LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS



A ESOTERICA.FM É PATROCINADA
PELOS ASSOCIADOS DA LEVIR

  • ESOTERICA.FM
  • TEOSOFIA
  • PALESTRAS
  • LIVRARIA
  • ASTROLOGIA
  • NUMEROLOGIA
  • MAÇONARIA
  • CRISTIANISMO
  • TELEMENSAGENS
  • TEXTOS EM INGLÊS
  • MEMBROS
  • INDIQUE-NOS
  • FALE CONOSCO

    LIVROS
    RECOMENDADOS

    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O MESTRE PERFEITO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OS MESTRES E A SENDA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PEQUENO LIVRO DA FRANCO-MAÇONARIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    VOCÊ COLHE O QUE PLANTA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PEQUENO LIVRO DA FRANCO-MAÇONARIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AUTOCULTURA À LUZ DO OCULTISMO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A CIÊNCIA DA ASTROLOGIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - CHAVE DA TEOSOFIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AUTOCONHECIMENTO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ORIGENS OCULTAS DA MAÇONARIA (AS)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ADVAITA BODHA DEEPIKA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A VOZ DO SILêNCIO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    VOZ DO SILÊNCIO (A)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OS MESTRES E A SENDA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    MOMENTOS DE SABEDORIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    CÓDIGO DA BÍBLIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LIVRO PERDIDO DE DZYAN (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUZ E SOMBRA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OS SETE TEMPERAMENTOS HUMANOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    QUE DEVE SABER UM MESTRE MAÇOM (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    TRADIÇÃO-SABEDORIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO,O





    VEJA A
    RELAÇÃO
    COMPLETA
    DE LIVROS



    FALE CONOSCO!


    INDIQUE ESTA PÁGINAINDIQUE AQUI
    Indique Esta Página para seus amigos!

  • 156
    De: "Jeronimo"
    Data: Seg Jan 29, 2001 7:42 pm
    Assunto: OS MISTÉRIOS DO PENTAGRAMA



    OS MISTÉRIOS DO PENTAGRAMA

    Por Antonio Carlos Benega

    Benção de PAX
    De inicio creio que é importantíssimo analisarmos o que representa a figura: o pentagrama ou pentalfa como é comumente conhecido, representa os quatro reinos da matéria (fogo, terra, ar e água), regidos pelo quinto elemento ou mental superior. Ou ainda, é o homem dominando sua natureza inferior, dominando sumariamente os quatro elementais e direcionando-os, quando o símbolo está com a ponta para cima, para a construção, para a evolução humana, e quando este está com a ponta para baixo, simboliza o mesmo homem dominado por seus instintos mais primitivos já que a matéria sem a vivificação do Espírito é inerte !!!

    Pentalfa, é uma designação dada pelo pitagóricos, pois os vértices formam um alfa maiúsculo (A). Este alfa assim como o Alef hebraico, simbolizam o inicio de uma nova jornada dentro do contexto de evolução do homem e do Universo. É a letra que domina o Espírito por excelência, o mental abstrato, o mesmo que permitiu e permite aos profetas visualizarem os mundos superiores, como Ezequiel, por exemplo. Quando D-us cujo nome é Elohim insuflou ar (em hebraico a palavra ar e Espírito tem a mesma siginificação : - Ruach nas narinas de Adão, Ele o fez através da letra HEH introduzindo o Alef dando ao novo ser vida e consciencia superiores, identificando-o apartir de então com o Universo manifestado, pois enquanto o pentagrama é o símbolo de criação do homem, assim o é o hexagrama o símbolo da criação do Universo, pois tudo "foi criado em seis dias ". Seis é por excelência o numero da Criação do Universo, é o ponto de conexão entre os "céus e a terra". Aliás esse termo logo no início da Gênesis quando diz;
    "No principio criou D-us os Céus e a Terra", é análogo à criação do número 6 pois a palavra "no principio"(BRRAShIT) em hebraico possui 6 letras e "criou" (BRA) mais 3 letras, totalizando NOVE letras, ou macro ciclos da Criação, onde cada macro ciclo é uma das Nove hierarquias desde os Aufanim (Rodas, ou Seres gigantes) situado na esfera de Hocmah, até os Aishim (Seres flamejantes ou os Homens ) situado na esfera de Malcut. Ou seja os "céus" representando o 3 ou triângulo superior, e a "terra", representada pelo triângulo inferior. Terra e Céus nesse "tempo" da criação jamais podem ser entendidos como nosso céu e a Terra em que habitamos atualmente ... São, ao melhor julgamento, possibilidades de existência , ou seja da matéria mais sutil à mais densa, mas ainda em potencialidade, ou substancial.

    Nesse contexto de Criação, o próprio nome de D-us quando cria é, como já sabemos ELOHIM Nome esse composto de 5 letras tendo como a central a letra HEH que equivale ao próprio numero cinco, dividindo a essência potencialmente masculina YM da essência potencialmente feminina EL - , pois assim está escrito que à sua "imagem e semelhança fomos criados ... macho e fêmea".

    Veja as configurações que o Nome de D-us pode assumir: Nesta figura fica clara a relação desse Nome com a figura do Compasso, onde a ponta seca é ou forma o Ponto primordial, aquele mesmo ponto do texto que lhe enviei há algum tempo, já a abertura do Compasso Divino demarcará a "extensão " da criação, ou seja os "céus e a terra" do inicio do texto. A outra ponta ou grafite simbolizando a matriz fértil (pois já produz; escreve), é a terra onde a manifestação ultérrima se processará, o triângulo com ponta para baixo . Ao descrever o circulo inicia-se a diferenciação entre Claro e Escuro, Caos e Ordem etc.




    Outra colocação do Nome Divino, nos mostra a relação do número cinco com os sistemas constitutivos da fisiologia humana:


    A
    Sistema Nervoso - Cérebro
    Sistema Endócrino

    L
    Sistema Digestivo - Coluna Vertebral
    Sistema Simpático

    H
    Sistema Respiratório – Pulmões
    Sistema Vago

    I
    Sistema Circulatório – Coração
    Sistema Linfático

    M
    Sistema Excretório – Estômago
    Sistema Reprodutivo



    Vemos aí mais claramente ainda a correlação direta do numero cinco com a Criação e com o Homem; sem contar os dedos das mãos e dos pés que repetem a mesma configuração; Cinco são nossos sentidos .Quatro deles estão na Cabeça e maior deles, o tato abrange todo o Corpo etc.

    Lembremo-nos que só podemos descrever uma "Estrela" a partir do Quaternário, ou dos quatro pontos. E tomando-se a Origem como o Centro dos quatro, temos o numero 5, e assim por diante ad infinitum. Alem do mais acrescentamos mais uma Chave para abrir um porta: A forma do numero Quatro (4) e similar ao símbolo de Júpiter, o Imperador no jogo do Taro, e o cinco (5) a forma do símbolo de Mercúrio, e potencialmente assemelha-se ao seis 6 Vênus !!!

    Apenas para nos aprofundarmos um pouco mais, lembra-se da Estrela com o G inscrito no meio na Loja Maçônica, é Estrela flamejante, a que guia todo àquele que almeja alcançar à Divindade. Ela simboliza justamente esse Homem em ascensão contendo todo o Universo dentro de si, a própria Divindade expressa pela letra G. G de Grão, G de Geração, Geometria , Gnose , Genesis , Genitais, God. É a SÉTIMA LETRA do alfabeto e equivale a Yod hebraica, simbolizando D-us em sua essência, já que a Yod é a única letra que está suspensa no AR (sem começo e sem fim), a não ser por si mesma existe e a tudo rege Dentro do triângulo equivale ao OLHO de D-us que a tudo Vê.

    Na Árvore da Vida tanto o Pentagrama quanto o Hexagrama assumem significações importantíssimas quanto à transmissão do Conhecimento.

    Se olharmos a árvore começando por Keter veremos a figura exata do pentagrama quando:



    Vemos aí os dois símbolos dos quais falávamos. O Hexagrama Superior que contém em si o Pentagrama sem TIFERET que é a SEXTA sefirah, e é também conhecida como o ponto de união entre o Homem e D-us. Dela se forma o Véu Pakoret, que separa e une esses dois mundos distintos e complementares .Homem e D-us, criatura e Criador são Um só em Tiferet. É também simbolizada pela Gruta dentro do Monte, reflexo simbólico do Coração dentro do corpo ocupando o Lugar central. É pelo Amor, ou Beleza, que nos unimos ao Eterno. Para os cabalistas cristãos é ai que se situa o Cristo quando diz "Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida" !!!

    No centro dessa(s) estrela(s) está DAAT, ou Conhecimento, que é a Luz do Universo, a Luz do dia Um , e com ela formamos novamente o numero SETE, dos SETE Seres da Criação que são responsáveis Cada Um por Cada Dia, por cada cor do Arco - Iris etc, e outras configurações setenárias que vemos por aí.

    De DAAT surge novamente outras Estrelas (Hexa e Pentagrama), mostrando o que Hermes o Trimegisto disse nos Versos Esmeraldinos : " O que está em cima é igual ao que está embaixo..."

    Para o Pentagrama temos como o braço direito CHESED ou Misericórdia; o braço esquerdo GUEBURAH - Julgamento; a perna direita NETZACH ou Vitória e a esquerda como HOD, ou Esplendor; No centro surge TIFERET, o Coração !

    Se partirmos para o Hexagrama veremos que a ponta inferior do mesmo toca YESOD, o Fundamento da Criação, representado no corpo humano pelos órgãos Genitais . É a sefirah da Geração, da Gênesis, do Gen . O entendimento dessa relação entre YESOD e a Geração nos vem mais claro quando sabemos que o planeta regente e correspondente a ela é a LUA, TAMBÉM CONHECIDA DE MUITAS TRADIÇÕES COMO A "MÃE " DA TERRA, DA HUMANIDADE, ou melhor dito, a nossa Terra é a Lua ressucitada !

    Controla as Marés, a Menstruação, ou seja os ciclos naturais da Mulher e do Mar, esse não é nada mais nada menos que o lugar ou meio onde a vida em nosso Planeta começou. Por isso também a forma da letra M lembrar justamente o Mar em movimento, as ondas. E no hebraico o sufixo YM do Nome Divino ALHYM (Elohim) usado quando D-us CRIA o Universo torna-se o substantivo YaM, que significa justamente MAR !

    Há muito ainda a ser comentado sobre esse assunto dentro da Cabalah, mas para isso é necessário a "presença viva", ou seja usarmos do Verbo ou Dom da Palavra para que à medida em que estudamos e meditamos os nomes e correspondências da Árvore da Vida possamos também "CRIAR" através dessa mesma Palavra as "condições" necessárias para que se faça a Luz em nossas Consciências.

    "Irmão Adilson Barbosa, rogo à D-us, o Eterno Fundamento do Universo as bençãos de Amor, Paz, e Sabedoria se espalhem em sua "nova" existência nessa realidade; E que Ele nos conceda as Tríplices Coroas: A da Sabedoria, da Compreensão de do Conhecimento, com a qual coroaremos nossas Cabeças e a da Misericórdia, da Justiça e da Beleza, com a qual coroaremos nossos Corações"


    Abraço Fraterno,
    Antonio Carlos Benega





    PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

    GLOSSÁRIO
    TEOSÓFICO
    HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
    WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2018 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-984754717