LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS



A ESOTERICA.FM É PATROCINADA
PELOS ASSOCIADOS DA LEVIR

  • ESOTERICA.FM
  • TEOSOFIA
  • PALESTRAS
  • LIVRARIA
  • ASTROLOGIA
  • NUMEROLOGIA
  • MAÇONARIA
  • CRISTIANISMO
  • TELEMENSAGENS
  • TEXTOS EM INGLÊS
  • MEMBROS
  • INDIQUE-NOS
  • FALE CONOSCO

    LIVROS
    RECOMENDADOS

    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    NãO Há OUTRO CAMINHO A SEGUIR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    QUE DEVE SABER UM MESTRE MAÇOM (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    NãO Há OUTRO CAMINHO A SEGUIR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    NãO Há OUTRO CAMINHO A SEGUIR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AUTOREALIZAÇÃO PELO AMOR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    CÓDIGO DA BÍBLIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    SIMBÓLICA MAÇÔNICA (A)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AUTOCULTURA À LUZ DO OCULTISMO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DOUTRINA SECRETA (A) (VOL. IV)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ADVAITA BODHA DEEPIKA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    UM ESTUDO SOBRE A CONSCIêNCIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DOUTRINA SECRETA (A) (VOL. II)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AS CENTÚRIAS DE NOSTRADAMUS COMENTADAS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OS ENSINAMENTOS DE JESUS E A TRADIçãO ESOTéRICA CRISTã




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    CÓDIGO DA BÍBLIA (O)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O INTERESSE HUMANO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DOUTRINA SECRETA (A) (VOL. V)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - MEDITAÇÕES DAS CARTAS DOS MESTRES DE SABEDORIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    SIMBÓLICA MAÇÔNICA (A)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    INTRODUÇÃO À TEOSOFIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O MESTRE PERFEITO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUZ DA ÁSIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O INTERESSE HUMANO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    VIDA E MORTE DE KRISHNAMURTI




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    UM ESTUDO SOBRE A CONSCIêNCIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    NãO Há OUTRO CAMINHO A SEGUIR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    VIDA DE CRISTO DO NASCIMENTO À ASCENSÃO,A




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A TÉCNICA DA VIDA ESPIRITUAL





    VEJA A
    RELAÇÃO
    COMPLETA
    DE LIVROS



    FALE CONOSCO!


    INDIQUE ESTA PÁGINAINDIQUE AQUI
    Indique Esta Página para seus amigos!

  • As Profecias de Nostradamus

    As Profecias de Nostradamus

    * Ivan Newton Lima Guimarães

    Todos temos que ser profetas, ao estudar, ao casar, ao trabalhar e nos outros projetos das pessoas. Portanto a profecia esta relacionada com o auto-conhecimento.

    Antes de mais nada, queremos mostrar que uma visão pode ser muito difícil de retratar, pois nem sempre o vidente é um artista e mesmo o sendo é difícil reproduzir a visão. Vamos citar três casos: primeiro na idade média um viajante descreveu para um pintor a sua viagem para a China. O pintor então fez uma tela aonde se via um castelo medieval e um chinês com feição de Europeu. Só uma legenda esclarece que se trata da China. Nossa irmã Dora Kunz descreveu a aura para um pintor e sob sua cuidadosa supervisão esse pintor retratou o que ela via. Mesmo assim ela diz que as cores não são bem essas e que só em três dimensões poder-se-ia ter uma idéia melhor. Finalmente, apresentamos uma gravura do século XV onde demônios alados atacam uma cidade medieval. Certamente podemos ver que essa pintura na verdade é uma visão, mesmo que não tenha sido nunca pensada pelo próprio pintor ou pelo seu orientador como tal, ou mesmo por outras pessoas mais tarde. Gostaria de chamar a atenção para alguns detalhes. Os diabos não atacam as pessoas mas os prédios. Eles usam até ferramentas para danificar a cidade. Mais tarde vemos uma cena muito parecida com essa quando aviões atacam uma cidade na guerra. Escadas de bombeiro salvam pessoas e o dano maior é da cidade.

    Feita esta introdução vamos a uma definição das profecias de Nostradamus: primeiro - O corpo físico delas constituem-se em dez centúrias de quadras de versos, sendo que uma delas, a sétima, é incompleta e possui 42 ou 44 quadras, conforme a edição que estudamos. Segundo especialistas é uma notável obra literária mais sempre foi encarada pelo seu lado profético.

    Existem ainda alguns adendos com cerca de 46 quadras suplementares. Existem algumas profecias separadas que são os Presságios e as Sextilhas e existem duas cartas sempre ligadas as profecias, quais sejam, a Carta a Henrique II e a Carta ao meu filho César. Nostradamus publicou durante anos um almanaque com algumas profecias e alguns outros livros, mas esses não são proféticos e traduzem algumas receitas da culinárias e da medicina medieval. Após a Bíblia é um segundo livro sempre lido e publicado continuamente. Sobre as centúrias foram publicados mais de 100 livros, desde aquela época até hoje. Foram escritos livros na França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e muitos foram traduzidos para outros idiomas. Os livros vem sendo escritos desde 1600, de modo que muitos são de difícil consulta, alguns são meramente frutos do momento e não apresentam um trabalho sério e profundo. Porém muitos acontecimentos só podem ser bem visualizados por alguém da época. Temos dificuldade de conhecer bem alguns fatos da "guerra dos 30 anos" há séculos atras, mas alguém que viveu este acontecimento terá maior facilidade, de modo que as interpretações antigas podem trazer luz. Foram feitos pelo menos dois filmes, sobre as profecias. Um romanceado com artistas famosos como Tchy Karyo, Julia Ormond, F. Murray Abraham, etc... e um documentário com Orson Welles.

    Segundo, uma definição do profeta - Ele viveu ao sul da França no estado de Provençe, entre 1503 /1566, foi querido e considerado extremamente bom e sua casa e seu túmulo podem ser visitados até hoje. Foi um intelectual, tendo estudado medicina, filosofia e matemática. Viajou muito mesmo, considerando que as viagens naquela época eram muito penosas, mas isso lhe deu uma visão muito grande. Na sua época, a peste bubônica, um dos maiores flagelos da humanidade, ainda fazia aparições e se alastrou principalmente no sul da França. Teve alguns contatos com a corte francesa o rei Henrique II e sua esposa Catarina de Medicis. Teve um profundo conhecimento de ocultismo, línguas, geografia e matemática. Foi professor de medicina e matemática. Trabalhou com Scalinger considerado da mesma magnitude de Erasmo de Rotterdan (que por sua vez trabalhou com Thomas Morus).

    Terceiro, o conteúdo das profecias - Alguns se viram nas profecias, como os revolucionários da Revolução Francesa, outros demonstraram as Profecias publicamente, como Hitler, de tal sorte que houve propaganda e contra propaganda no inicio da II Grande Guerra e outros, e muitos ao menos tomaram contato com elas, como Napoleão.

    De tudo o que lemos sobre as profecias nos pareceu o que continha mais substância Pierre Piobb, um famoso ocultista, que escreveu seu livro baseado em uma série de conferencias feitas em 1927 na Sociedade Teosófica na França, e mais tarde publicado por Adyar, no entanto creio que ele não desvendou as profecias como quer fazer crer. Inobstante transmitiu uma reverencia e uma base de raciocínio importantes. Outro comentarista destacado foi Fointbrunne, trabalho continuado pelo filho mais recentemente. Não se pode deixar de mencionar Erika Cheetam.

    Naqueles mais de 100 livros vão se somando um conhecimento sobre as profecias de modo que, qualquer estudioso sério vai achar os caminhos trilhados até agora, evidentemente que uma parte dos "estudiosos" são sensacionalistas e somam pouco.

    As quadras evidentemente não estão dispostas em ordem cronológica e algumas são totalmente imprecisas, pelo menos até o presente momento, e não dizem nada aparentemente, outras pelo contrário são claríssimas e retratam um fato com precisão. Entre elas citamos:

    · A Morte de Henrique II - I,35
    · Sobre os filhos de Catarina de Medicis - VII,63
    · Sobre a Revolução Francesa - III,59
    · Sobre a captura de Luiz XVI em Varenes - IX,20
    · Sobre o assassinato do Duque de Barry - III,96
    · Sobre a aviação civil - I,63
    · Sobre a aviação militar - IV,16
    · Sobre o aiatolá Komeini - I,70
    · Sobre HPB - IV,24

    Pela profecia do Canal de Suez gostaríamos de fazer uma demonstração da profundidade de Nostradamus. Ele capricha nos detalhes! Também uma profecia sempre lembrada pois Varenes é uma cidade sem expressão é a captura de LUIS XVI. Estas profecias claras são 10% do conjunto.

    Piobb assevera que não se deve ler as quadras como um todo, mas os versos em si, segundo uma chave. Outros interpretam quadra a quadra e não se preocupam com um sistema de concatenação. Achamos que as duas coisas tem verdades, mas se interpretamos cada quadra deve haver um sistema de concactenação também. Piobb afirma que a chave para a concatenação encontra-se na Carta a Henrique II, que por sua vez também contém profecias, e esta chega a ser surpreendente em alguns momentos, pois nela está descrita a Revolução Francesa e seus desdobramentos, a II Grande Guerra, o Comunismo e sua queda e mesmo, creio eu, o papa João Paulo II.

    Acredito, passados mais de 400 anos, que as profecias constituem-se em uma visão de um plano. Sim, pois existe um plano para Humanidade e os Dirigentes e os Mestres certamente trabalham nesse plano. Assim Nostradamus teve algumas visões desse plano e criou um sistema para colocá-las. Por outro lado, se fosse claro e difundido poder-se-ia alterar o curso da história, se fosse totalmente obscuro não seria mais ventilado e se perderia, então como ele mesmo diz no texto, usa de malícia colocando quadras que nos atraem por sua precisão como as acima ventiladas e outras.

    Para um estudo de Nostradamus que possa ser útil, é necessário conhecer latim, conhecer astronomia, astrologia, matemática, história, principalmente da França, geografia, principalmente da Europa. A questão astronômica é complexa pois Nostradamus faleceu quando Galileu tinha apenas dois anos e Kepler só nasceu 100 anos depois. Nesse tempo só existia as obras de Copérnico. A astrologia medieval era muito fraca e nas próprias centúrias Nostradamus enxota os astrólogos. A história vem a favor de Nostradamus e as piores interpretações de sua obra vieram desses supostos astrólogos. As obras de Nostradamus, além de certas propagandas, provocaram algumas medidas como a construção da linha Maginot, a qual os alemães evitaram facilmente e com que os franceses gastaram dinheiro e esforços infrutiferamente.

    Nosso pensamento é que as profecias de Nostradamus devem ser tomadas como o Tarot. Elas são uma máquina de imaginar, de se conhecer mais num âmbito maior, num espaço maior. Finalizando, podemos perceber em um estudo sobre Nostradamus que se exige algumas qualidades: a profundidade como nos ensina Rohit Mehta, a atenção como ensina Krisnamurti. Os superficiais e afoitos logo caem fora, só permanecendo os mais profundos e também os mais atentos pois começam a vislumbrar alguns lampejos.

    Grandes personalidades deram importância as profecias: Goethe, Catarina de Médicis, Henry Miller e outros

    Quarto, o futuro - Nostradamus nos fornece uma enorme lista de exemplo de coisas que devemos cultivar e outras que devemos evitar. Não são pelas palavras dele propriamente mas pela obra e pela interação tão magistral com a Humanidade:

    · Construir uma obra benéfica que perdura e causa influencia em muitas gerações.
    · Construir uma vida digna que pode ser revista sem máculas tanto tempo depois.
    · Uma lição de altruísmo.
    · Não desvelar mistérios sem o devido cuidado e reverência.
    · Perseverar. Muitas vezes os fins estão nos próprios meios.
    · Paciência. Algumas coisas preditas nem sequer aconteceram ainda.
    · Atenção.
    · Profundidade.
    · As Profecias mostram que Nostradamus é um humanista e para ele são sempre importantes as relações humanas, ganhando a Ciência um papel secundário.
    · A realidade desses anos da Humanidade: Guerras, Fomes e Doenças. Essas coisas são devidas ao nosso carma coletivo. Segundo o Dalai Lama, este século foi o pior para Humanidade em mortes. Só nas guerras mundiais morreram mais de 50 milhões de pessoas. A AIDS representa hoje a peste negra de 1500 e as fomes na África já são imagens conhecidas por todos.
    · Esperança que o homem amadureça. A Nova Era deve lentamente destruir esse panorama: O homem tem que parar de se armar e felizmente temos visto isso, ainda que muito timidamente. Na realidade as Doenças, as Drogas e as Fomes são o que podem ser consideradas como nossos inimigos e a sua erradicação o verdadeiro combate.
    · O estudo para que possamos ajudar a nós próprios e o mundo, sem saber algo não se pode ir avante. Ele enxota os ignorantes de suas profecias!

    As previsões de Nostradamus não devem ir muito longe ainda no tempo. Porém elas cobrem um período muito conturbado da Humanidade. Muitas guerras, muitas fomes e muitas doenças. Nisso Nostradamus já mostrou um acerto incrível. Quando elas pararem será o indício de que o homem encontrou por fim os verdadeiros inimigos e começa a guerrear com eles, como faz Arjuna no Baghavad Gîtâ. Portanto, devemos ser otimistas, principalmente nós que estamos vivendo numa época de transição em rumo a Nova Era.

    Gostaria de acrescentar algumas palavras: a ST está muito preocupada com a Nova Era, veja-se a conferencia sobre o III Milênio no Centro Raja . No entanto, não precisamos ver que ela vai ser importante pois ela já esta na luta desde sempre contra os verdadeiros inimigos. A transição não é um período curto. Essa geração que aprendeu e viveu com a violência e as armas ainda vai propagar essa cultura nefasta avante. Temos que perceber que a verdadeira emancipação dos negros e das mulheres ainda esta se processando, e em alguns lugares isso ainda não ocorreu, e já estamos há mais de 100 anos do fim da escravidão, que se deu pela lei e quase 100 anos do voto feminino. As mulheres ainda são cidadãos de 2ª classe nos países islâmicos. A riqueza do mundo ainda esta muito mal distribuída e cerca de 10% dos povos tem 90% da riqueza. Portanto temos muito trabalho avante!

    * Ivan Newton Lima Guimarães, Membro da Loja Teosófia São Paulo, 05.10.1998



    PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

    GLOSSÁRIO
    TEOSÓFICO
    HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
    WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2018 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-984754717