LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS



A ESOTERICA.FM É PATROCINADA
PELOS ASSOCIADOS DA LEVIR

  • ESOTERICA.FM
  • TEOSOFIA
  • PALESTRAS
  • LIVRARIA
  • ASTROLOGIA
  • NUMEROLOGIA
  • MAÇONARIA
  • CRISTIANISMO
  • TELEMENSAGENS
  • TEXTOS EM INGLÊS
  • MEMBROS
  • INDIQUE-NOS
  • FALE CONOSCO

    LIVROS
    RECOMENDADOS

    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    NãO Há OUTRO CAMINHO A SEGUIR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PROCURA O CAMINHO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    TEOSOFIA COMO OS MESTRES A VÊEM




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PEQUENO LIVRO DA FRANCO-MAÇONARIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O PLANO ASTRAL




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    REVELAÇÕES SECRETAS DA RELIGIÃO CRISTÃ (AS)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AUTOCULTURA À LUZ DO OCULTISMO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PODER TRANSFORMADOR DO CRISTIANISMO PRIMITIVO,O




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DOUTRINA SECRETA (A) (VOL. I)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OS MESTRES E SUAS MENSAGENS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    CÓDIGO DA BÍBLIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - CIÊNCIAS E TRADIÇÕES OCULTAS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AS SETE GRANDES RELIGIõES




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - CIÊNCIAS E TRADIÇÕES OCULTAS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    APRENDENDO A VIVER A TEOSOFIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O INTERESSE HUMANO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ENCICLOPÉDIA DE YOGA DA PENSAMENTO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A CIÊNCIA DA MEDITAÇÃO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - CURSO DE ESOTERISMO E TEOSOFIA - NÍVEL 1




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ALEGRIA E TRIUNFO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AS CAUSAS DA MISéRIA E SUA SUPERAçãO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA ESOTÉRICA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OS ENSINAMENTOS DE JESUS E A TRADIçãO ESOTéRICA CRISTã




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - O SISTEMA SOLAR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    TEOSOFIA SIMPLIFICADA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    SUSSURROS DA OUTRA MARGEM





    VEJA A
    RELAÇÃO
    COMPLETA
    DE LIVROS



    FALE CONOSCO!


    INDIQUE ESTA PÁGINAINDIQUE AQUI
    Indique Esta Página para seus amigos!

  • Mensagem 220
    De: "Jeronimo"
    Data: Sáb Fev 3, 2001 11:36 am
    Assunto: O ANO RITUAL

    O ANO RITUAL

    MAX HEINDEL

    Um elemento importante num templo mágico efetivo é a constância nos trabalhos com ele. Importante por dois motivos: primeiro a prática constante, aperfeiçoa sua própria técnica através da experiência. Segunda, garante que os símbolos e a atmosfera local permaneçam com sua energia psíquica. É útil ter um calendário para ritos sazonais durante o ano. Deve se baseado no ciclo solar de equinócios e solstícios. Os movimentos da Terra em relação ao Sol resultam em duas datas nas quais os dias e as noites tem igual duração: são os equinócios da primavera e do outono, que no hemisfério austral caem em 21/23 de setembro e 21/23 de março. São esses os dois acontecimentos principais do ano ritual e com, seu equilíbrio de forças e simbolismo, não deviam passas despercebidos. Pertencem aos quadrantes oriental e ocidental do templo. O equinócio de primavera é a celebração da renovação de todas as coisas, enquanto que o de outono é a celebração de um encerramento frutífero. Correspondem, respectivamente, à Páscoa e à Ação de Graças. para as colheitas do ano cristão.

    Os solstícios de verão e inverno

    Ocorrem respectivamente em 21/23 de dezembro e 21/23 de junho (hemisfério austral). O solstício de verão corresponde ao quadrante meridional, é a celebração da proliferação da vida no meio do verão, da plenitude paradisíaca, já o solstício de inverno, corresponde ao quadrante setentrional, é a celebração da semente de novas vidas que germinam na escuridão e do eventual triunfo da luz, enquanto os dias começam a se alongar e as noites a encurtar.

    CALENDÁRIO DAS PRINCIPAIS CERIMÔNIAS DO ANO

    02 de fevereiro Candelária - o nome antigo é Oimelc, sendo a festa da purificação da Virgem Maria e da apresentação de Jesus no templo, que libertou a alma do ancião Simão, que esperava para poder ver a "Glória Encarnada". Também é uma antiga celebração em honra de Ísis, em sua forma céltica, associa-se a Brighid e a cerimônia de lavar a face da Terra. Brighid foi cristianizada como Santa Brígida.

    21/23 de março Equinócio de Outono - Como o equinócio de primavera, é uma festa do equilíbrio das forças. É o tempo para realização física de idéias.

    01 de maio Beltane - ou festa da primavera.

    21/23 de junho Solstício de Inverno - ou o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Conhecido também como Yule.

    02 de agosto A Festa de Assunção Em 2 de agosto é a festa da Assunção da Virgem Maria. É um dogma católico relativamente recente, e coincide com outro antigo festival, o de Ísis, que era anunciado pelo surgimento de Sírius, a estrela da constelação do Cão Maior, o abridor de caminhos. Vale considerar que a Virgem Maria é também uma abridora de caminhos, porque essas celebrações, na mesma data, são mais do que simples coincidências.

    Lammas - também conhecido como Lughnasad, o Deus do Sol.

    21/23 de setembro Equinócio de Primavera - Dias e noites iguais.

    01 de novembro

    Dia de Finados - celebração em homenagem aos mortos. Conhecida como Samhain, Sowen ou Halloween.


    21/23 de dezembro

    Solstício de verão - a noite mais curta, o dia mais longo. É possível trabalharmos com magia sem termos um local físico com objetos e coisas dentro dele. É possível fazer um ritual dentro de uma catedral, ou ao ar livre se preferirmos. Muito mais difícil, com certeza, de trabalhar com armas e símbolos mentais, sem estabelecer a ligação que os objetos físicos nos proporcionam. De qualquer forma, o que vale é que dessa forma, continuamos podendo satisfazer um antigo provérbio da magia: QUERER, SABER, OUSAR, CALAR.

    OS PODERES PLANETÁRIOS

    Estamos falando em planetas tradicionais, que são cinco atualmente visíveis - mercúrio, vênus, marte, júpiter e saturno, que somam sete, juntando o sol e a lua, os quais naturalmente não são planetas sob o ponto de vista astronômico. Entretanto estamos mais interessados na dinâmica dos mundos interiores do que na organização física dos mundos materiais, e os planetas tradicionais são convenientes focos simbólicos para sete tipos de energias de plano interior. Para esse fim, oferecemos um plano alternativo de círculo mágico ou templo, em forma de hexagrama, ou a estrela de Davi, no qual estão assinaladas as potências planetárias. Os estudantes de Cabala logo reconhecerão que esse desenho deriva da Árvore da Vida, com Saturno na posição de Daat, assumindo os poderes do excelso Sefirot, enquanto a Lua, em Iesod, também incorpora os poderes da Terra de Malkuth. Embora não seja essencial, algum conhecimento da Árvore da Vida cabalística seria bom, ajudando bastante. Se nos colocarmos no centro desse templo, estaremos no ponto do Sol central, ao redor do qual revolvem os outros planetas (a Lua gira ao redor do Sol por ser um satélite da Terra). Recomendamos a invocação dos poderes planetários do templo no contexto geral do templo elemental, pois as forças planetárias são apenas especificações dos poderes elementais mais generalizados da Terra, através dos quais todas as força extraterrestres devem se manifestar antes que as possamos perceber.


    UM RITO COM FORÇAS PLANETÁRIAS

    Após a abertura do templo elemental como de costume, com o ritual de abertura do pentagrama, podemos continuar e celebrar um rito com forças planetárias, com suas configurações sobrepostas às elementais. Como exemplo, vamos supor que queremos consagrar uma bola de cristal para aumentar sua capacidade de produzir visões psíquicas. Ao concluir a abertura, fazemos a declaração de intenção do rito. A bola de cristal deve se encontrar no oeste, pois os assuntos psíquicos estão relacionados com a Lua. A bola pode ser colocada sobre um espelho de prata e coberta com um pano roxo antes do começo desse rito; o espelho poderá estar dividido em nove secções radiais ou de outro tipo, ou de maneira a representar nove facetas. Todos esses detalhes dependem da imaginação criativa e do talento do operador, considerando-se as correspondências planetárias especiais, que veremos em seguida.

    A respiração pela fontanela

    É feita da seguinte maneira: mantendo uma respiração profunda, constante, regulada para uma contagem de 1 a 4, concentre-se, durante uma inspiração, mentalizando uma luz branca acima da cabeça, enquanto você solta o ar, puxe a para baixo, através do eixo central do corpo, para cima, até a cima da cabeça,e ao soltar o ar, projete-a como um chafariz de luz (branca ou de cor apropriada para o trabalho), que cai ao redor do templo, impregnando a atmosfera psíquica. Fazendo assim, encha o templo com uma luz roxa. Nesses caso, pode-se fazer orações a Deus, para que interceda e com a guia do arcanjo Gabriel e das falanges de anjos a seu comando, a bola de cristal possa ser usada de maneira sábia e eficiente. Como parte do ritual, podemos defumar a bola nove vezes com o incensório, queimando incenso apropriado. Ou dar nove voltas ao redor do templo.

    Reações fisiológicas

    Um ritual de grande poder pode produzir reações fisiológicas, tais como batimento cardíaco acelerado, dificuldade em manter o equilíbrio e comichão ou formigamento em algumas partes do corpo. Aprende-se a controlar estas emoções, mas elas dificilmente acontecerão com um aprendiz solitário, que em geral, não consegue produzir grandes forças. No fim do ritual, de graças a Deus e ao arcanjo, as falanges de anjos e as outras entidades envolvidas, antes do encerramento. Tais agradecimentos devem ser sinceramente sentidos, não uma ladainha vazia.

    Material mitológico e lendário

    Para tornar a magia eficiente, devemos ter um bom conhecimento da mitologia e das lendas. Os principiantes podem ficar indecisos entre atribuir um trevo de quatro folhas a Vênus (porque é verde) ou a Júpiter (porque tem quatro folhas). Qualquer das duas correspondências pode servir. A seguir, uma lista dos planetas e de suas atribuições particulares:

    SOL - A vida e aluz em geral. Como fonte de luz e de calor,e centro do sistema planetário em termos astronômicos, as operações do Sol ajudam a restabelecer o equilíbrio, a harmonia, o bem-estar, e ajudam no crescimento das coisas.

    LUA - O lado interior das coisas, as visões psíquicas, os sonhos, o sistema neurovegetativo. Além de provocar as marés dos oceanos, também se relaciona com as marés psíquicas interiores, com o fluxo e o refluxo, e os ciclos da vida natural. Sua natureza reflexiva se relaciona também com o psiquismo e a clarividência.

    MERCÚRIO - Tem a ver com todas as coisas de natureza intelectual, ler, escrever, estudos, livros, etc. Também com os negócios e comércio e, ainda, ciência e tecnologia (que inclui a magia). Comunicações em geral, por escrito, pela eletrônica e pela viagem física. A astúcia e habilidade, levadas a extremos, podem resultar em algum desvio e até desonestidade, ou então, sofisticação intelectual, o que é chato do mesmo jeito.

    VÊNUS - Abrange todos os sentimentos, não apenas de natureza romântica, mas também de relações pessoais e sociais, quando o coração é mais importante que o cérebro. Inclui também ideais mais elevados, e a devoção ou dedicação a uma busca ou princípio.

    MARTE - Tem a ver com análise, comprovação, justiça, processos, disputas e contendas. Entretanto é errado vê-lo como símbolo de confronto, basicamente é uma esfera de energia, de natureza pioneira, aventureira e iniciatória. A agricultura, a jardinagem, os alimentos e o meio de vida também entram em seu âmbito. Isso se refere também ao risco, que elimina as tensões, mostrando o lado positivo da natureza destrutiva de Marte. Um outro campo que sofre sua influência é o da cirurgia.

    JÚPITER - A esfera da ordem, da organização e do governo, o trabalho perfeito de uma máquina, que pode ser administrativa, mecânica ou biológica, ou qualquer outra forma de cooperação de partes em prol de algo em comum. Trabalho de equipe e hierarquia, como também fraternidade e amizade completam o quadro.

    SATURNO - Muitas vezes Saturno (como Marte) é mal entendido por causa de uma ênfase em seus aspectos menos atraentes, e sua influência é considerada restritiva. É um análogo mais elevado das quantidades terrestres - uma concretização e realização de planos, ou concretização e realização de energia em forma de riqueza, dinheiro, terras, etc. (o que pode ter um efeito restritivo, porque impõe certas responsabilidades!). Também representa sabedoria mais elevada e intuição, que são concretizações da vontade do espírito, o impulso básico e o motivo divino de cada homem ou mulher.

    Na tabela a seguir, a primeira linha indica o número, a cor, o metal, o incenso, a pedra preciosa e o signo do zodíaco apropriado. Em seguida, algumas divindades representativas, egípcias(E), gregas (G), romanas(R) ou nórdicas(N). Depois, o arcanjo cabalístico(A) e a falange angelical(F). Para mais material, aconselho a consultar um manual sobre a Árvore da Vida, pois esta lista está muito longe de ser completa.

    SOL - 6 - amarelo - ouro - olíbano - diamante - leão. (E) Ra (G)Éaco, Apólo, Adonis (R ) Baco, Aurora (N) Baldur (A) Rafael (F) Malaquim, Reis

    LUA - 9 - púrpura - prata - jasmin - cânfora - pérola - pedra da lua - câncer. (E) Shu, Isis (G) Diana,Artêmis, Hécate, Selene, Perséfone. (A) Gabriel (F) Querubim, Os Fortes.

    MERCÚRIO - 8 - laranja - mercúrio - stórax - mastique - opala -ágata - gêmeos, virgem. (E) Toth, Anúbis (G) Hermes, os Sióscuros, Apólo de Pítias ( R ) Mercúrio (N) Loki, Odin

    VÊNUS - 7 - verde - cobre - sândalo - esmeralda - touro - libra. (E) Hathor (G) Afrodite, Nikê (R ) Vênus (N) Friga (A) Haniel (F) Elohim, Os Criativos

    MARTE - 5 - vermelho - ferro- sangue de dragão, tabaco -rubi, jaspe - áries, escorpião. (E) Hórus, o vingador (G) Ares, Hades, Atena, Pã, Príapo ( R) Marte (N) Thor (A) Khamael (F) Serafim, Serpentes de Fogo

    JÚPITER - 4 - azul -zinco - cedro - safira, ametista - peixes, sagitário (E) Amon (G) Zeus, Possêidon ( R)Jove, Netuno (N) Wotan (A) Tzadakiel (F) Hasmalin, Os Esplendorosos

    SATURNO - 3 -anil - chumbo, barro - mirra , azeviche - safira estrelada - aquário, capricórnio. (E) Néftis, Osíris (G) Cronos, Plutão (A) Tzadakiel (F) Aralim, Tronos


    CORRESPONDÊNCIAS CRISTÃS

    Os que preferem trabalhar dentro de um contexto cristão (embora as forças invocadas, mesmo pagãs, sejam todas parte da Criação Divina), não sendo portanto incompatíveis com um mago/bruxa pagã(o). A divina Comédia, de Dante, representa uma excelente enciclopédia de correspondências.

    Correspondências Cristãs

    SOL - Deus, o Filho. Jesus transfigurado, radiante. Jesus ressuscitado, com você até o fim dos tempos.

    LUA - A Virgem Maria. o Espírito Santo inspirador.

    MERCÚRIO - Jesus milagroso e pregador.

    VÊNUS - Jesus que ama todos os homens, as mulheres e a Criação. A interação dos elementos da Santíssima Trindade. O Sagrado Coração (que pode ser atribuído ao Sol, pois o coração é o Sol do corpo físico, por correspondência tradicional).

    MARTE - Jesus que escorraça os mercadores do templo. O juiz de todos no dia do juízo final.

    JÚPITER - Deus, o Pai. São José. Jesus, chefe da Igreja.

    SATURNO -Jesus crucificado, a divindade em forma humana, poder e compaixão através do sacrifício.

    Quaisquer que sejam as formas utilizadas como foca da percepção, a atitude básica e a intenção espiritual devem ser as mesmas. Estamos tentando cooperar com Deus conforme a ordem de Sua Criação, e não buscando poderes ocultos e proibidos de forma arbitrária e egoísta.


    A MAGIA DA LUA NO DIA-A-DIA

    Segundo nossos ancestrais, as fases da Lua e sua posição nos signos zodiacais exercem considerável força sobre o ser humano e toda a natureza. Os sacerdotes, médicos, xamãs e pajés dos nossos ancestrais agiam e curavam conscientes de que não somos máquinas, afinal somos muito mais do que uma coleção de ossos, nervos, músculo e carne, unidos pelo acaso. Corpo e mente se acham ligados entre si e com tudo ao redor - outras pessoas, natureza...até mesmo as estrelas. Hipócrates dizia que "Quem pratica a medicina sem levar em conta o movimento das estrelas é um palhaço.."

    Cada curador e agricultor sabia que não podia ignorar determinadas influências rítmicas da natureza sem consequências gravíssimas, em especial os ciclos da Lua. Assim, descobriram que numerosos fenômenos naturais - maré alta e baixa, nascimento, mudanças climáticas, o ciclo feminino e muito mais - tem forte ligação com as fases lunares. Dessa forma, nasceu o calendário lunar. Surgiram livros em que palavra alguma é baseada na teoria, e sim na experiência própria, que tem a ver com as "cinco" fases da Lua: crescente, cheia, minguante, nova e a posição momentânea da Lua num determinado signo do zodíaco.


    LUA CRESCENTE

    Tudo o que alimenta o corpo, que reforça e constrói aumenta duplamente durante a Lua crescente. Durante essa fase, cada novo empreendimento pode ser desenvolvido com mais facilidade do que durante a Lua minguante. Já verrugas tratadas nessa fase, voltam. Ou até pioram. Nessa fase devemos também deixar todos os males que crescem por cima ou dentro do corpo em paz, intocados.


    LUA CHEIA

    Em suas poucas horas, uma energia muito forte se mostra de várias maneiras. "Lunáticos" começam a andar no sono, feridas sangram mais do que o normal, ervas colhidas tem mais força e a quantidade de acidentes e crimes aumenta. Sem contar com as vacinas, que jamais devem ser aplicadas em tal época.


    LUA MINGUANTE

    As operações tem resultados melhores, os trabalhos caseiros ficam mais leves, a roupa se limpa com menos sabão, e mesmo quem come um pouco mais não engorda tão depressa. Trabalhos no jardim e na roça tem melhores resultados. Quem prepara cosméticos deve fazê-lo nessa fase. porque irão durar mais. Os órgãos do corpo se desintoxicam melhor nessa fase e a obturação de dentes e colocação de pontes deve ser feita na Lua minguante também, porque irão durar mais.


    LUA NOVA

    Jejum nessa fase evita uma série de doenças, pois o corpo se desintoxica facilmente. Bom período para o ínicio de coisas novas ( e o abandono de coisas velhas), como vícios por exemplo. Os efeitos não são tão fortes e a pessoa reage com mais calma, mais positivamente.


    A LUA NO ZODÍACO

    Tudo o que se faz pelo bem estar de certas regiões do corpo regidos pelo signo em que a Lua se encontra é duplamente significativo e faz duplamente bem, da mesma forma que tudo o que atrapalha e pesa sobre as regiões do corpo regidos pelo signo onde se encontra a Lua naqueles momentos, age de forma duplamente desfavorável e até prejudicial. Segue abaixo uma simples tabela, relacionado os signos do Zodíaco e os órgãos do nosso corpo:


    SIGNO REGE SISTEMA

    ÁRIES CABEÇA,CÉREBRO,OLHOS SENTIDOS

    TOURO GARGANTA,VOZ,NUCA,AMÍGDALAS,ORELHAS CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

    GÊMEOS OMBROS,BRAÇOS,MÃOS,PULMÕES GLANDULAR

    CÂNCER PEITO,PULMÕES,ESTÔMAGO,FÍGADO,BÍLIS NERVOSO

    LEÃO CORAÇÃO,COSTAS,CIRCULAÇÃO DO SANGUE,AORTA SENTIDOS

    VIRGEM INTESTINOS,ESTÔMAGO,NERVOS,BAÇO,PÂNCREAS CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

    LIBRA QUADRIL,RINS,BEXIGA GLANDULAR

    ESCORPIÃO ÓRGÃOS SEXUAIS NERVOSO

    SAGITÁRIO COXA,VEIAS SENTIDOS

    CAPRICÓRNIO JOELHO,OSSOS,JUNTAS,PELE CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

    AQUÁRIO COXA,VEIAS GLANDULAR

    PEIXES PÉS,DEDOS DOS PÉS NERVOSO

    RITMOS DIFERENTES...E INDEPENDENTES

    Algumas coisas são totalmente independentes da posição lunar. No entanto, funcionam...criando assim um enorme mistério. Confira e teste você mesmo tais curiosidades:

    Cortar as unhas na noite de sexta-feira faz com que elas crescem fortes e saudáveis, não rachando e nem quebrando.

    O melhor dia para plantar salsa é quarta-feira de manhã.

    Madeira juntada e cortada no 1º de maio, depois do pôr do sol, não queima. Há pouco fizeram testes com essa madeira. Ela foi catalogada como :classe F.60: máxima proteção contra o fogo, ideal para o uso em construções de interiores, sem necessidade de qualquer tratamento.

    Para homeopatas: os melhores dias para se ingerir glóbulos são as segundas e sextas-feiras.

    Não se deve colher ervas às sextas e aos domingos. Seu efeito é mais fraco.

    Madeira cortada no dia 24 de junho pode ser usada imediatamente: ela não racha e é resistente

    Je.



    PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

    GLOSSÁRIO
    TEOSÓFICO
    HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
    WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2018 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-984754717