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  • O STATUS DE JESUS

    O STATUS DE JESUS

     [The Theosophist, Vol. IV, Nº 10,  Julho de 1883, pág.261]

     [Em uma comunicação sobre “O Status de Jesus” um correspondente escreve: “A longa sucessão de mártires que morreram pelo amor de Jesus é desconhecida na história do Budismo”; e pergunta: “Qual é exata posição dada pelos Mahatmas a Jesus na sagrada Ordem dos Adeptos?  Ele partiu da Terra? Jesus seria agora denominado um Dhyan Chohan, um Buda, ou um Espírito Planetário? E Ele estaria agora realmente interessado ou preocupado com o progresso da humanidade sobre a Terra?”]

     H.P.Blavatsky responde:

     “É sempre um martírio maior se viver pelo amor de um homem ou de um ideal do que morrer por ele”;  este é um lema dos Mahatmas.

     A posição dada por ELES a Jesus,  até onde saibamos, é a de um homem puro e elevado, um reformador que teria vivido em beatitude mas que teve que morrer pelo que ele considerou como a maior herança dos homens — a absoluta Liberdade de consciência; a de um Adepto que pregou uma Religião Universal sabendo que inexiste qualquer outro “templo de Deus” que não o próprio homem;   aquele de um nobre Instrutor das verdades esotéricas a quem não foi dado tempo para expô-las; aquele de um iniciado que não reconheceu nenhuma diferença — exceto a moral —entre os homens; que rejeitou as castas, e menosprezou a riqueza; e que preferiu  a morte a revelar os segredos da iniciação. E de quem, finalmente, viveu cerca de um século antes do ano [um] de nossa vulgar, e assim chamada, era Cristã.

     Não sabemos qual dos Buddhas nosso correspondente tem em mente, pois houve muitos “Buddhas”.  Eles reconhecem nele [em Jesus] um dos “Iluminados”, conseqüentemente, neste sentido, um Buddha; mas eles realmente não reconhecem Jesus no Cristo dos Evangelhos.  Porém, tais questões dificilmente podem ser respondidas em um periódico público.  Nosso correspondente parece ignorar o fato de que, embora vivamos na Índia, cercados por 250 milhões de seres humanos, cuja devoção e reverência aos seus respectivos deuses e avataras não são menos intensos ou sinceros do que o do punhado de cristãos que neste país rendem graças ao seu Salvador, e mesmo sendo legal e considerado aceitável rir e abusar nas palavras, e insultar  de forma impressa cada um dos deuses de nossos irmãos pagãos, o jornal que presumir negar a Divindade de Jesus e falar sobre ele como o faz de Buda ou Krishna, perderia  imediatamente seus direitos e veria contra si o levante do clamor público de seus assinantes Cristãos.  Tais são as idéias Cristãs de justiça e Fraternidade.

     In “Blavatsky Collected Writings”, Vol. IV, pág.s 603-04
    Tradução: Osmar de Carvalho

     


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