONOSCO!


    INDIQUE ESTA PÁGINAINDIQUE AQUI
    Indique Esta Página para seus amigos!

  • MEDITAÇÕES DAS CARTAS DOS MESTRES DE SABEDORIA
    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 207 - 14/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 57min.
    Audições: 1704
    Resumo: Em seu primeiro programa ao vivo em 2011, o PROGRAMA LUX ESOTERICA começa a abordar as meditações das Cartas dos Mestres de Sabedoria Morya e Kuthumi, iniciando com a virtude do Altruísmo. Quais foram as palavras dos Mestres incentivando seu discípulos a desenvolver esta qualidade?


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 208 - 15/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 56min.
    Audições: 1318
    Resumo: O programa abordou os seguintes pensamentos dos Mestres Kuthumi e Morya: Quanto à natureza humana, em geral, é hoje a mesma que foi há um milhão de anos: preconceito baseado no egoísmo...Quando os antigos fundadores de vossas escolas filosóficas vieram ao Oriente, para adquirir o saber de nossos predecessores, só preencheram o único requisito de uma sincera e altruísta fome de verdade...Um grupo de estudantes das Doutrinas Esotéricas, que pretenda colher, espiritualmente, quaisquer proveitos, deve manter-se em perfeita harmonia e unidade de pensamento... O Ocultismo não é a aquisição de poderes ou a busca da felicidade, porque o seu primeiro passo é o Sacrifício, e o seu segundo, a Renúncia.


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 209 - 16/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1331
    Resumo: O programa abordou os seguintes pensamentos dos Mestres Kuthumi e Morya: O escopo do filantropo deveria ser a iluminação espiritual de seus semelhantes; e, quem quer que traba-lhe desinteressadamente com esse objetivo, coloca-se, necessariamente, em comunicação magnética com nossos chelas e com nós mesmos... Sublimemente altruísta, ele imerge sua personalidade na causa, sem olhar para os desconfortos nem para o vilipêndio pessoal injustamente assacado contra ele... Será que vós, ou antes, eles jamais verão o verdadeiro significado e explicação dessa grande tempestade de desolação que tombou sobre a nossa pátria e ameaça todas as outras - a vossa em primeiro lugar? O egoísmo e o exclusivismo mataram a nossa; também o egoísmo e o exclusivismo matarão a vossa... Deveis viver com e para os outros homens, não para vós e convosco.


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 210 - 17/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 57min.
    Audições: 1192
    Resumo: Alguns pensamentos dos Mestres Morya e Kuthumi comentados neste programa: ...Aprendendo a amar seu país, aprende-se a amar ainda mais a humanidade... Exteriorizai as diviníssimas emanações do Atma procedentes do Deus-Sentimento, o amor do homem mortal por seu semelhante em sua mais alta expressão espiritual... Naturalmente, quanto maior o progresso em direção à libertação, (...) cederão lugar para se fundirem num único sentimento universal, o único verdadeiro e santo, o único altruístico e eterno - o Amor, um Imenso Amor pela humanidade - como um Todo... Tempo houve em que ... só havia uma fé e um ardente clamor - salvar a humanidade das misérias da ignorância... Para todos, Chohan ou chela, entre nós trabalhadores juramentados, a primeira e última coisa a considerar é se podemos fazer bem ao nosso próximo por mais humilde que este seja; e não nos consentimos nem sequer pensar no perigo, na injúria, no abuso ou na injustiça que a nós próprios disso advenha. Estamos prontos a ser "cuspidos e crucificados" - diariamente e não só uma vez - se daí um bem real advier para outrem. Pois é grandioso trabalhar pela humanidade, sua recompensa estende-se para além deste breve sonho da vida, até outros nascimentos.


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 211 - 21/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 61min.
    Audições: 1084
    Resumo: Alguns pensamentos dos Mestres comentados neste programa: Aquele que deseja aprender a beneficiar a humanidade e se acredita capaz de ler o caráter de outras pessoas deve começar, antes de mais nada, por aprender a conhecerse a si mesmo... A missão da mulher é tornar-se mãe de futuros ocultistas – dos que hão de nascer sem pecado – pois da elevação da mulher dependem a redenção e salvação do mundo... O maior consolo e o primeiro dever na vida, filho, é não causar dor e evitar fazer sofrer homem ou animal... Os sofrimentos morais e espirituais do mundo são mais importantes e necessitam mais de nosso auxílio... Sabei todos vós que aquele que não sacrifica sua única vida para salvar a vida de seu semelhante, que hesita em abandonar mais do que a vida – seu nome limpo e sua honra para salvar o nome limpo e a honra de muitos é indigno do transcendente, destruidor do pecado e imortal Nirvana.


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 212 - 22/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1029
    Resumo: Deixai de julgar um movimento, uma causa, uma opinião, pela medida em que vos atrai, vos satisfaz ou mesmo vos é antagônica... Não podereis, verdadeiramente, ser estudantes da Divina Sabedoria a não ser que estejais ativos no serviço da Vida Divina... Os Chefes desejam uma "Fraternidade da Humanidade", uma real Fraternidade Universal; uma instituição que se torne conhecida em todo o mundo e prenda a atenção das mentes mais elevadas... A humanidade, em massa, tem uma suprema reivindicação a reclamar de nós (...) É o único alicerce seguro para a moral universal... O único objetivo pelo qual se deve lutar é o melhoramento das condições do homem, mediante a difusão da verdade adequada aos vários estágios... A Verdade não tem rótulo e não é afetada pelo nome sob o qual é divulgada, se o objetivo for alcançado... Só a filosofia esotérica... é que pode produzir esse tão desejado estado de mediação entre os dois extremos do egoísmo humano e do Altruísmo Divino e, finalmente, conduzir ao alívio do sofrimento humano... Sois trabalhadores voluntários no Domínio da Verdade e, como tais, não deveis deixar obstruir os caminhos que a ela conduzem.


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 213 - 23/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 1038
    Resumo: Algumas frases dos Mestres comentadas neste programa: "Pobre, pobre humanidade, quando possuirás tu a completa e não adulterada Verdade! Lembraivos: o cômputo da desgraça humana jamais diminuirá senão no dia em que a melhor porção da humanidade destruir, em nome da Verdade, da Moral e da Caridade Universal, os altares de seus falsos deuses. A verdade nunca vem como um ladrão noturno, transpondo janelas fechadas e portas aferrolhadas. O mau uso do conhecimento por parte do discípulo reage sempre sobre o iniciador; nem acredito que já saibais que, partilhando com outrem seus segredos, o Adepto, pela Lei imutável, retarda seu próprio progresso em direção ao Repouso Eterno (...); deve soar-vos como um truísmo o dizer que alguém tem que pagar um preço por tudo e por toda verdade e, nesse caso, – quem o paga somos nós. Nós trabalhamos, labutamos e permitimos que nossos chelas sejam temporariamente enganados, para lhes fornecermos meios de não mais o serem no futuro e verem todo o mal da falsidade e da inverdade, e não somente nesta como em muitas de suas vidas vindouras. Se vossos esforços ensinarem ao mundo uma letra que seja do alfabeto da Verdade – essa Verdade que outrora penetrou no mundo inteiro – não vos faltará a recompensa."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 214 - 24/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 61min.
    Audições: 1215
    Resumo: Algumas frases dos Mestres abordadas neste programa: "Se vossos esforços ensinarem ao mundo uma letra que seja do alfabeto da Verdade - essa Verdade que outrora penetrou no mundo inteiro - não vos faltará a recompensa... Esforçai-vos para eliminar os desentendimentos que encontrardes, pela bondosa persuasão e apelo aos sentimentos de lealdade à Causa da Verdade, se não a nós mesmos. Fazei que todos esses homens sintam que não temos favoritismos nem afetos pessoais; somente temos em vista suas boas ações e a humanidade como um todo... Não degradeis a verdade, impondo-a a mentes que não a desejem... Somente àqueles que se mostraram fiéis para consigo próprios e para com a Verdade, em todas as coisas, será permitido ulterior intercâmbio conosco... Vítimas iludidas da verdade deturpada, esquecem - ou jamais souberam - que na discordância está a harmonia do Universo... Ela (a Doutrina Secreta) é obra mais valiosa do que a precedente, um resumo de verdades ocultas que se tornará uma fonte de informação e instrução para os estudantes zelosos, durante longos anos futuros..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 215 - 28/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1180
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre a Verdade abordadas neste programa: "...Tendes de provar aos vossos inimigos e aos que vos querem mal, que vossa causa, sendo forte e assentando-se na rocha da Verdade, jamais pode realmente ser impedida em seu progresso por nenhuma oposição... Entre a superstição degradante e o ainda mais degradante e brutal materialismo, a branca pomba da verdade dificilmente encontra lugar para pousar seus mal acolhidos e fatigados pés... Achar-se o mundo em tão más condições morais é evidência concludente de que nenhuma de suas religiões e filosofias - e as das raças civilizadas menos que quaisquer outras - jamais possuiu a VERDADE (...) Nenhum mensageiro da verdade, nenhum profeta, alcançou jamais, durante sua vida, um triunfo completo, nem mesmo o Buddha... O Adepto vê, sente e vive na própria fonte de todas as verdades fundamentais a Essência Universal, e Espiritual da Natureza, SHIVA, o Criador, Destruidor e Regenerador..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 216 - 29/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 1022
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Devoção abordadas neste programa: "...Tendo em conta a população do mundo, sereis poucos em número, porém a força e o poder espirituais não se medem por números: medem-se, antes, pela ardente sinceridade... O menos que podemos fazer por uma pessoa que devotou integralmente sua vida a servir-nos e à causa que amamos, é preservar-lhe o corpo e a saúde sempre que dela necessário, pois é o desejo de todos nós. Maha Sahib ordenou-me dizer-vos que, de acordo com vossa fé, sereis ajudados... Acreditai-me, fiel amigo, que nada menos que a plena confiança em nós, em nossa sabedoria, em nossa previsão se não em nossa onisciência - que não se encontra nesta terra pode ajudar alguém a transpor seu mundo de sonho e ficção para atingir nosso mundo de Verdade, região austera da realidade e dos fatos... Pela vossa devoção e desinteressado labor estais recebendo auxílio, embora silencioso... Aquele que a si próprio condena, em sua estima pessoal e alegremente o faz perante o reconhecimento e corrente código de honra para salvar uma causa digna, poderá algum dia verificar ter realizado, dessa maneira, suas mais altas aspirações..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 217 - 30/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1079
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre "Devoção" que foram comentadas neste programa: "... Nele (Henry S.Olcott) podemos confiar em todas as circunstâncias e seu fiel serviço está a nós consagrado tanto para os bons como para os maus dias... Guardai para sempre na mente que quando e o que for possível vos será sempre feito sem incitamentos; portanto, jamais deveis pedir ou sugerir... Meu Irmão é sábio em não permitir à brilhante chama da sua Fé bruxulear como a flama inconstante de um círio; sua fé o salvará e coroará suas melhores esperanças... A fé ardente na Verdade pode abalar montanhas de ignorância e preconceito... Sede verdadeiro, sincero e fiel. Trabalhai pela causa e nossas bênçãos estarão sempre convosco. Duvidai e esquecei vossas sagradas promessas e, mergulhado na treva da culpa e da tristeza, vos arrependereis... Em resumo, ele foi considerado falho em um dos primeiros requisitos para o êxito de um candidato - a fé inabalável, filha de uma convicção baseada e radicada no conhecimento, não na simples crença em certos fatos... Tende fé, Irmão meu, e quando menos esperardes vossos olhos se abrirão a uma visão tão gloriosa que deslumbraria qualquer mortal comum..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 218 - 31/03/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1067
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Devoção abordadas neste programa: "...Tende fé no poder de vossa alma e obtereis êxito... D. tem, indubitavelmente, e como outros, muitas falhas e fraquezas. Mas é desinteressadamente devotado a nós e à causa... Buscamos homens, não mestres de cerimônias; devoção, não meras observâncias... Meus chelas jamais devem suspeitar, prejudicar ou duvidar de nossos agentes, mediante pensamentos impuros. Nossos modos de ação são estranhos e desusados e mui freqüentemente tendentes a criar suspeita. Essa última constitui uma armadilha e uma tentação... Quando confiareis, implicitamente, em meu coração se não em minha sabedoria, para a qual não peço reconhecimento de vossa parte? É extremamente penoso ver-vos vaguear em um labirinto escuro, criado pelas vossas próprias dúvidas e cuja saída, na maioria das vezes, fechais por vossas próprias mãos... O trabalho torna-se mais difícil por ser eu um lavrador solitário no campo, e isso enquanto eu não puder provar a meus superiores que sois, pelo menos, resolutamente decidido, que estais verdadeiramente cheio de zelo e ardor..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 219 - 04/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 1043
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Pureza comentadas no programa: "...O Ocultismo não é uma brincadeira. Exige tudo ou nada... O processo de autopurificação não é obra de um momento, nem de meses, mas de anos, e pode prolongar-se por toda uma série de vidas... Tendes muito que desaprender. Os estreitos prejuízos de vosso povo ligam-vos mais do que o suspeitais. Tornam-vos intolerante... Por que sois tão desanimado no cumprimento do vosso dever? Amizade, sentimentos pessoais e gratidão são, indubitavelmente, nobres sentimentos, porém somente o dever conduz ao desenvolvimento que tanto ansiais... A Ciência Oculta é uma zelosa dama que não permite nem sombra de auto-indulgência... Ninguém entra em contato conosco, ninguém evidencia o desejo de saber algo mais a nosso respeito, sem se submeter a testes e ser posto à prova por nós... Acautela-te, amigo, que não é esta a última de tuas provas. Não fui eu que as criei e sim tu próprio em tua luta pela luz e pela Verdade contra as obscuras influências do mundo... Sê verdadeiro, sê leal aos teus compromissos, ao teu dever sagrado, ao teu país e à tua própria consciência... Para nós lei é lei, e poder algum é capaz de nos fazer desviar um jota ou um til do nosso dever..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 220 - 05/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 983
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Pureza comentadas no programa: "...Convence-te, amigo, de que as afeições sociais têm pouco ou nenhum domínio sobre qualquer verdadeiro Adepto no que respeita ao cumprimento do dever. À proporção que ele se vai elevando ao perfeito Adeptado, as fantasias e antipatias de seu eu anterior enfraquecem-se (...), ele toma toda a humanidade em seu coração e a contempla em massa... O chelado revela o homem interno e traz à existência os vícios e as virtudes adormecidos. O vício latente gera pecados ativos e é freqüentemente seguido de insanidade. Sê puro, virtuoso, vive uma vida santa e serás protegido. Lembra-te, porém, de que aquele que não for puro como uma criancinha, melhor lhe será renunciar ao chelado... É princípio fundamental em Ocultismo que cada palavra ociosa é registrada, tanto quanto as cheias de pleno e ardente significado... A justiça absoluta não diferencia os muitos dos poucos... A pureza do amor terreno purifica e prepara para a realização do Divino Amor..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 221 - 06/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 57min.
    Audições: 1048
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Pureza comentadas no programa: "...Para descerrardes os portais do mistério, tendes, não somente que viver uma vida da mais estrita probidade, como aprender a discernir o verdadeiro do falso... Necessitamos do homem interno e sempre o receberemos quando quer que esse se ofereça para executar tarefas... O Atma do homem permanece puro e altamente espiritual, conquanto unido ao corpo material. Por que duas almas em dois corpos não poderão permanecer puras e incontaminadas, malgrado a passageira união terrena dos dois últimos? ...Parecevos coisa pouca que o ano passado tenha sido consagrado apenas aos vossos “deveres de família”? Porém, que melhor motivo para recompensa, que melhor disciplina do que o diário e repetido cumprimento do dever? ...Nenhum de nós deve pôr em perigo uma causa, cujo desenvolvimento é um dever soberano, por considerações para com o eu... O Adepto é a rara florescência de uma geração de pesquisadores; e, para que o indivíduo tal se torne, tem que obedecer ao im-pul¬so interior de sua alma, sem olhar as pruden¬tes considerações da ciência ou da sagacidade mundanas..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 222 - 11/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 921
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Simpatia comentadas no programa: "...Assegurai-vos da assistência de meus bons votos pessoais. Se realmente necessitardes, uma vez por outra, do auxílio de um pensamento feliz, à medida que vosso trabalho progredir, esse, provavelmente, penetrará, por osmose, em vosso cérebro... Espero que pelo menos compreendais que nós (ou a maioria de nós) estamos longe de ser as múmias sem coração e moralmente secas que alguns imaginam... A unidade fortalece: e, desde que o Ocultismo, em nossos dias, se assemelha a uma "Guarda Avançada", são indispensáveis a união e a cooperação. Com efeito, a união implica concentração de força vital e magnética contra as correntes hostis do preconceito e do fanatismo... Que a bênção de Deus esteja convosco; e em vossas negras horas de desespero pensai em mim, Irmão meu, e estarei convosco... Eu vos acompanhei, Irmão meu, por todo o dia de ontem. Minha simpatia esteve sempre convosco... Mesmo a simples presença entre vós de um indivíduo simpático e bem intencionado pode magneticamente ajudar-vos... A vontade forte cria e a simpatia atrai mesmo os Adeptos - cujas leis são antagônicas à sua inclusão com os não-iniciados..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 223 - 12/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 1007
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Simpatia comentadas no programa: "...Uma associação de "afinidades", de forças e polaridades magnéticas embora dessemelhantes, mas centralizadas em torno de uma idéia dominante, é necessária para o êxito de uma empresa em ciências ocultas. O que um só falha em executar, muitos combinados levarão a termo... Ampliai, em vez de estreitardes, vossas simpatias, tentai identificar-vos com os vossos semelhantes em vez de restringirdes o vosso círculo de afinidades... As peculiares condições físicas, morais e intelectuais dos neófitos - e também dos Adeptos - variam muito, como facilmente se pode compreender; assim, em cada caso, o instrutor tem que adaptar suas condições às do discípulo, e o esforço para isso é terrível, dado que, para obter êxito, temos de nos colocar em plena relação com o paciente sujeito a treinamento... E, quanto maiores os poderes do Adepto, menos estará ele em sintonia com a natureza do profano, que freqüentemente vem a ele saturado das emanações do mundo externo, emanações animais de uma multidão egoísta, brutal, que nós tememos e, quanto mais tempo ele esteve separado desse mundo e mais puro se tornou, mais difícil será a tarefa que se impôs... Não posso trabalhar a não ser com aqueles que queiram trabalhar conosco..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 224 - 14/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 1122
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Simpatia comentadas no programa: "...Eu não vos ordenarei, nem mesmerizarei, nem dominarei. Porém, invisível, e quando talvez houverdes chegado - como a muitos acontece - a deixar de acreditar em minha existência, vigiarei a vossa carreira e simpatizarei com vossas lutas... Seja qual for a perturbação que pareça descer sobre vós, lembrai-vos de que estou convosco... A natureza ligou todas as partes do seu Império por meio de sutis liames de simpatia magnética, e existe uma relação mútua mesmo entre a estrela e o homem; o pensamento viaja mais rápido do que o fluido elétrico, e vosso pensamento encontrar-me-á, se projetado por um impulso puro, assim como o meu encontra, encontrou e freqüentemente impressionou vossa mente... Nenhum de vós deve ser cego a ponto de supor seja esta a primeira vez que entra em contato com a Teosofia. Seguramente percebereis que isso equivaleria a dizer que os efeitos advêm sem causas... Imaginais que a verdade vos foi mostrada só para vossa vantagem? Que rompemos um silêncio de séculos para proveito apenas de um punhado de sonhadores? (...)"


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 225 - 18/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1148
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Simpatia e Coragem comentadas no programa: "...Devereis saber, como simples membro e muito mais como um dos diretores, que podeis ensinar, adquirir força e conhecimento espiritual, a fim de que o trabalho recaia em vossos ombros, e as tristes vítimas da ignorância aprendam de vós a causa e o remédio de suas dores... Acautelai-vos, pois, contra o espírito falho de caridade, pois que ele se levantará como um lobo faminto em vosso caminho e devorará as melhores qualidades que de vossa natureza têm brotado para a vida... O que eu quis expressar por "Guarda Avançada" é que, ao contemplar a magnitude da tarefa a ser empreendida pelos vossos voluntários teosofistas, e especialmente os numerosos agentes alinhados e a serem alinhados, em oposição, podemos bem comparar isso a um daqueles desesperados esforços contra uma esmagadora superioridade que o verdadeiro soldado sente glória em superar... Nós nunca nos queixamos do inevitável, porém tentamos fazer do pior o melhor possível... A coroa da vitória é somente para aquele que se mostra digno de usá-la; para aquele que ataca Mara sem ajuda e vence o demônio da luxúria e das paixões terrenas; e não somos nós e sim ele próprio quem a coloca em sua fronte... Não foi frase vazia do Tathagata ao dizer: "aquele que domina o Eu é maior do que aquele que vence milhares de indivíduos na batalha"; não há luta mais difícil. Se assim não fosse, o Adeptado seria conquista de pouca valia..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 226 - 27/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 1098
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Coragem comentadas no programa: "...Coragem, fidelidade, veracidade e sinceridade obtém sempre nossa recompensa... Coragem, portanto, vós todos que pretendeis ser guerreiros da divina e única Verdade; avançai valorosa e confiantemente; poupai vossa força moral, não a desperdiçando em ninharias, mas guardando-a para as grandes ocasiões... Ousar, querer, agir e calar, é nossa divisa, como a de todo Cabalista e Ocultista... Ofereceis vossos serviços; bem! Desejais consagrar tempo, arcar com despesas e correr riscos pela NOSSA causa. Bem, ela é a causa da humanidade, da verdadeira religião, da educação, da iluminação e, naturalmente, da elevação espiritual. Ela necessita de missionários, devotos, agentes e talvez até mesmo de mártires. Não posso, porém, exigir de ninguém que se torne alguma dessas coisas. Se a tal alguém se resolver - bem; bem para o mundo e bem para ele próprio..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 227 - 28/04/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 989
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Coragem comentadas no programa: "...O fato é que, até a última e suprema iniciação, todo chela - e mesmo alguns Adeptos - é deixado à sua própria inventiva e deliberação. Temos que combater em nossas próprias batalhas e o adágio familiar "o Adepto torna-se tal, não é feito", é literalmente verdadeiro... "O Reino do Céu obtém-se pela força", dizem os místicos cristãos... Aqueles que têm acompanhado a humanidade, através dos séculos neste ciclo, viram constantemente repetirem-se os detalhes desta luta mortal entre a Verdade e o Erro. Alguns de vós, teosofistas, são agora feridos apenas em sua "honra" ou em suas bolsas, porém os que empunharam a lâmpada nas gerações precedentes pagaram com suas vidas o preço de seu conhecimento... Aquele que se preocupa com a opinião da multidão, jamais alçará vôo acima da turba... Deveis, porém, lembrar-vos de que estais numa dura escola e labutando agora num mundo inteiramente diferente do vosso. Tendes especialmente de conservar em mente que a mais leve causa produzida, embora inconscientemente, e seja qual for seu motivo, não pode ser desfeita nem os efeitos detidos em seu progresso, nem mesmo por um milhão de Deuses, demônios e homens combinados... Silêncio, discrição e coragem. Minhas bênçãos pairam sobre a tua cabeça, meu bom e fiel filho e chela..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 228 - 02/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 1080
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Coragem e Intuição comentadas no programa: "...No entanto, fostes informado de que o caminho das Ciências Ocultas tem de ser trilhado laboriosamente e percorrido com perigo de vida; de que cada novo passo que nele se dá em direção à meta final está cercado de armadilhas e cruéis espinhos; de que o peregrino que por ele se aventura, tem primeiro que defrontar e vencer as mil e uma fúrias que se erguem vigilantes em seus adamantinos portais e entradas, fúrias denonominadas Dúvida, Ceticismo, Escárnio, Ridículo, Inveja e, finalmente, Tentação, especialmente esta última... Não vos permitais o desânimo. Coragem meu bom amigo, e lembrai-vos de que estais vos desembaraçando, ao ajudá-la, de vossa própria retribuição perante a lei, pois mais de um cruel dardo que ela recebe é devido à amizade de K. H. por vós e por utilizá-la ele como meio de comunicação. Porém coragem!... Jovem amigo, estudai, preparaivos e, especialmente, dominai vosso nervosismo. Aquele que se torna escravo de qualquer fraqueza física, jamais se assenhoreará, mesmo dos poderes inferiores da natureza... Se sois incapaz de passar pela vossa primeira prova e de afirmar vossos direitos de futuro Adepto, forçando as circunstâncias a se curvarem perante vós, estais totalmente incapacitado para quaisquer experiências probatórias ulteriores... Usa o poder de tua vontade e que a bênção da Verdade e da Divina Presença Dele, o Inescrutável, seja contigo e te ajude a abrir a intuição... Deixai vosso Atma elaborar vossas intuições..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 229 - 03/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 61min.
    Audições: 1086
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Intuição abordadas neste programa: "...O ideal Espiritual só pode ser penetrado através da imaginação, que é o caminho conducente e o primeiro portal para as concepções e impressões do Atma terreno... Que vossa ciência exata, tão orgulhosa de suas conquistas e descobertas, se lembre de que as suas maiores hipóteses - quero dizer, as que atualmente se tornaram fatos e verdades inegáveis - foram todas adivinhadas, e resultado da inspiração espontânea (ou intuição) - jamais da dedução científica... Ouve teu próprio conselho e crê em tuas melhores intuições... Aprende, criança, a acatar uma sugestão seja qual for o agente por cujo intermédio ela te venha. "Sermões podem ser pregados até mesmo pelas pedras"... É sobre a serena, plácida e não encapelada superfície da mente que as visões colhidas do invisível encontram representação neste mundo visível. De outro modo, em vão buscareis essas visões, esses lampejos de luz súbita que vos ajudaram a resolver tantos dos problemas menores, e os únicos que podem trazer a Verdade aos olhos da alma. Devemos conservar com zeloso cuidado a placidez de nossa mente no meio de todas as influências adversas que diariamente surgem em nossa passagem na vida terrena..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 230 - 04/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 56min.
    Audições: 994
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Intuição comentadas no programa: "...Infortunadamente, por grande que seja vosso intelecto humano, vossas intuições espirituais são fracas e nebulosas por nunca terem sido desenvolvidas... As boas resoluções são quadros de boas ações, pintados pela mente: fantasias, sonhos diários, são murmúrios de Buddhi ao Manas. Se as encorajarmos não se esvairão qual miragem evanescente no deserto de Shamo; fortificar-se-ão, porém, cada vez mais até que toda a nossa vida se torne expressão e prova externa do divino motivo interior... Nossos caminhos não são os vossos. Raramente evidenciamos quaisquer sinais externos pelos quais tenhamos de ser reconhecidos ou pressentidos... A suprema energia reside em Buddhi; latente, quando soldada ao Atma isolado, ativa e irresistível quando galvanizada pela essência de Manas e quando nenhuma das escórias deste último se mescla com a pura essência, fazendo-a descer com o peso da sua natureza finita. Manas, puro e simples, é de grau inferior e terrenamente da terra... Se tiverdes um pouco de intuição, descobrireis a causa e o efeito e talvez verifiqueis de onde provém o fracasso... Escolhei de acordo com a vossa melhor luz... O grau de diligência e zelo com que o estudante busca o significado oculto é geralmente o teste do grau de sua habilitação para a posse do sepultado tesouro... Aprendei primeiro nossas leis e educai vossas percepções, caro Irmão. Controlai vossos poderes involuntários, desenvolvei vossa vontade na direção correta, e vos tornareis instrutor em vez de estudante..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 231 - 06/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 1183
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Intuição comentadas no programa: "...O Real Conhecimento (...) não é um estado mental e sim um estado espiritual que implica plena união entre o Conhecedor e o Conhecido... Se, deixando de parte toda idéia preconcebida, pudésseis experimentar e impregnar-vos desta profunda verdade de que o intelecto não é em si todo-poderoso; que para se tornar um "deslocador de montanhas" tem ele primeiro que receber vida e luz de seu princípio superior - o Espírito - e depois fixásseis vossos olhos em tudo que é espiritualmente oculto, procurando desenvolver a faculdade de acordo com as regras, então, dentro em pouco, leríeis corretamente o mistério... Aprendei do Mahatma Morya que as faculdades espirituais exigem instrução e regulamento, mais ainda do que os nossos dons mentais, pois o intelecto abebera-se muito mais facilmente do mal do que do bem... Intuitivo como naturalmente sois, o chelado é para vós quase integralmente um brinquedo... A verdade é que, enquanto o neófito não atinge a condição necessária para o grau de Iluminação para o qual e pelo qual está habilitado e preparado, a maioria dos segredos, se não todos, é incomunicável (...). A iluminação deve vir do interior... Nossa maior dificuldade é ensinar os discípulos a não se deixarem enganar pelas aparências..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 232 - 09/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 999
    Resumo: Finalizou-se o estudo da Intuição com a análise das seguintes Frases dos Mestres: "...Pode-se fazer trabalhar a mente com rapidez elétrica em alta excitação; Buddhi, porém, jamais. A calma deve sempre reinar em sua clara região... Aproveitai o melhor possível a presente oportunidade favorável de vos melhorardes intelectualmente e, ao mesmo tempo, desenvolverdes vossas intuições... Não possuís a fé necessária para permitir à vossa vontade insurgir-se num desafio e com desprezo contra o vosso intelecto, puramente mundano, para proporcionar-vos melhor entendimento das coisas ocultas e leis desconhecidas... Como distinguireis o real do irreal, o verdadeiro do falso? Só pelo autodesenvolvimento. Como alcançá-lo? Em primeiro lugar precavendo-vos contra as causas de autodecepção. Isso podereis fazer consagrando certa hora ou horas fixas, de cada dia, completamente isolado, à autocontemplação, a escrever, a ler, à purificação de vossas motivações, ao estudo e à correção de vossas falhas, ao planejamento do vosso trabalho na vida externa (...). Pouco a pouco vossa visão clareará e vereis dissiparem-se os nevoeiros, fortificarem-se vossas faculdades interiores, ganhar força a vossa atração em direção a nós e a certeza tomar o lugar das dúvidas... Procurai compreender, não com a preconcebida mente ocidental, porém com o espírito de intuição e verdade... É regra de ferro que, sejam quais forem os poderes, tem o próprio indivíduo que os adquirir. Todos os poderes da natureza estão diante de vós; tomai os que puderdes... Nós (...), acostumados a acompanhar o pensamento de nosso interlocutor ou correspondente, antes do que as palavras com que o veste, geralmente pouco nos preocupamos com a exatidão de suas expressões... Não julgueis pelas aparências, pois desse modo podereis fazer grande mal e perder vossa chance pessoal de aprender mais. Permanecei alerta e vigiai..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 233 - 10/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 964
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Tolerância abordadas no programa: "...Tornai a Teosofia uma força viva em vossas vidas e, pelo exemplo que derdes, essas distinções de classe e casta que, por tanto tempo acalentaram o ódio e a miséria, em época não muito distante chegarão a ser apenas diferenças de função no serviço comum da família-nação e da Fraternidade Mundial... Ninguém tem o direito de arrogar-se autoridade sobre um discípulo ou sua consciência. Não lhe perguntei em que acredita (...). A onda avançada do progresso intelectual deve ser captada e guiada para a Espiritualidade. Não pode ser compelida a crenças e ao culto emocional... Sede tolerante com os outros, respeitai-lhe as opiniões religiosas se quiserdes que as vossas sejam respeitadas... Desembaraçadas e libertas do peso morto de interpretações dogmáticas, de nomes pessoais, de concepções antropomórficas e sacerdotes assalariados, as doutrinas fundamentais de todas as religiões evidenciam-se idênticas em seu significado esotérico. Osíris, Krishna, Buddha e Cristo se revelarão como nomes diferentes de uma e mesma superestrada real que conduz à beatitude final - o Nirvana... Tomai cuidado em não procurardes impor vossos padrões de vida e convicções aos demais. Ajudai-os a alcançar seus próprios padrões, a obter suas próprias convicções, sejam elas quais forem, desde que sirvam de estímulo a uma vida mais nobre... Não recusamos ninguém. "Esferas em que se pode ser útil" encontram-se por toda a parte..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 234 - 12/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1032
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Tolerância comentadas no program: "... Que dentro da Sociedade seja real a Fraternidade para a qual ela existe. Já basta de divisões que separam. Que subsistam apenas as distinções que enriquecem. Respeitai a todos que divergirem de vós. Que vossa Fraternidade esteja imune, isto é, acima das diferenças de opinião, como já o está tão esplendidamente acima das distinções de raça, credo, casta, sexo e cor. A Europa é grande, porém o mundo é maior. O sol da Teosofia deve brilhar para todos, não para uma parte apenas. Esse movimento é mais amplo do que o que pudestes vislumbrar, e o trabalho da S. T. está vinculado ao trabalho similar que secretamente prossegue em todas as partes do mundo... Apoiai todo o trabalho e movimento do mundo exterior, que apoie a fraternidade. Considerai menos o que eles realizam e mais os ideais que o corporificam... Não pedimos aos membros da Sociedade em seu conjunto que sustentem algo em comum salvo o primeiro e grande objetivo sob cuja égide Nós os recebemos neste recinto externo do Nosso Templo... Desviai sempre vossos olhares da imperfeição do próximo e centralizai de preferência a atenção nas vossas próprias faltas a fim de as corrigir e vos tornardes mais sábios... A Teosofia tem que combater a intolerância, o preconceito, a ignorância e o egoísmo, ocultos sob o manto da hipocrisia. Deve projetar do facho da Verdade, confiado aos seus servos, toda a luz que puder. Deve executar isso sem receio ou hesitação, sem temer reprovação ou condenação... Não incidais em comparações não fraternais entre a tarefa executada por vós e o trabalho deixado por fazer por vosso próximo ou vosso irmão, no campo da Teosofia, pois ninguém é obrigado a semear uma área de terreno maior do que lho permitem a sua força e capacidade..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 235 - 16/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1013
    Resumo: Foram analisadas as seguintes frases dos Mestres sobre Tolerância: "... Verificar-se-á que o Cristianismo Místico, ou seja, o Cristianismo que ensina a auto-redenção por meio de nosso sétimo princípio - o liberto Para-Atma (Augoeides), chamado por alguns Cristo, por outros Buddha, e equivalente à regeneração ou renascimento em espírito - corresponde exatamente à mesma verdade que o Nirvana do Budismo... Lembrai-vos de que sois teosofistas e que a Teosofia, ou Brahma Vidya, é a mãe de toda antiga religião, por desamparada e repudiada que esteja agora pela maior parte de seus ingratos filhos. Recordai isso, agi de acordo e o resto virá a seu devido tempo... "Antes de ser inglês sou teosofista"... Todo teosofista ocidental deveria aprender e recordar, especialmente aqueles que pretendem ser nossos seguidores, que em nossa Fraternidade todas as pessoas imergem numa só idéia - direito abstrato e prática absoluta da justiça para todos... Se quiserdes aprender a adquirir Conhecimento Oculto, tendes, amigo, de vos lembrar de que tal ensino abre na torrente do chelado muitos canais imprevistos, a cujas correntes mesmo um chela laico tem forçosamente que ceder sob pena de encalhar em bancos de areia; e, sabendo disso, abster-vos para sempre de julgar pelas meras aparências..."


    Clique Para Ouvir!

    Clique para Assistir em Vídeo
    PROGRAMA LUX ESOTERICA - 236 - 17/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 1191
    Resumo: Programa especial abordando o Festival de Wesak, comemorado na lua cheia de maio. Na ocasião deste plenilúnio os Mestres e discípulos da Grande Fraternidade Branca se encontram em seus corpos físicos ou sutís em um vale do Nepal, e invocam ritualisticamente a presença do Senhor Gautama Buddha, o Mestre dos Mestres, para que ele dê uma bênção ao mundo. Como o Cristo (Maitreya) e o Buddha formam uma continuidade nos seus ensinamentos como Instrutores do Mundo.
    CLIQUE PARA ASSISTIR O VÍDEO DO MEDITAÇÕES DAS CARTAS DOS MESTRES DE SABEDORIA
    CLIQUE AQUI E ASSISTA EM VÍDEO


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 237 - 23/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1013
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Autoconfiança comentadas no programa: "...Forçai quaisquer dos "Mestres" que escolherdes; executai boas ações em seu nome e por amor à humanidade; sede puro e resoluto na senda da retidão (tal como se acha exposto em nossas regras); sede honesto e desinteressado; esquecei vosso eu para vos lembrardes do bem de outrem – e tereis forçado esse "Mestre" a aceitar-vos... A vereda da vida terrena conduz a muitos conflitos e provas, porém aquele que nada faz para vencê-las jamais pode esperar triunfo algum... Deveis primeiro ajudar-vos a vós próprios e, quando o fizerdes, outro auxílio breve se seguirá... Tenta. Procura e acharás. Pede e serte-á dado... Eu posso aproximar-me de vós porém deveis atrair-me mediante um coração purificado e uma vontade gradualmente desenvolvida. Como a agulha imantada, o Adepto segue as suas atrações... Nós "não exigimos mente passiva"; ao contrário, procuramos aqueles mais ativos, que podem somar dois mais dois, desde que estejam no rumo certo... Temos uma só palavra para todos os aspirantes: TENTAI... Semeai grãos sadios, escolhei o solo, e o futuro vos recompensará com inesperadas colheitas... É sempre mais sábio trabalhar e forçar a corrente dos acontecimentos do que aguardar a ação do tempo..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 238 - 24/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 1140
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Autoconfiança abordadas no programa: "...Há ainda inúmeras páginas do registro de vossa vida por escrever; brancas e limpas elas estão. Rebento de vossa raça e de vossa era, tomai a pena diamantina e enchei-as com a história de nobres ações, dias bem gastos, anos de santa luta. Assim, ganhareis vossa senda, sempre ascendente, para os planos superiores da consciência espiritual... Sede paciente e de bom ânimo, infatigável obreiro da sagrada Fraternidade. Avante no trabalho, afadigai-vos também por vós mesmo, pois a autoconfiança é o mais poderoso fator do êxito... Cegos os que vêem e não percebem. Lento é o seu carma; porém que Mestres podem ajudar ou ajudarão aqueles que recusam ajudar-se a si próprios? ...Aquele que nos procura, encontra-nos. TENTAI... Nada posso fazer a não ser que me ajudeis, ajudando-vos a vós próprio. Esforçai-vos por verificar que em Ocultismo o indivíduo não pode retroceder nem parar. Um abismo se abre atrás de cada passo dado para a frente... Que aqueles que realmente desejam aprender abandonem tudo e venham até nós, em lugar de nos pedirem ou esperar que vamos até eles... Cada passo dado por alguém em nossa direção, força-nos a dar outro na direção dele..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 239 - 26/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 57min.
    Audições: 1025
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Autoconfiança abordadas no programa: "...Pois aquele que espera resolver em tempo os grandes problemas do Mundo Macrocósmico e vencer, face a face, o Habitante (do umbral), forçando assim, pela violência, o umbral além do qual estão ocultos os mais misteriosos segredos da natureza, deve primeiro pôr à prova a energia de sua Vontade, a indomável resolução de alcançar êxito, e trazer à luz as internas faculdades mentais de seu Atma, a mais alta inteligência, abordar os problemas da natureza humana e resolver, antes de tudo, os mistérios de seu próprio coração... Assim, lança tua sorte no regaço da Justiça, sem jamais temeres que sua resposta não seja absolutamente verdadeira... Um constante sentimento de abjeta dependência de uma Deidade, encarada como única fonte de poder, faz com que o homem perca toda a autoconfiança e os estímulos à atividade e iniciativa. Tendo começado por criar um pai e guia para si próprio, torna-se semelhante a um menino, e assim permanece até a idade avançada, esperando ser levado pela mão nos menores como nos maiores acontecimentos da vida... Tendes a construção de vosso futuro em vossas próprias mãos (...) e cada dia podeis tecer sua trama... Não guiamos nunca nossos chelas (mesmo os mais avançados), nem os advertimos previamente, deixando que os efeitos produzidos pelas causas que eles próprios criaram, lhes ensinem pela melhor experiência... Utilizai vossa intuição, vossos poderes inatos; tentai, e obtereis êxito..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 240 - 30/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 919
    Resumo: As últimas frases dos Mestres sobre Autoconfiança comentadas neste programa: "...Aceitar alguém como chela não depende de minha vontade pessoal. Só pode ser o resultado do mérito individual e dos esforços nessa direção... Se vos exigisse que fizésseis esta ou aquela coisa, em lugar de simplesmente vos aconselhar, seria eu o responsável por todos os efeitos que decorressem do passo dado, e a vós só caberia um mérito secundário... É pela execução de nobres ações, e não pela simples determinação de que serão executadas, que se colhem os frutos dos atos meritórios... Jamais tentamos submeter à nossa a vontade de outrem. Em ocasiões favoráveis liberamos influências elevadoras que atingem várias pessoas e de diversas maneiras. É o aspecto coletivo de muitos de tais pensamentos que pode dar a nota correta da ação. Não fazemos favores...Segui as sugestões de vossa alma e entrareis no porto desejado; o tão desejado objetivo será atingido... Não temos o direito de influenciar o livre-arbítrio dos membros neste ou naquele assunto. Tal interferência estaria em flagrante contradição com as leis básicas do Esoterismo, de que o crescimento psíquico pessoal segue pari passu o desenvolvimento do esforço individual, e é a prova do mérito pessoal adquirido... Chelas há que, imbuídos de idéias errôneas relativamente ao nosso sistema, demasiado freqüentemente vigiam e esperam ordens, desperdiçando um tempo precioso que deveria ser aplicado ao esforço individual... Fizestes tudo que vos foi possível, e é isso que sempre esperamos de quem quer que seja..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 241 - 31/05/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 997
    Resumo: Frases dos Mestres sobre Equilíbrio abordadas no programa: "...Se, em lugar de fazerdes hoje algo que tendes a fazer, o deixardes para o dia seguinte, não será que precisamente isso, invisível e imperceptivelmente a princípio, depois forçosamente lança em confusão muitas coisas e, em alguns casos mesmo, baralha os destinos de milhões de pessoas, para o bem, para o mal, ou simplesmente em relação a uma mudança - talvez não importante em si, mas, apesar de tudo, uma mudança? ...Recordai que todo o sentimento é relativo. Não há nem bem nem mal, felicidade nem miséria, per se... Que as naturezas mesquinhas disputem se o quiserem; as sábias acomodam suas diferenças num espírito de mútua indulgência... Trabalhais sob a estranha impressão de que nós podemos cuidar e mesmo cuidamos do que se diga ou pense de nós. Esclarecei vossas mentes, e lembrai-vos de que o primeiro requisito, mesmo para um simples faquir, é que ele se tenha treinado a permanecer in-diferente tanto à dor moral como ao sofrimento físico. Nada NOS pode causar dor ou prazer pessoal... Esperai vossa hora, o livro de registro está bem guardado... Parece-vos impossível compreender que um homem pode não alimentar maus sentimentos contra vós, e que pode até vos apreciar e respeitar por algumas coisas, no entanto, pode lançar-vos em rosto o que honesta e sinceramente ele pensa de vós? ...Repetidamente vos haveis oferecido para chela e, no entanto, o primeiro dever do chela é ouvir sem cólera nem malícia o que porventura disser o Guru..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 242 - 02/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 1030
    Resumo: Frases dos Mestres sobre Equilíbrio comentadas no programa: "...A verdade prevalecerá sem a inspiração de Deuses ou Espíritos, ou melhor, prevalecerá apesar de todos eles... Lembrai-vos: a expectativa demasiado ansiosa não só é tediosa como também perigosa. Cada pulsação mais quente e mais rápida do coração gasta muita vida. As paixões e as afeições não devem empolgar aquele que procura SABER; pois, "com seu próprio poder secreto, gastam o corpo terreno, e aquele que pretenda atingir sua meta deve ser frio"... Ele não deve nem mesmo desejar demasiado ardente ou apaixonadamente o objetivo a alcançar; senão o próprio desejo impedirá o atingimento, ou, pelo menos, irá retardá-lo ou fazê-lo retroceder... Aproxima-te do centro da Vida (que é o mesmo no Universo e em ti) o qual fará que não cuides de se és forte ou fraco, erudito ou ignorante... A Natureza é destituída de bondade ou maldade; segue simplesmente leis imutáveis ao proporcionar vida e alegria, ou ao produzir sofrimento e morte, destruindo o que ela criou. A Natureza tem um antídoto para cada veneno e suas leis, uma recompensa para cada sofrimento... Olha em redor de ti, meu amigo; vê os “três venenos” rugindo dentro do coração do homem – a cólera, a cobiça e a decepção; e as cinco obscuridades – a inveja, a paixão, a vacilação, a preguiça e a descrença – impedindo-o sempre de ver a verdade..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 243 - 06/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 980
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Equilibrio comentadas no programa: "...Há mais de um caminho para adquirir conhecimento oculto. "Muitos são os grãos de incenso destinados a um mesmo altar: um cai mais cedo no fogo, outro mais tarde, a diferença de tempo nada é" - fez notar um grande homem ao ser-lhe recusada a admissão e a suprema iniciação nos mistérios... Não podemos consentir em inundar o mundo, em risco de afogar os homens, com uma doutrina que só deve ser cautelosamente exposta, pouco a pouco, como tônico demasiado poderoso que tanto pode matar como curar... Só reconhecemos uma lei no Universo; a Lei de Harmonia, de perfeito EQUILÍBRIO... Permanecei indiferente tanto à censura como ao louvor daqueles que jamais podem conhecer-vos como realmente sois, e que, portanto, devem notar que não vos abalais nem por uma nem por outra, colocando sempre a aprovação ou condenação do vosso próprio Eu Interno acima do julgamento das multidões... Se nosso preceito é sermos cautelosos em confidências, é porque desde o princípio nos ensinaram que cada homem é pessoalmente responsável, perante a Lei de Compensação, de cada palavra que voluntariamente profira... Não podemos alterar o carma, meu "bom amigo", senão poderíamos afastar a presente nuvem de vosso caminho. Fazemos, porém, tudo que é possível em tais assuntos materiais. Treva alguma pode perdurar para sempre. Tende esperança e fé e poderemos dissipá-la..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 244 - 07/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 943
    Resumo: Algumas frases dos Mestres sobre Equilíbrio comentadas no programa: "...Enquanto o indivíduo não tiver desenvolvido perfeito senso de justiça, deve preferir errar pelo lado da misericórdia antes a cometer o mais leve ato de injustiça... Procurai encher a medida de cada dia com pensamentos puros, palavras sábias e atos bondosos... Orgulhosamente pretendestes o privilégio de exercer vosso incontrolado julgamento em assuntos ocultos dos quais nada poderíeis saber e as leis ocultas, que acreditastes poder desafiar e com elas jogar impunemente, voltaram-se contra vós e vos feriram... Quem se prepara para resolver o Infinito deve resolver primeiro o finito... Ora, o lago dos picos da montanha do vosso ser é, um dia um jato desperdiçador de águas, quando o tufão dos caprichos e da irritação varre a vossa alma; no outro, é um espelho, quando aplacados, e a paz reina no "tabernáculo da Vida". Num dia mais um passo à frente; no outro, recuais dois. O chelado não admite nenhuma destas transições; sua primeira e constante qualidade é a do calmo, sereno e contemplativo estado da mente (não passividade mediúnica), adequado a receber impressões psíquicas do exterior e a transmitir as do interior do próprio indivíduo... E sois ainda incapaz de perceber por que fizemos isto e aquilo? Acreditai-me que algum dia quando souberdes mais, aprendereis que tudo isso foi engendrado POR VÓS PRÓPRIO..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 245 - 09/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 1114
    Resumo: Últimas frases dos Mestres sobre Equilíbrio comentadas no programa Lux Esoterica: "...Embora derrameis oceanos de lágrimas e vos arrasteis no pó, isso não desviará de um fio de cabelo a balança da Justiça. Se quiserdes recobrar o terreno perdido, fazei duas coisas: a mais ampla e completa reparação (...) e devotai vossas energias ao bem da humanidade... Os que se detêm, hesitam e são muito cautelosos antes de entrarem no espírito de um esquema inteiramente novo, geralmente são muito mais dignos de confiança do que aqueles que correm para todo novo empreendimento quais moscas para um pote de leite a ferver... Nós temos de vos tornar e vós tendes de vos ver tal qual sois, e não como a imagem huma-na ideal que nossa fantasia emocional projeta sempre para nós no espelho... "Auto-reverência, autoconhecimento, autodomínio. Só estas três coisas conduzem a vida ao soberano poder". Mas lembra-te ao mesmo tempo do extremo perigo da obstinação não regulada pelas três mencionadas qualidades, especialmente em se tratando de de-senvolvimento espiritual... A lei de compensação pode recompensar apenas aqueles que resistiram aos cruéis aguilhões dos desejos terrenos. Onde não há tentação, o mérito de resistir à sua fraca voz é nulo e não pode reclamar recompensa... Por muito que sejamos capazes de fazer, só podemos prometer dar-vos na exata medida de vossos merecimentos. Merecei muito, e nos mostraremos honestos devedores; merecei pouco, e só podereis esperar uma compensação correspondente..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 246 - 13/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 58min.
    Audições: 976
    Resumo: Frases dos Mestres sobre Perseverança comentadas no programa: "...Enquanto perseverar, ele me encontrará pronto para ajudar... Os germens crescerão, Irmão meu, e ficareis surpreendido. Paciência, Fé, Perseverança... Lembra-te de que esforço algum jamais é perdido, e que para o ocultista não há passado, presente nem futuro e sim um Eterno Agora... Perseverai, e quer estejais ou não “na trilha certa”, se fordes sincero, obtereis êxito, pois eu vos ajudarei... Assim, passo a passo, e após uma série de castigos, é o chela instruído, por amarga experiência, para suprimir e encaminhar seus impulsos; ele perde sua precipitação, sua presunção e jamais reincidirá nos mesmos erros... Até agora estou satisfeito com vosso esforço. Perseverai e instruí... O conhecimento para a mente, como o alimento para o corpo, destinam-se a nutrir e ajudar a crescer; precisam, porém, ser bem digeridos, e quanto mais completo e lento o processo, melhor, tanto para o corpo como para a mente... Suportai o mundo e aqueles que vos rodeiam. Sede paciente e verdadeiro convosco mesmo (...) Seja o que for que aconteça, sabei que vos estou vigiando... Quereis abarcar demasiado conhecimento de uma só vez, meu caro amigo; não podeis atingir de um salto todos os mistérios..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 247 - 14/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 60min.
    Audições: 1096
    Resumo: Frases dos Mestres sobre Perseverança comentadas no programa: "...A tarefa para toda a vida a que escolhestes e, de certo modo, em vez de generalizar, inclinai-vos sempre a deter-vos em detalhes, evidentemente os mais difíceis para um principiante... Assim, pouco a pouco, o que agora é incompreensível, tornar-se-á evidente por si mesmo; e muitas frases de significado místico brilharão ainda ante os olhos de vossa Alma, como que em transparência, iluminando as trevas de vossa mente. Tal o curso do progresso gradual... Permiti-me apenas aconselhar-vos; o que quer que fizerdes, não pareis no meio do ca-minho: pode isso ser-vos desastroso... Conheceis nossa divisa e sua aplicação prática apagou a palavra "impossível" do vocabulário ocultista. Se ele não se fatiga no esforço, pode chegar à descoberta do mais nobre de todos os fatos: seu verdadeiro Eu... Grande homem é aquele que é forte na prática da paciência..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 248 - 16/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 59min.
    Audições: 980
    Resumo: Frases dos Mestres sobre Perseverança comentadas no programa: "...Deixai, pois, que a antecipação de uma introdução mais plena em nossos mistérios, sob circunstâncias mais adequadas, cuja criação depende inteiramente de vós próprio, vos inspire paciência para esperar, perseverança para ir avante e plena preparação para receberdes a consumação feliz de todos os vossos desejos... Se tivésseis vindo a mim aos 17 anos, antes que o mundo pousasse sua pesada mão sobre vós, vossa tarefa teria sido vinte vezes mais fácil... Por quais melhores caminhos para a iluminação lutareis do que a diária conquista do Eu, a perseverança, a despeito da falta de progresso psíquico visível, o suportar a má sorte com aquela serena fortaleza que a transforma em vantagem espiritual? Não esqueçais as palavras que certa vez vos escrevi (...) "a respeito dos que se empenham nas ciências ocultas, quem o fizer tem que alcançar a meta ou perecer"... Nenhum esforço jamais é perdido, cada causa deve produzir seus efeitos. O resultado pode variar de acordo com as circunstâncias inerentes à causa... Ele (o chela) é livre e não obrigado a usar palavras e expressões, mais abusivas, relativamente às ações e ordens do seu Guru, desde que saia vitorioso da prova de fogo; desde que resista a todas as tentações; repila todo engodo e prove que nada, nem mesmo a promessa daquilo que tem por mais caro que a vida – a preciosíssima dádiva do seu futuro Adeptado – é capaz de o fazer desviar do caminho da verdade e da honestidade, ou forçá-lo a tornar-se um enganador... Não temais, não desfaleçais, sede fiel ao ideal que podeis agora debilmente vislumbrar..."


    Clique Para Ouvir!PROGRAMA LUX ESOTERICA - 249 - 17/06/2011
    Orador: Osmar de Carvalho
    Duração: 62min.
    Audições: 981
    Resumo: Este programa finaliza esta série de programas sobre as Cartas dos Mestres, comentando as últimas frases sobre Perseverança: "...Uma vez que se tenha enveredado airosamente pelo caminho que leva ao grande Conhecimento, duvidar é arriscar-se à insanidade; chegar a um ponto morto é cair; recuar é dar uma cambalhota para trás, de ponta de cabeça no abismo. Não temais enquanto fordes sincero e o sois agora... Procurai ardentemente a Verdade e a Luz, e aprendei a segui-las a todo o custo quando as encontrardes... Por pouco que vos pareça alcançar psiquicamente nesta existência, lembrai-vos de que o vosso crescimento interior prossegue a todo o instante e que para o fim de vossa vida, assim como em vossa próxima existência, vosso mérito acumulado vos trará tudo aquilo a que aspirais... Meu irmão, compreende que os germens, uma vez semeados, devem ser entregues a si próprios e à Natureza; qualquer mão demasiado impaciente que neles interfira, diariamente tentando ajudar seu crescimento, puxando-os para cima, e não os deixando quietos, é mais que provável que os leve a fenecer, secar e morrer para sempre... Quão poucos, dos muitos peregrinos que têm de aventurarse sem mapa ou bússola por esse Oceano sem praias do Ocultismo, alcançam a terra desejada!..."


  • LISTAGEM COMPLETA DOS PROGRAMAS LUX ESOTERICA
  • CURSO DE TEOSOFIA
  • VIDA OCULTA NA MACONARIA
  • DOUTRINA TEOSÓFICA
  • INTERPRETAÇÃO ESOTÉRICA DE FILMES
  • VOZ DO SILÊNCIO
  • GNOSE CRISTÃ
  • FUNDAMENTOS DE TEOSOFIA
  • ANATOMIA OCULTA
  • LUX ESOTERICA TEMPORADA 2014
  • LUZ DO SANTUÁRIO
  • SABEDORIA DE BLAVATSKY
  • SETE TEMPERAMENTOS HUMANOS
  • O QUE HÁ ALÉM DA MORTE
  • CIÊNCIAS E TRADIÇÕES OCULTAS
  • CRISTIANISMO ESOTÉRICO
  • O SISTEMA SOLAR
  • TEMAS SUGERIDOS PELOS OUVINTES
  • MEDITAÇÕES DAS CARTAS DOS MESTRES DE SABEDORIA
  • CURSO DE ESOTERISMO E TEOSOFIA - NÍVEL 1
  • OS MESTRES E A SENDA
  • LUX ESOTERICA - CHAVE DA TEOSOFIA
  • LUX ESOTERICA - AOS PÉS DO MESTRE
  • LUX ESOTERICA - OS ENSINAMENTOS ESOTÉRICOS DE JESUS
  • LUX ESOTERICA - O CAIBALION
  • LUX ESOTERICA - O LADO OCULTO DAS COISAS

  • PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

    GLOSSÁRIO
    TEOSÓFICO
    HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
    WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2018 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-984754717