LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS

PERGUNTAS FREQUENTES
SOBRE TEOSOFIA

  • O que é Teosofia?

  • O que é a Sociedade Teosófica? 

  • O que é o que ensina a chamada Tradição Sabedoria? 

  • O que se disse anteriormente parece muito abstrato.
        O que é o que significam essas idéias na vida diária? 

  • Em que doutrinas específicas acreditam os teósofos? 

  • Quais são as práticas que seguem os teósofos? 

  • O que é o que fazem os teósofos em suas reuniões? 

  • Como consideram os teósofos as Igrejas e as religiões?

  • Qual é a mensagem da Teosofia hoje em dia?

     

    O que é Teosofia?

    Para responder essa pergunta, temos que distinguir entre a Teosofia moderna e a Teosofia antiga. A Teosofia antiga, também chamada “Tradição Sabedoria” ou “Filosofia Perene”, é uma tradição que se encontra em todas as culturas humanas do mundo e em toda época de sua história. É a base mística ou interna de muitas filosofias e culturas. A Teosofia Moderna é uma declaração contemporânea dessa tradição, conforme se expõe através da Sociedade Teosófica.

    Para uma explanação mais profunda, leia o artigo "O Que é a Teosofia?", de H.P.Blavatsky, fundadora do movimento teosófico moderno.

    O que é a Sociedade Teosófica?

    A Sociedade Teosófica é uma organização fundada na cidade de Nova Iorque em 1875, para investigar a natureza do universo e o lugar que a humanidade ocupa no mesmo; facilitar a compreensão de outras culturas, e constituir um núcleo da fraternidade universal entre todos os seres humanos. Atualmente, a Sociedade tem ramificações em setenta países e sua sede central se encontra na Índia.  No Brasil há cerca de 50 núcleos do trabalho teosófico, entre Grupos de Estudos e Lojas Teosóficas.

    O que é o que ensina a chamada Tradição Sabedoria?

    As três idéias básicas da Teosofia são: (1) A unidade fundamental de toda a existência, onde todos os pares de opostos –matéria e espírito, o humano e o divino, você e eu– somos distinções relativas e transitórias dentro do UNO absoluto; (2) a regularidade da lei universal, que ciclicamente produz universos que nascem da essência mais absoluta do ser, e (3) o progresso da consciência que se desenvolve através dos ciclos de vida até alcançar uma realização da Unidade cada vez maior.

    O que se disse anteriormente parece muito abstrato. O que é o que significam essas idéias na vida diária?

    Essas idéias abstratas têm implicações muito específicas e práticas, como por exemplo, as seguintes:

    O mundo em que vivemos é basicamente um bom lugar para utilizá-lo sabiamente, para valorizá-lo e honrá-lo: regozije-se com a vida.

    Desenvolvemo-nos como seres humanos, não para renegar do mundo, mas sim para cooperar com a natureza e conservá-la e aperfeiçoá-la: respeitar o meio ambiente e ser ecologicamente responsável.

    Somos diferentes expressões da mesma vida, de maneira que algo que acontecer com um dos dois, acontece com ambos –nosso bem-estar está ligado: ao ajudar a seu próximo estará ajudando a si mesmo.

    A desarmonia e a maldade são o resultado da ignorância e do egoísmo: viva em harmonia e benevolência, não só para ensinar a outros com suas próprias palavras, mas também com seus próprios atos.

    Em que doutrinas específicas acreditam os teósofos?

    A Sociedade Teosófica não é dogmática e os teósofos são encorajados a não aceitar nada como dogma de fé ou porque foram palavras ditas por alguém, mas sim a que adotem somente aquelas idéias que satisfaçam seu próprio sentido do que é verdadeiro e importante. A Teosofia é muito mais uma forma de contemplar a vida do que um credo. A Teosofia moderna, não obstante, apresenta algumas idéias para sua consideração, como as que mencionaremos a seguir, e muitos teósofos sustentam estas idéias, não como crenças rígidas, mas sim como uma forma de ver a vida que explica o mundo segundo eles o experimentam. Estas idéias são:

    A reencarnação

    O carma (ou justiça moral).

    A existência de mundos de experiência além do físico.

    A presença de vida e consciência em toda a matéria.

    A evolução do espírito e da inteligência, assim como a da matéria física.

    A possibilidade de nossa participação consciente na evolução.

    O poder do pensamento que nos afeta e a tudo que nos rodeia.

    A realidade do livre-arbítrio e da responsabilidade individual.

    O dever de ser altruísta e preocupar-se com o bem-estar do próximo.

    A perfeição final da natureza humana, da sociedade, e da vida.

    Quais práticas seguem os teósofos?

    Todos os membros da Sociedade Teosófica decidem, por si mesmos, quais são as práticas e as formas de vida mais apropriadas para eles, embora muitos sigam um certo regime de vida que está implícito nas idéias teosóficas expressas anteriormente. Os teósofos meditam regularmente para desenvolver sua percepção interna para servir à humanidade. Podem ser vegetarianos ou não.  Se o forem, normalmente evitam usar artigos de pele ou couro para cuja obtenção seja necessário matar a animais. Não tomam bebidas alcoólicas nem usam drogas (exceto por indicação médica). Respaldam o direito de todos os seres humanos a receber um tratamento justo e eqüitativo, por isso apóiam os direitos das mulheres e as minorias. Respeitam as diferenças culturais e apóiam a liberdade intelectual. Aos teósofos não é requerido que aceitem opinião alguma, nem que adotem uma prática que não seja correta para eles, segundo seu sentido interno do que é moral e razoável.

    O que é o que fazem os teósofos em suas reuniões?

    As reuniões tipicamente consistem de palestras, seguidas de perguntas, um debate ou estudo do tema. A Teosofia não tem rituais estabelecidos, embora algumas reuniões possam ser abertas e encerradas com breves meditações e com a leitura de um curto texto, e alguns grupos utilizam uma singela cerimônia de recepção e boas-vindas para acolher os novos membros. Não há símbolos nem imagens com um significado especial na Teosofia, embora se respeite vários símbolos de algumas tradições religiosas mundiais, tais como os triângulos entrelaçados e a cruz ansata ou ankh (o símbolo egípcio da vida). Não há clero nem líderes, somente oficiais que são escolhidos democraticamente.

    Como consideram os teósofos as Igrejas e as religiões?

    A Teosofia sustenta que todas as religiões são expressões do esforço que a humanidade realiza para nos relacionar uns com outros, relacionar-se com o universo que nos rodeia e com a causa última da existência.  Cada religião em particular difere das outras, porque todas elas são expressões desse esforço adaptado às necessidades de uma época, lugar e cultura. A Teosofia não é em si uma religião, embora seja religiosa quanto ao esforço que a humanidade realiza para relacionar-se com os valores fundamentais. Os teósofos, individualmente, podem professar qualquer das religiões mundiais: cristã, judia, muçulmana, budista, zoroastriana, hinduísta ou outras. Alguns não professam religião alguma. A Sociedade, em si mesmo, é uma expressão da crença de que os seres humanos, por mais diverso que sejam seus antecedentes, podem comunicar-se e cooperar entre si.

    Qual é a mensagem da Teosofia hoje em dia?

    Os problemas que enfrenta hoje em dia a humanidade: guerras, superpopulação, preconceitos, exploração, opressão, cobiça e ódio, entre outros, são somente os sintomas de uma enfermidade. Temos que tratar os sintomas, mas para curar a enfermidade, precisamos eliminar sua causa. A causa da enfermidade é a ignorância do princípio de que nós não estamos desconectados, que não somos seres independentes cujo bem-estar particular pode obter-se em detrimento do bem comum. A cura vem através do reconhecimento de que somos unos com todos e com toda a vida no universo.

    Apesar das diferenças superficiais, genéticas e culturais que dividem à humanidade, todos somos notavelmente homogêneos física, psicológica, intelectual e espiritualmente. Biologicamente, somos um depósito único de genes humanos, com algumas variações locais menores. Psicologicamente, respondemos à dor e ao prazer da mesma maneira. Intelectualmente, temos a mesma curiosidade por saber o lugar que ocupamos no universo e os mesmos poderes para descobrir a verdade. Espiritualmente, temos uma origem comum e um destino comum.  Participamos da totalidade da existência que se estende desde nosso planeta Terra até os limites mais longínquos do Cosmos, em toda dimensão concebível.  Quando nos dermos conta de nossa conexão integral com todos os seres humanos, com todas as outras formas de vida nos pontos mais longínquos do espaço, então compreenderemos que não podemos fazer mal ou ajudar a outra pessoa, sem prejudicar ou ajudar a nós mesmos. Todos somos UM.

    Ao reconhecer estes princípios podemos nos tornar saudáveis de corpo, plenamente capazes em nossas mentes, e saber que somos divinos em espírito. Esse ideal está expresso nas seguintes palavras, conhecidas como “O MANTRA DA UNIDADE”, escritas pelo Annie Besant, que foi a segunda presidenta internacional da Sociedade Teosófica:


    Oh Vida oculta, que vibras em cada átomo,

    Oh Luz oculta, que brilhas em cada criatura,

    Oh Amor oculto, que tudo abrange na Unidade.

    Saiba todo aquele que se sinta uno Contigo

    Que ele é, por isso mesmo, Uno com todos os outros.

     

  • CLIQUE AQUI
    PARA SE ASSOCIAR!



    PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

    GLOSSÁRIO
    TEOSÓFICO
    HOME TEOSOFIA PALESTRAS ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
    WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2024 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-99608-1994