LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
OBRA LITERÁRIA DE H. P. BLAVATSKY

OBRA LITERÁRIA DE
H.P.BLAVATSKY

Helena Petrovna Blavatsky
A seguir daremos um quadro geral dos escritos de Blavatsky, procurando situar e organizar as diferentes edições. A totalidade de seus trabalhos literários ainda não foi publicada. Em vida, o número de obras publicadas não foi tão grande, apesar da atividade contínua desta escritora - há muitos artigos para revistas e jornais, que eram uma rotina no seu dia-a-dia, textos de instruções, rascunhos inconclusos, cartas. Seus opúsculos são variados.

Esta desbravadora de uma nova era trabalhou incansavelmente, procurando abrir espaço para novas idéias, para o pensamento do Oriente, para a investigação da sabedoria esotérica e especialmente chamar a atenção para a Ciência da Vida - a Teosofia.

- Isis sem Véu - Uma chave dos Mistérios da Ciência e Teologia Antiga e Moderna. Editado por J. W. Bouton, New York, em 1877, com 2 volumes (1320 p.). É um tratado sobre o simbolismo das tradições das religiões, com atenção às religiões e filosofias ocidentais.

- Pelas Grutas e Selvas do Hindustão (Original em russo: Iz pescher i debrey Indostace). Com pseudônimo de Radha-Bai, editado pela Univesity Printing House, Moscou, 1883. É uma série de artigos originalmente publicados de novembro de 1879 a dezembro de 1882. Reeditado em St. Petersburg em 1912.

- Cinco Anos de Teosofia (Five Years of Theosophy) - Uma série de artigos da revista The Theosophy (índia), reeditados por G. R. S. Mead em Londres, em 1892, com 575 p.

-A Doutrina Secreta - Síntese de Ciência, Religião e Filosofia. Edição original em 2 volumes (1474 p.), por The Theosophical Publishing Co., Londres, em 1888. Simultaneamente foi publicada em Nova Iorque.

-A Chave para a Teosofia (Sendo uma clara exposição, em forma de questões e respostas, de Ética, Ciência e Filosofia) - publicado por Theosophical Publishing Society, Londres, 1889.

-A Voz do Silêncio (Fragmentos escolhidos do Livro dos Preceitos de Ouro, para uso diário dos discípulos), publicado por Theosophical Publishing Society, Londres, 1889.

-Gemas do Oriente (Um livro de Preceitos e Axiomas para cada dia do ano). É uma coletânea de aforismos para a meditação. Publicado por TPS, Londres, 1890.

- Comunicações da Loja de Londres (Transactions of Blavatsky Lodge) - É uma série de questões feitas a Blavatsky sobre as primeiras Estâncias do vol. 1 da Doutrina Secreta - Cosmogênese. A primeira parte foi editada em 1890 e a segunda em 1891. TPS, Londres.

Trabalhos Póstumos - São em sua maioria reuniões de artigos, trabalhos publicados em revistas e jornais, cartas, opúsculos, instruções para o grupo de discípulos de Londres, reedições de partes de obras anteriores e algum material inédito:

- O Glossário Teosófico - Editado por G. R. S. Mead (com acréscimos posteriores) através da Theosophical Publishing Society, Londres, 1892.

- Narrativas Fantásticas - Uma coleção de estórias ocultas. TPS, Londres, 1892.

- Pelas Grutas e Selvas do Hindustão - Edição em inglês, traduzida do russo por Mrs. Charles Johnston. TPS, Londres, 1892. - A Enigmática Tribo de Azure Blue Hills (Escrito em russo: Zagadochniya plemena na Golubih Gorah, com o pseudônimo de Radha-Bai), publicado em St. Petersburg, 1893, 309 p.

- O Dubar em Lahore (Escrito em russo) - com o pseudônimo de Radha-Bai, tradução para o inglês do texto originalmente publicado no Russkiy Vestnik, em 1881. - Ao País das Montanhas Azuis (Originalmente em russo: Zagadochniy Plemena) - traduzido para o francês com o título Au Pays des Montanhas Blues por Marc Semenoff, publicado em 1926.

-Um Moderno "Panarion" * (A Modern Panarion) - Uma coleção de escritos de Blavatsky publicada pelo Fundo Memorial HPB em 1895. (*Panarion é "uma colcha de retalhos" e uma coleção de fragmentos).

- Cartas de H. P. Blavatsky para as Convenções Americanas - Reeditado com o título Cinco Mensagens de H. P. Blavatsky para os Teosofistas Americanos, pela Theosophy Company, Los Angeles, 1922.

- As Cartas de H. P. Blavatsky para A. P. Sinnett (e outras cartas) - Edição e introdução de A. T. Barker, publicada em Londres e Nova Iorque em 1925, reeditada em edição fac-símile por Theosophical University Press, Pasadena, 1973.

- Algumas Cartas não publicadas de Helena Petrovna Blavatsky - Editado por Eugene Rollin Corson, publicado por Rider and Company, Londres, 1929.

- Os Trabalhos Completos de H. P. Blavatsky - Editados por A. Trevor Barker e publicados em Londres por Rider and Company: - Vol.I (1874-1879) - Artigos de jornais americanos e de The Theosophist.

- Vol.II (1879-1881) - Artigos de The Theosophist.

- Vol.III (1881-1882) - Artigos de The Theosophist.

- Vol.IV (1882-1883) - Artigos. - H. P. Blavatsky - Coleção de Escritos (Collected Writings) - Editados por Boris de Zirkoff. É a continuação da série iniciada por A. T. Barker, sendo a publicação de todos os escritos, artigos, cartas e notas de Blavatsky.

1ª parte: Uma reedição dos volumes anteriores, reorganizados e ampliados por Zirkoff, pela The Theosophical Publishing House: - Vol. 1 (1874-1878) - 650 p., 1933.

- Vol. II (1879-1880) - 636 p., 1933.

- Vol. III(1882) - 611 p., 1935. - Vol. IV (1882-1883) - 762 p., 1936.

2° parte: A continuação da coleção por Zirkoff:

- Vol. V (1883-1885) - 448 p., publicado por Philosophical Research Society, Los Angeles, 1954.

- Vol. VI (1883-1885) - 535 p., editado por Blavatsky Writings Publication Fund, Los Angeles, 1954.

- Vol. VII (1886-1887) - 467 p., editado por Theosophical Publishing House, Madras, índia, 1958.

- Vol. VIII (1887) - 535 p., TPH, 1960 (Artigos da revista Lúcifer). - Vol. IX (1888) - 517 p., TPH, 1962 (Artigos da revista Lúcifer). - Vol. X (1888-1889) - 497 p., TPH,1964 (Contém Transactions of the Blavatsky Lodge).

- Vol. XI (1889) - 668 p., TPH, 1980 (Contém Notes on the Gospel according to John e The Roots of Ritualism in Church an Masonry).

- Vol. XII (1889-1890) - 889 p., TPH, 1980 (Contém "Gems from the East" e "Esoteric Instructions - EET").

-Vol. XIII (1890-1891)-497 p., TPH.1982 (Contém um Comentário à Pistis Sophia - o mais esotérico tratado gnóstico).

-Vol. XIV (vários anos)-781 p., 1985 (Contém o chamado volume III da Doutrina Secreta, anexado à edição original de 2 volumes. Corresponde aos volumes V e VI da edição em português da editora Pensamento).

A editora da Sociedade Teosófica (Theosophical Publishing House) reeditou os 7 primeiros volumes e acrescentou os 7 seguintes, existindo assim 14 volumes através de suas edições.

Os Panfletos de Adyar - uma série de opúsculos editados em Adyar (Madras), na sede internacional da Sociedade Teosófica: -Meus Livros

- É Teosofia uma Religião? - A Antiga Magia Egípcia - A Kabalah e os Kabalistas - Notas sobre o Evangelho de São João (mostrando o texto em grego, no qual se lê: "No princípio era o Logos...").

- Memória e sua Natureza - A Origem do Mal

- Estrela-Anjo-Cerimônia na Igreja Católica Romana

- A Natureza Substancial do Magnetismo

- A Queda do Ideal

- Espíritos de Várias Espécies - Progresso Espiritual Artigos em várias revistas -

- The Theosophist (Madras - Índia)

- Lucifer (Londres)

- The Path (New York)

-La Revue Theosophique (Paris) -Theosophical Review (Londres)

- The American Theosophist (Wheaton)

- The Indian Theosophist (Varanasi)

- Le Lotus Bleu (Paris)

- The Theosophical Journal (Londres)

- Theosophy in Australia -Theosophical Forum (N. York) - The Sun (N. York)

- Adyar (Alemanha) - O Teosofista (Brasil) A editora Wizards (San DiegoUSA) publicou a coleção dos artigos da revista The Theosophist, dos seus dois primeiros anos, separados: Vol. I (18791880) e Vol. II (1880-1881), mantendo a sua apresentação original.

Textos de outras obras, opúsculos, edições com artigos reunidos

-Two Books of the Stanzas of Dzyan (Publicado com o título Sabedoria Eterna, em português), TPH, Madras, índia.

- Ocultismo Prático (Dois artigos sobre o ocultismo prático e um apêndice com o título "Insinuações práticas para a Vida Diária"), TPH, India.

- H.P.B. Fala (HPB Speak), 2 vol., Cartas de Blavatsky, TPH, índia.

- Dinâmica do Mundo Físico (Uma coleção de opúsculos), TPH, Londres.

-A Chave para a Teosofia (Edição simplificada de Clara Codd), TPH, Londres.

- Uma Abreviação da Doutrina Secreta (Editado por Christmas Humphreys e Elizabeth Preston), TPH, Londres.

- Raja-Yoga ou Ocultismo - Editado por Theosophy Company, Bombay (Índia).

-O Calendário da Sabedoria (The Circle of Wisdom) - Preceitos diários organizados por Winifred Parley, TPH, Wheaton.

-As Origens do Ritual na Igreja e na Maçonaria, ed. Pensamento. -Narrações Ocultistas, ed. Glem, Argentina.

- Os Mahatmas e as Provas Iniciáticas (Artigos sobre o chelado) - Federação Teosófica Interamericana, Buenos Aires.

- Como estudar a Teosofia (Doutrina Secreta)" FTI, B. Aires.

- Síntese da Doutrina Secreta, ed. Pensamento.

- A Doutrina Oculta (Coletânea de opúsculos-Ocultismo Prático, Mente Cósmica, O Caráter Esotérico dos Evangelhos), ed. Hemus.

- Fundamentos da Filosofia Esotérica (organizado por Ianthe Hoskins), TPH, Londres.

- Helena Blavatsky - A Vida e a Influência Extraordinária da Fundadora do Movimento Teosófico Moderno, Sylvia Cranston, Editora Teosófica, Brasília/Brasil.


H.P.Blavatsky

  • SINOPSE DE SUA VIDA
  • DADOS BIOGRÁFICOS
  • OBRA LITERÁRIA
  • PENSAMENTOS
  • APRENDIZADO OCULTO
  • O QUE É A TEOSOFIA?
  • A VOZ DO SILÊNCIO
  • BLAVATSKY NÃO ERA UMA IMPOSTORA



  • PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

    GLOSSÁRIO
    TEOSÓFICO
    HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
    WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2019 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-984754717