O
LADO OCULTO DAS REUNIÕES DE LOJA
C. W. Leadbeater
Consideremos o lado oculto de uma
reunião de uma Loja mais especificamente, o encontro semanal comum
onde a Loja está seguindo uma linha de estudo definida. Refiro-me, é claro,
somente aos encontros dos membros da Loja, pois os efeitos ocultos que desejo
descrever são de todo impossíveis quando se trata de quaisquer reuniões em que
são admitidos não-membros.
Naturalmente o trabalho de toda
Loja tem seu lado público. Há palestras dadas ao público, e se concede espaço
para que perguntem coisas; tudo isso é bom e necessário. Mas toda Loja que é
digna de seu nome também faz algo muito mais elevado do que qualquer outro
trabalho no plano físico, e este trabalho mais elevado só pode ser feito em seus
encontros privados. Além disso ele só pode ser realizado se estes encontros são
conduzidos de forma apropriada e todo harmoniosa. Se os membros estão pensando
em si mesmos de qualquer modo - se eles têm vaidades pessoais expressas como o
desejo de brilhar ou de tomar parte proeminente nos trabalhos; se possuem
outros sentimentos personalistas de modo que possam sentir-se ofendidos ou
afetados por inveja ou ciúme, possivelmente nenhum efeito oculto poderá ser
produzido. Mas se eles esqueceram de si mesmos no anseio ardente de entender o
assunto que está sendo estudado, um resultado muito considerável e benéfico, do
qual eles usualmente não têm a menor idéia, pode prontamente ser produzido.
Deixem-me explicar a razão disto.
Suponhamos que se realize uma série
de encontros onde está sendo estudado um determinado livro. Todo membro saberá
de antemão quais parágrafos ou páginas serão abordados no encontro, e espera-se
que ele não chegue à reunião sem uma preparação prévia. Ele não deve estar em
uma atitude completamente passiva, como um passarinho em seu ninho à espera de
que alguém vá alimentá-lo; ao contrário, todos os membros devem ter uma
compreensão inteligente do assunto que vai ser analisado, e devem estar
preparados para contribuir com sua parte de informação. Um bom plano é que cada
membro do círculo faça-se responsável pelo exame de alguns dos nossos livros
Teosóficos.
O assunto a ser debatido no
encontro deve ter sido anunciado no encontro anterior, e cada membro deve
responsabilizar-se pela procura, no livro ou nos livros de que se encarregou,
de qualquer referência ao assunto em questão, de modo que quando chega ao
encontro ele já possui todas as informações que aqueles livros particulares
contêm a este respeito, e está preparado para contribuir quando for solicitado.
Deste modo cada membro tem seu trabalho a fazer, e cada um é grandemente
auxiliado na direção de uma compreensão clara e plena do assunto sob
consideração quando todos os presentes fixam firmemente sua atenção sobre ele.
A fim de entendermos isso completamente pensemos por um momento no efeito de um
pensamento.
Todo pensamento que seja
suficientemente definido para ser digno do nome produz dois resultados
distintos. Primeiro, ele é por si mesmo uma vibração do corpo mental, que pode
ocorrer em diferentes níveis dentro deste corpo. Assim como qualquer outra
vibração, ele tende a reproduzir-se na matéria circundante. Assim como a corda
de uma harpa posta a vibrar comunica a vibração ao ar em torno, produzindo um
som audível, da mesma forma a vibração do pensamento produzida em matéria de
determinada densidade dentro do corpo mental da pessoa comunica-se à matéria da
mesma densidade no plano mental que a rodeia.
Segundo, cada pensamento rodeia a
si mesmo da matéria viva do plano mental e torna-se um veículo que denominamos
forma-pensamento. Se o pensamento é um simples exercício do intelecto (como
quando estamos envolvidos na resolução de um problema matemático ou geométrico)
a forma-pensamento permanece nos planos mentais; mas se ela for minimamente
tingida de desejo ou emoção, ou se de qualquer maneira for ligada ao eu
pessoal, imediatamente ela atrai para si também uma veste de matéria astral, e
se manifesta no plano astral.
Um esforço intenso para
compreensão do abstrato - uma tentativa de compreender o que significa a quarta
dimensão ou o "arquétipo" de uma mesa, por exemplo - significa uma
atividade nos níveis mentais mais altos; mas se o pensamento é mesclado de
afeição altruísta, elevadas aspiração ou devoção, é mesmo possível que possa
ser penetrado de uma vibração do plano búdico e ter seu poder multiplicado
centenas de vezes. Devemos considerar estes dois resultados em separado e ver o
que decorre de cada um.
A vibração pode ser imaginada
como se irradiando no plano mental através da matéria que for capaz de
responder a ela - isto é, através de matéria do mesmo grau de densidade que
aquela onde ela foi gerada originalmente. Irradiando-se desta forma ela
naturalmente entra em contato com os corpos mentais de muitas outras pessoas, e
sua tendência é reproduzir-se nestes corpos. A distância a que ela é capaz de
se irradiar depende em parte da natureza da vibração e em parte da oposição que
encontra. As vibrações misturadas aos tipos mais baixos de matéria astral podem
ser refletidas ou neutralizadas por uma multidão de outras vibrações no mesmo
nível, assim como no meio do ruído de uma grande cidade um som suave será
completamente abafado.
O pensamento autocentrado usual
do homem comum inicia no mais baixo dos níveis mentais e imediatamente mergulha
nos planos astrais correspondentemente baixos. Portanto seu poder em ambos os
planos é muito limitado, pois por mais violento que seja, existe um mar tão
vasto e turbulento de pensamentos similares em toda parte que as vibrações
muito logo se perdem e dissipam na confusão.
Uma vibração gerada em um nível
mais alto, contudo, tem um campo muito mais livre para sua atuação, porque no
presente o número de pensamentos que produzem este tipo de vibração é muito
reduzido - de fato o pensamento Teosófico está quase em uma classe especial no
que diz respeito a este ponto de vista. Há pessoas realmente religiosas cujo
pensamento é tão elevado quanto o nosso, mas nunca é igualmente preciso e
definido; há vasto número de pessoas cujos pensamentos sobre negócios e ganho
de dinheiro são tão exatos quanto poderia ser desejado, mas não são nem
elevados nem altruístas. Até mesmo o pensamento científico pouco alcança a
mesma classe que o verdadeiro pensamento Teosófico, de modo que se pode dizer
que nossos estudantes possuem um campo só para eles no mundo mental.
O resultado disso é que quando
uma pessoa pensa em assuntos Teosóficos ele está emitindo à toda sua volta uma vibração que é muito poderosa, pois praticamente não encontra oposição, como
um som no meio de um vasto silêncio, ou como uma luz brilhando no meio da noite
mais escura. Ela põe em movimento um nível de matéria mental que até agora mui
raramente é usado, e as radiações que ela causa atingem o corpo mental do homem
comum em um ponto que está praticamente adormecido.
É isso que dá a este pensamento
seu valor especial, não só para o pensador mas como para os que estão à sua
volta, pois sua tendência é despertar e levar à atividade uma parte todo nova
do aparato pensante. Deve ser entendido que uma tal vibração não
necessariamente veicula pensamentos Teosóficos aos que os ignoram, mas ao
estimular esta porção mais alta do corpo mental indubitavelmente ela tende a
elevar e liberalizar o pensamento da pessoa como um todo, ao longo de quaisquer
linhas em que ele esteja acostumado a funcionar, e assim produz um benefício
incalculável.
Se o pensamento de uma única
pessoa produz estes resultados, logo entenderemos que o pensamento de vinte ou
trinta pessoas, dirigido para o mesmo assunto, resultará em uma força
imensamente maior. O poder do pensamento unificado de um grupo de pessoas é de
longe maior que a soma dos seus pensamentos em separado, seria muito mais
fielmente indicado pelo produto de sua multiplicação. Assim se vê que mesmo só
deste ponto de vista é muito bom que uma cidade ou comunidade tenha em seu meio
uma Loja Teosófica com encontros regulares, uma vez que seus trabalhos - se
forem conduzidos no espírito apropriado - não podem senão ter um efeito
nitidamente elevador e enobrecedor sobre o pensamento da população em torno. Naturalmente haverá muitas pessoas cujas mentes ainda não podem de modo algum ser
despertas nestes níveis elevados, mas mesmo para estas o constante impacto de
ondas desse pensamento mais elevado trará para mais perto o tempo de seu
despertar.
Tampouco devemos esquecer o
resultado produzido pela formação de formas-pensamento definidas. Elas também
irradiarão a partir do centro das atividades, mas podem afetar apenas as mentes
que em algum grau já forem responsivas a idéias desta natureza. Hoje em dia já
existem muitas destas mentes, e há membros que podem atestar o fato de que
depois de terem discutido uma questão como a reencarnação não é incomum que
sejam solicitados a dar informações sobre este mesmo assunto para pessoas que eles
não supunham estar nele interessadas anteriormente. Deve ser observado que a
forma-pensamento é capaz de veicular a natureza exata do pensamento para
aqueles que estiverem de alguma forma preparados para recebê-la, ao passo que a
vibração do pensamento, embora alcance um círculo maior, é muito menos definida
em sua atuação.
Podemos ver, assim, que sobre o
plano mental é produzido um efeito impressionante, muito além das intenções de
nossos membros no decurso usual de seus estudos - algo muito maior, em verdade,
do que seus esforços conscientes no sentido de propaganda jamais produziriam.
Mas isso não é tudo, pois a parte mais importante ainda está por vir. Toda Loja
da Sociedade é um centro de interesse para os Grandes Mestres de Sabedoria, e
quando ela trabalha lealmente Seus pensamentos e os de Seus discípulos
freqüentemente se voltam para ela. Desta forma freqüentemente uma força muito
maior do que a nossa brilha de nossos encontros, e uma influência de valor
inestimável pode ser focalizada onde, até onde sabemos, não poderia ser
colocada de outra maneira.
Este pode, de fato, parecer o
limite que nosso trabalho pode alcançar, mas há outra coisa ainda maior. Todos
os estudantes do oculto sabem que a luz e vida do Logos inundam todo o Seu
sistema - que em todos os planos é derramada a manifestação específica e
apropriada de Sua força. Naturalmente quanto mais elevado o plano menos velada
é a Sua glória, porque quanto mais subimos mais nos aproximamos de sua fonte.
Normalmente a força derramada em cada plano fica estritamente limitada a ele,
mas ela pode descer e iluminar um plano mais abaixo se for preparado um canal
especial para ela.
Um destes canais é fornecido
sempre que um pensamento ou sentimento tenha um aspecto completamente
impessoal. Uma emoção egoísta se move em uma curva fechada e assim traz sua
resposta em seu próprio plano, uma emoção completamente altruísta é um jorro de
energia que não retorna, mas em seu próprio movimento ascendente provê um canal
para o derramamento de poder divino a partir do plano imediatamente acima. Esta
é a realidade que jaz por trás da antiga idéia da resposta às preces.
A pessoa que se ocupa seriamente
do estudo das coisas superiores durante este tempo é elevada inteiramente acima
de si mesma e gera uma poderosa forma-pensamento no plano mental. Esta é
imediatamente empregada como um canal pela força que paira no plano
imediatamente acima. Quando um grupo de pessoas se reúne em um pensamento desta
natureza, o canal que elas criam é em sua capacidade desproporcionalmente maior
do que a soma de seus canais separados; um encontro destes é portanto uma
bênção inestimável para a comunidade onde ocorre, pois através dele (mesmo nos
encontros mais comuns de estudo, quando se analisam assuntos como rondas e
raças, pitris e cadeias planetárias), pode acontecer um derramamento para
dentro do plano mental inferior de forças que normalmente são características
do mental superior.
Se a atenção é dirigida para o
lado mais elevado do ensinamento Teosófico e estudam-se questões de ética e do
desenvolvimento da alma, como as que encontramos em A Luz no Caminho, A Voz do Silêncio e nossos outros livros devocionais,
ela pode criar um canal de pensamento mais elevado através do qual a força do
próprio plano búdico desce até o mental, e assim se irradia e influencia para o
bem muitas almas que de modo algum estariam abertas para isso se a força
permanecesse em seu próprio nível.
Esta é a função real e maior de
uma Loja da - prover um canal para a distribuição da vida
divina, e assim temos uma outra ilustração para nos mostrar o quão maior é o
invisível do que o visível. Para os fracos olhos físicos tudo o que se vê é um
pequeno grupo de estudantes se encontrando semanalmente no anseio ardente de
aprender e se qualificar para ser de utilidade para seus irmãos. Mas para os
que podem ver mais do mundo, desta pequena raiz brota uma flor gloriosa, pois
não menos que quatro poderosas correntes de influência se irradiam daquele
centro aparentemente insignificante - a corrente da vibração do pensamento, o
grupo de formas-pensamento, o magnetismo dos Mestres de Sabedoria, e a poderosa
torrente de energia divina.
Eis também aqui um exemplo da
importância prática de um conhecimento do lado invisível da vida. Pela falta
deste conhecimento muitos membros se tornam relapsos no desempenho de seus
deveres, descuidados na assiduidade aos encontros da Loja, e assim perdem o
privilégio inestimável de se tornarem partes de um canal para a Vida Divina. De
fato tenho ouvido falar de alguns membros que são irregulares em sua freqüência
porque consideram as reuniões enfadonhas, e acham que não ganham muito com
elas! Estas pessoas ainda não compreenderam o fato elementar de que eles se
reúnem não para receber, mas para dar; não para ganhar e se divertir, mas para
assumirem seu lugar em um trabalho grandioso para o bem da humanidade.
Existe um lado invisível em tudo,
e viver a vida de um ocultista é estudar este lado interno mais elevado da
natureza, e então adaptar-se a ele de modo inteligente. O ocultista olha para o
todo de cada assunto que aborda, em vez de apenas para sua parte mais baixa e
menos importante, e assim organiza suas ações de acordo com o que vê, em
obediência ao que ditam o simples bom senso e a Lei de Amor que guia o universo.
Aqueles, pois, que querem estudar e praticar ocultismo devem desenvolver em si
mesmos três características inestimáveis - conhecimento, bom senso e amor.
A Teosofia não deve representar
meramente uma coleção de verdades morais, um feixe de éticas metafísicas
epitomizadas nas dissertações teóricas. A Teosofia deve ser prática, e portanto
deve ser livre de discussões inúteis. Ela deve encontrar expressão objetiva em
um vasto código da vida completamente impregnado com seu espírito - o espírito
da tolerância mútua, caridade e amor.
Tradução: Ricardo Frantz