LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS


Mestre Kuthumi



Coragem



1

Sede bravos em prol da Verdade e da Fraternidade, e estaremos convosco através das idades. O que eu quis expressar por "Guarda Avançada" é que, ao contemplar a magnitude da tarefa a ser empreendida pelos vossos voluntários teosofistas, e especialmente os numerosos agentes alinhados e a serem alinhados, em oposição, podemos bem comparar isso a um daqueles desesperados esforços contra uma esmagadora superioridade que o verdadeiro soldado sente glória em superar.



2

Nós nunca nos queixamos do inevitável, porém tentamos fazer do pior o melhor possível.



3

A coroa da vitória é somente para aquele que se mostra digno de usá-la; para aquele que ataca Mara* sem ajuda e vence o demônio da luxúria e das paixões terrenas; e não somos nós e sim ele próprio quem a coloca em sua fronte.



4

Não foi frase vazia do Tathagata ao dizer: "aquele que domina o Eu é maior do que aquele que vence milhares de indivíduos na batalha"; não há luta mais difícil. Se assim não fosse, o Adeptado seria conquista de pouca valia.



5

Ao trilhardes vosso espinhoso caminho, eu vos digo ainda: coragem e esperança.



6

Como o "verdadeiro homem" de Carlyle, que não se deixa seduzir pelo descanso, "a dificuldade, a abnegação, o martírio e a morte são incentivos para a ação", durante as horas de prova, no coração do verdadeiro chela.



7

Não duvideis, pois, que o complexo da dúvida enerva e atrasa o progresso.



8

É verdadeira virilidade aceitar-se valorosamente a nossa participação no carma coletivo do grupo com o qual se trabalha, e não se deixar irritar e ver os outros com cores mais negras que as da realidade ou lançar toda a culpa em algum "bode expiatório", como vítima especialmente escolhida.



9

Não vos deixeis empolgar por apreensões quanto ao mal que possa acontecer se as coisas não andarem como vossa mundana sabedoria pensa que deveriam andar.



10

Possuir alegre confiança e esperança é inteiramente diferente de dar largas ao cego otimismo do tolo; o homem sábio nunca luta previamente contra o infortúnio.



11

Que a fé e a coragem que vos sustiveram até agora, perdurem até o fim.



12

Visto ser cada um de nós o criador e produtor das causas que levam a tais ou quais resultados, compete-nos colher apenas aquilo que semeamos. Nossos chelas só são ajudados quando estão inocentes nas causas que os levam à perturbação, quando tais causas são geradas por influências estranhas e externas. A vida e a luta pelo Adeptado seriam muito fáceis, se tivéssemos sempre varredores atrás de nós a limpar os efeitos por nós gerados em nossa inconsideração e presunção.



13

Coragem, fidelidade, veracidade e sinceridade obtém sempre nossa recompensa.



14

Coragem, portanto, vós todos que pretendeis ser guerreiros da divina e única Verdade; avançai valorosa e confiantemente; poupai vossa força moral, não a desperdiçando em ninharias, mas guardando-a para as grandes ocasiões.



15

"Ousar, querer, agir e calar" é nossa divisa, como a de todo Cabalista e Ocultista.



16

O fato é que, até a última e suprema iniciação, todo chela - e mesmo alguns Adeptos - é deixado à sua própria inventiva e deliberação. Temos que combater em nossas próprias batalhas e o adágio familiar "o Adepto torna-se tal, não é feito, é literalmente verdadeiro.



17

"O Reino do Céu obtém-se pela força", dizem os místicos cristãos. Só à mão armada e disposto a vencer ou perecer pode o místico moderno ter esperança de alcançar seus objetivos.



18

Aqueles que têm acompanhado a humanidade, através dos séculos neste ciclo, viram constantemente repetirem-se os detalhes desta luta mortal entre a Verdade e o Erro. Alguns de vós, teosofistas, são agora feridos apenas em sua "honra" ou em suas bolsas, porém os que empunharam a lâmpada nas gerações precedentes pagaram com suas vidas o preço de seu conhecimento.



19

Deveis, porém, lembrar-vos de que estais numa dura escola e labutando agora num mundo inteiramente diferente do vosso. Tendes especialmente de conservar em mente que a mais leve causa produzida, embora inconscientemente, e seja qual for seu motivo, não pode ser desfeita nem os efeitos detidos em seu progresso, nem mesmo por um milhão de Deuses, demônios e homens combinados.



20

No entanto, fostes informado de que o caminho das Ciências Ocultas tem de ser trilhado laboriosamente e percorrido com perigo de vida; de que cada novo passo que nele se dá em direção à meta final está cercado de armadilhas e cruéis espinhos; de que o peregrino que por ele se aventura, tem primeiro que defrontar e vencer as mil e uma fúrias que se erguem vigilantes em seus adamantinos portais e entradas, - fúrias denonominadas Dúvida, Ceticismo, Escárnio, Ridículo, Inveja e, finalmente, Tentação - especialmente esta última; e de que aquele que pretende enxergar para além, tem primeiro que demolir esta parede viva; e que tem de possuir coração e alma blindados em aço e uma infalível e férrea determinação, sendo, apesar disso, meigo, gentil e humilde, com a alma fechada a todas as paixões humanas conducentes ao mal. Sereis vós tudo isso?



21

Jovem amigo, estudai, preparai-vos e, especialmente, dominai vosso nervosismo. Aquele que se torna escravo de qualquer fraqueza física, jamais se assenhoreará, mesmo dos poderes inferiores da natureza.



FONTE: MEDITAÇÕES - EXCERTOS DAS CARTAS DOS MESTRES - ED.TEOSÓFICA

    Palestras Relacionadas:


PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

GLOSSÁRIO
TEOSÓFICO
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2024 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-99608-1994