Nossos Três Objetivos
(Our Three Objects,
Lúcifer, set.1889)
[Artigo de H. P. Blavatsky]
Todas as obras do coração
humano que olhamos com orgulho ou maravilha, são exemplos da força irresistível
da Perseverança, graças a qual a pedreira produz a pirâmide e os canais unem os
países distantes [...] As operações, cuja atividade continua incessantemente,
superam, no tempo, as dificuldades maiores, assim, a sutil força dos seres
humanos nivela as montanhas e circunscreve os oceanos.
—Johnson
Assim é e sempre deverá ser,
meus queridos meninos. Se o Anjo Gabriel descesse do céu encabeçando um
bem-sucedido embate contra os privilégios mais abomináveis e ilegítimos sob o
qual o pobre mundo geme, certamente perderia seu caráter por muitos anos,
provavelmente por séculos, não só entre os privilegiados, mas também entre a
massa respeitável de gente que tinha emancipado.
—Hughes
Post nubila Phoebus. Depois das nuvens brilha o sol. Com esta
nota inspiradora a revista Lúcifer inaugura seu quinto volume. A
editora, tendo completo com sua parte na batalha das personalidades que se
livrou ao longo de todo o tomo anterior, sente haver ganhado o direito a um
período de paz que determinou gozar a todo custo, assolado por um sentimento de
desdém para a estreita mentalidade, a ignorância e o fanatismo de seus
adversários e a fadiga devida a estas insanidades tediosas. Portanto, daqui em
diante, tratará com desdém as representações errôneas e difamantes das quais
parece ser vítima crônica, controlando, na medida de sua capacidade, sua
indignação e seu temperamento que não é muito plácido.
O começo de um volume é o
momento mais tempestivo pela retrospecção a qual convidamos, agora, a atenção
ao leitor.
Se o público em geral tem uma
idéia vaga da teosofía, como se vislumbra uma figura nebulosa no pó de uma
batalha, ao menos os membros da Sociedade Teosófica deveriam ter presente o que
ela faz em consonância com as linhas de seus objetivos declarados. Temo que hajam
esmaecido no estrondo da discussão sensacional de seus princípios e as calúnias
lançadas a seus diretores. Enquanto entre o segmento ateísta, cristão e
espírita com óticas mentais mais estreitas, livra-se uma competência na
tentativa de alagar com impropérios a um dos líderes da Teosofía, diminuindo
suas declarações em público, a Sociedade Teosófica prossegue com dignidade para
a meta que se fixou desde o começo.
Silenciosa, mas
irresistivelmente, está ampliando seu círculo de utilidade e muitas nações
estão aquilatando seu nome. Enquanto seus caluniadores instam por seu ignóbil
trabalho, a Sociedade Teosófica está criando os fatos para seus futuros
historiógrafos. Seu arquivo permanente não contará com folhetos polêmicos ou
artigos de periódicos sensacionalistas, a não ser com a realização visível de
seu esquema original para constituir um núcleo de fraternidade universal,
reavivando a literatura e as filosofias orientais e ajudando o estudo dos
problemas ocultos na ciência física e psicológica. A Sociedade tem apenas 14
anos, e quantas coisas já não obteve! E quantas realizações implicam um
trabalho de máxima qualidade! Nossos oponentes não estarão dispostos a nos
render justiça; entretanto, depois, chegará o momento de nossa vindicação.
Enquanto isso, que se transcrevam os fatos diretos sem adorná-los, nem
exagerá-los. A seguinte é sua contagem sob o título adequado.
I - A
FRATERNIDADE
Em Fevereiro 1879, data na
qual chegamos à Índia, entre as raças e as seitas da península não existia
nenhuma unidade, nenhum sentido de interesse público comum, nenhuma propensão a
encontrar a relação mútua entre as diversas seitas do antigo hinduísmo ou
aquela entre eles e os credos do Islã, do Jainismo, do Budismo e do
Zoroastrismo. Sequer numa época remota, nenhum intercâmbio religioso teve
lugar entre os hindus brahmánicos da Índia e seus parentes, os modernos
budistas cingaleses. Além disso, estes últimos, fiéis a sua linhagem hindu
arcaica, ainda se aferram à casta, não obstante a letra e o espírito de sua
religião budista, portanto, entre as diferentes castas cingaleses reinava uma
completa desunião, não se efetuavam matrimônios entre outros membros, não
existia nenhum espírito de homogeneidade patriótica; a não ser um rancor
sectário e de casta. Entre as nações cingalesas e budistas do norte, nunca
existiu alguma reciprocidade internacional nas vertentes sociais ou religiosas.
Cada uma ignorava e eram indiferentes a respeito das idéias, os desejos e as
aspirações das outras. Ao fim e ao cabo, a completa ausência de simpatia
concernente às questões religiosas e filosóficas entre as raças asiáticas,
européias e americanas, era endêmica. As tarefas dos orientalistas, desde o Sir
William Jones e Burnouf, até o professor Max Müller, tinham provocado, entre os
eruditos, um interesse filosófico que, entretanto, não repercutiu nas massas. Além
disso, se ao anterior adicionamos que o gás venenoso da ciência ocidental
oficial estava asfixiando mortalmente a todas as religiões orientais, sem
exceção, por conduto dos entes educativos de administrações européias e
missionários propagandistas e que, além disso, os nativos graduados e os
estudantes universitários oriundos da Índia, do Ceilão e do Japão se haviam,
amplamente, convertido em agnósticos e caluniadores das antigas religiões,
compreender-se-á quão difícil deve ter sido efetuar um pouco de sincretismo
neste caos, fazer germinar um sentimento de tolerância a não ser que de
amizade; e desterrar estes ódios, suspeitas escondidas, maus sentimentos e
mútua ignorância.
Dez anos transcorreram e o
que vemos? Ao passar revista dos pontos consecutivamente, discernimos que a
unidade e a fraternidade substituíram a antiga desunião em toda a Índia, onde
surgiram 125 Lojas da Sociedade Teosófica, cada uma, um núcleo de nossa idéia
de fraternidade, um centro de unidade religiosa e social. Entre seus membros se
enumeram representantes de todas as melhores castas e seitas hindus; além
disso, a maioria pertence a essa classe de sábios e filósofos por herança: os
Brâmanes, cuja aversão ao cristianismo foi à luta fútil dessa alta classe de
missões de Oxford e Cambridge, as quais se auto-escolheram para levar a cabo
esta desesperada tarefa. O presidente de nossa Sociedade, Coronel Olcott,
aceitando os convites submetidos, percorreu todo o território hindu diversas
vezes, divulgando os temas teosóficos entre massas extensas e semeando a
semente da qual, com o tempo, colher-se-á a semeadura completa de nosso
evangelho de fraternidade e de interdependência. Várias são as formas que
avalizam o crescimento deste sentimento de amizade. Primeiro: a reunião sem
precedentes de raças, castas e seitas nas convenções anuais da Sociedade
Teosófica. Segundo: o rápido desenvolvimento de uma literatura teosófica que
advoga por nossos conceitos altruísticos, a inauguração de vários periódicos e
revistas em distintos idiomas e a célebre cessação de diatribes sectárias.
Terceiro: o nascimento súbito e o incremento fenomenicamente rápido do
movimento patriótico cujo epicentro é a organização do Congresso Nacional Hindu.
Alguns de nossos membros anglo-hindus, e idearam este significativo ente
político seguindo o modelo e as linhas da Sociedade Teosófica e, desde o
começo, dirigiram-no nossos colegas, algumas das pessoas mais influentes do
império hindu. Ao mesmo tempo, entre o Congresso e seu corpo natal: a Sociedade
Teosófica, não existe algum tipo de conexão, excetuando aquela devida às
personalidades dos indivíduos. Muito provavelmente, jamais tivesse nascido se o
Coronel Olcott, seguindo o desejo de muitos, tivesse cedido à tentação de
entregar-se aos caminhos laterais da fraternidade humana: a política e a
reforma social. Despertamos o sangue ário dos hindus e esta nova vida permitiu
a realização do Congresso. Todo o anterior é simples historia e não pode
impugnar-se.
Na vertente do Ceilão,
observem os milagres que a Sociedade Teosófica realizou, conforme evidenciam as
fartas conversas, os informes e outros documentos oficiais que se notaram entre
nossos leitores e público em geral. As pessoas pertencentes às castas se
filiam, o aborrecimento sectário foi quase aniquilado. Na ilha se formaram 16 Lojas
da Sociedade e poderíamos dizer que quase a inteira comunidade cingalesa se
dirige para nós para receber conselhos, exemplos e orientação. Uma junta
budista está rumo à Índia com o Coronel Olcott a fim de plantar um coqueiro,
antigo símbolo de carinho e boa vontade, no pátio do Templo hindu no
Tinnevelly, enquanto os nobres kandyanos, que até a data mantiveram uma
distância de desprezo para as pessoas campestres com um desdém que provinha de
suas tradições feudais, estão convertendo-se em Presidentes de nossas Lojas e
até viajam como conferencistas budistas.
Ceilão
foi o epicentro de onde a religião da Gautama se irradiou no Camboja, Sião e
Burma. Então, o que seria mais apropriado que uma mensagem de fraternidade
nascido nesta Terra Sagrada e enviado para o Japão? Na presente conjuntura, é
supérfluo reiterar a história de como esta mensagem foi aceita, como nosso
Presidente o apresentou e quais magníficos resultados com que contribuiu; já
que todo mundo ocidental o sabe muito bem. Basta dizer que se destaca como um
dos eventos históricos mais significativos e é prova suficiente, irrefutável e
terminante, da realidade vivente de nosso esquema a fim de engendrar um
sentimento de Fraternidade Universal entre toda a gente, as raças, os grupos
humanos, as castas e as cores.
A criação da "Bandeira
Budista" como símbolo convencional religioso alheio a toda questão
sectária, é emblemático do bem prático, exemplificado em nossa maneira de
dirigir as coisas. Até a data, os budistas não tinham nenhum símbolo deste
gênero como a cruz o é para os cristãos e por conseqüência, careciam desse
signo essencial, de sua inter-relação comum que é o ponto de cristalização, por
assim dizê-lo, da força fraterna que a Sociedade Teosófica trata de evocar. Em
efeito, a bandeira budista enche este vazio. Sua medida segue as proporções dos
emblemas nacionais no que corresponde à longitude e à latitude. Está composta
por seis barras verticais cujas cores têm a seguinte ordem: azul safira,
amarelo dourado, carmesim, branco, verde e uma barra que combina todas as
outras cores. A anterior, não é uma seleção arbitrária de matizes, mas sim a
translação, para este atual propósito, das tintas descritas nas antigas obras
Palis e Sânscritas, conforme se vêem na psicoesfera ou aura ao redor de
Buddha e na ilustração convencional de vibrações cromáticas que envolvem suas
imagens no Ceilão e em outros países. Do ponto de vista esotérico, sua
combinação é muito sugestiva. A nova bandeira foi içada em nossa sede em
Colombo, sendo logo, adotada e aclamada por todo o Ceilão. Além disso, quando o
coronel Olcott a apresentou no Japão, estendeu-se com o passar do império
durante o breve período de sua recente visita.
A calúnia não pode aniquilar
nem diminuir o menor dos fatos, os quais escorreram pela neblina do ódio atual
para brilhar na luz do sol que ilumina todos os eventos para a vista do
historiador.
II - A
FILOSOFIA ORIENTAL, A LITERATURA, ETC.
Aqueles que não conhecem a
Índia nem aos hindus, não podem formular uma concepção do sentimento que
imperava, quando chegamos faz dez anos, entre os hindus da geração mais jovem,
composta por universitários e estudantes, para sua religião ancestral. Os
catedráticos europeus que ensinavam nestas sedes do saber, tinham inoculado,
nas escolas e nas universidades hindus, a atitude mental materialista e
agnóstica para a religião em abstrato que prevalecia nos centros didáticos
europeus. Os livros de texto alimentavam este espírito, enquanto a classe
educada hindu era profundamente cética nas questões religiosas e seguia os
ritos e as observâncias do culto nacional só por considerações de necessidade
social. No que corresponde às escolas e aos colégios missionários, seu fim
consistia simplesmente em infundir a dúvida e o preconceito contra o hinduísmo
e todas as demais religiões, sem despertar o mínimo interesse para o
cristianismo e obter conversos. O remédio a tudo isto era, obviamente, investir
o baluarte do cepticismo, do conhecimento superficial da ciência e provar a
base científica da religião em geral e do hinduísmo em particular. Desde o começo, empreendemos esta tarefa seguindo-a até alcançar a vitória,
resultado que salta à vista de todo viajante que investiga no estado atual da
opinião hindu. A mudança foi notada pelos senhores Richard Temple, Edwin
Arnold, Caine, M.P., a senhora Pulôver, Monier Williams, o Primado da Índia, os
bispos e arcebispos de todas as províncias, os reitores e os professores das
escolas, autores e editores hindus, congressos de pandits sanscritistas; além
disso, se admitiu, em termos de apoteótica gratidão, em uma constelação de
discursos lidos ao coronel Olcott durante suas prolongadas viagens. Sem
exagerar e sem arriscar a nos contradizer, pode-se afirmar que o trabalho da
Sociedade Teosófica na Índia infundiu uma vida nova e vigorosa na filosofia
hindu, ressuscitou a religião hindu, reconquistou a lealdade da classe com o
doutorado para as crenças ancestrais, despertou um entusiasmo pela literatura
sânscrita que é patente na republicação de antigas enciclopédias, escrituras e
comentários, a fundação de muitas escolas sânscritas, o patrocínio do sânscrito
pelos príncipes oriundos e em muitas outras formas. Além disso, a Sociedade
Teosófica, por meio de seus vários centros literários e corporativos,
disseminou em todo mundo um conhecimento e um interesse pela filosofia ária.
A repercussão deste trabalho
se constata na demanda popular de literatura teosófica, de novelas e relatos de
revistas que encerram idéias orientais. Outro efeito transcendente é a
modificação contribuída pela filosofia oriental nas concepções dos espíritas já
tiveram um bom início com respeito à fonte de algumas inteligências detrás dos
fenômenos dos médiuns. Outro mais é a adesão do Annie Besant, pertencente ao
partido Ateísta, devido ao estudo da Doutrina Esotérica. Este evento está
imbuído de conseqüências muito importantes cuja repercussão se sentirá em nossa Sociedade, no Secularismo e no público em geral. Os leitores se estão familiarizando
com nomes sânscritos que previamente jamais se ouviram no ocidente e hoje,
obras como o "Bhagavad-Gita," encontram-se em livrarias européias,
americanas, e austral asiáticas.
O Ceilão presenciou um
renascimento do budismo, uma ampla circulação de livros religiosos, a tradução
do "Catecismo Budista" em muitos idiomas orientais, ocidentais e
setentrionais, a fundação das Escolas secundárias Teosóficas em Colombo, Kandy
e Ratnapura, a abertura de quase cinqüenta escolas para meninos budistas sob a
supervisão de nossa Sociedade, a concessão de uma Festa Budista nacional pelo
Governo e de outros privilégios importantes, a fundação de uma revista semanal
budista vernacular, em Colombo e uma em inglês, ambas compostas, impressas e
publicadas no escritório de imprensa da Sociedade Teosófica. O Ceilão nos viu
também trazer do Japão sete sacerdotes budistas inteligentes para que aprendam
Pali sob o venerado Sumo Sacerdote Sumangala e possam expor a seus concidadãos
o cânon Budista como existia na igreja do Sul 25 séculos depois do nirvana de
Buddha.
Portanto, não se pode pôr em
interdição nem negar que, durante seus 14 anos, a Sociedade Teosófica conseguiu
realizar além de toda espera, os primeiros dois dos três objetivos declarados.
Provou que a raça, o credo, a cor e as antigas antipatias não são obstáculos
irremovíveis para a disseminação da idéia do altruísmo e de fraternidade
humana. Talvez, sejam sonhos quiméricos que os teóricos consideram o homem como
um simples problema físico, fazendo caso omisso do ser interno, maior e
superior.
III -
OCULTISMO
Embora só uma minoria de
nossos membros seja propensa ao misticismo, em realidade, a chave de todos
nossos êxitos como acabamos de enumerá-los, consiste em reconhecer a realidade
do Ser Superior, incolor, cosmopolita, não sectário, assexuado, espiritual e
altruísta; e a realização de nosso trabalho considerando esta base. Para o ateísta,
o agnóstico e o pseudo-cientista, estes resultados deveriam ter sido
inexeqüíveis, melhor dizendo, impensáveis. As sociedades pacifistas são
utópicas já que nenhum tipo de argumentação apoiada em considerações esotéricas
da moral ou conveniências sociais pode despolarizar os corações dos caudilhos
das nações, da guerra e dos esquemas de conquista egoístas.
As diferenças sociais, o
resultado das evoluções físicas e do meio ambiente material, engendram os ódios
raciais e as aversões sociais e sectárias, as quais são inexpugnáveis se as
investirmos do exterior. Entretanto, como a natureza humana é sempre idêntica,
todos os seres humanos estão sujeitos, da mesma forma, a influências cujo epicentro
é o "coração" humano, despertando, então, a intuição humana. Além
disso, como existe uma única Verdade Absoluta, a alma e a vida de todos os
credos humanos, é possível efetuar uma aliança recíproca a fim de procurar e
disseminar esta Verdade básica. Sabemos que um termo oniabarcante para essa
Verdade Eterna é a "Doutrina Secreta." Professamo-la obtendo uma
audiência e, até certo ponto, demolimos as antigas barreiras, formamos nosso
núcleo fraterno e, ao avivar a literatura ária, facilitamos a divulgação de seus
preciosos ensinos religiosos, filosóficos e científicos entre as nações mais
distantes.
Se não abrimos escolas
regulares de Adeptado na Sociedade Teosófica, temos, ao menos, apresentado uma
certa provisão de provas segundo as quais os Adeptos existem e o Adeptado é uma
necessidade lógica na ordem natural do desenvolvimento humano. Portanto,
secundamos ao ocidente a vislumbrar um ideal das potencialidades humanas mais
dignas que o que possuía antes. O estudo da psicologia oriental proporcionou ao
ocidente uma chave para certos mistérios que anteriormente nos deixavam
estupefatos. Basta mencionar os setores do mesmerismo, do hipnotismo e das
presumidas relações póstumas da entidade desencarnada com os vivos. Além disso,
facilitou uma teoria da natureza e das relações entre a Força e a Matéria cuja
verificação prática é possível, para todos os que queiram aprender e seguir com
esmero os métodos experimentais das escolas orientais de ciência oculta. Nossa
experiência nos induz a dizer que esta ciência e sua filosofia complementar,
irradiam luz em alguns dos problemas mais profundos da natureza humana. No
campo científico enche a "lacuna infranqueável," na filosofia faz
possível a formulação de uma teoria coerente sobre a origem e destino dos
globos celestiais e sua origem de reino e variados planos. Onde o senhor
Crookes se detém em sua busca para os meta-elementos não sabendo como
interceptar os átomos que faltam em sua hipotética série setenária, a Filosofia
Advaita entra em jogo com sua perfeita teoria evolutiva da matéria diferenciada
desde a indiferenciada, Prakriti do Mulaprakriti, a "raiz sem raiz".
Com a atual publicação de A
Chave da Teosofía, uma nova obra que explica, de maneira clara e sucinta,
isso no que nossa Teosofía Esotérica descrê e rechaça positivamente, eliminar-se-ão
todos os pretextos para nos lançar acusações fantásticas. Agora bem, os
"correspondentes" de algumas revistas semanais entre as quais o órgão
dos espíritas e aqueles que afligem periódicos respeitáveis denunciando os presumidos
"dogmas dos Teósofos," cuja existência se aninhava só na mente de
nossos caluniadores, deverão provar o que nos atribuem valendo do capítulo e do
versículo de nossas publicações teosóficas e especialmente de A Chave da
Teosofía que aparece.
Não podem entrincheirar-se
mais detrás da ignorância e se persistem delatando, deverão fazê-lo apoiando-se
na autoridade do conteúdo de nossos livros; já que a cada um lhe oferece uma
simples oportunidade de aprender nossa filosofia.
Para
terminar, nestes quatorze anos de vida, a Sociedade Teosófica fez mais para
familiarizar aos pensadores ocidentais com o grande pensamento e descobrimento ariano,
que qualquer outro nos últimos dezenove séculos. Não é prognosticável o que
poderá efetuar no futuro, entretanto, a experiência justifica a esperança que
possa ser muito, ampliando seu campo já extenso de útil atividade.