LEVI.COM.BR - PAG.PRINCIPAL
CLIQUE AQUI PARA SE ASSOCIAR!
CLIQUE
AQUI
PARA SE
ASSOCIAR!
HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS



A ESOTERICA.FM É PATROCINADA
PELOS ASSOCIADOS DA LEVIR

  • ESOTERICA.FM
  • TEOSOFIA
  • PALESTRAS
  • LIVRARIA
  • ASTROLOGIA
  • NUMEROLOGIA
  • MAÇONARIA
  • CRISTIANISMO
  • TELEMENSAGENS
  • TEXTOS EM INGLÊS
  • MEMBROS
  • INDIQUE-NOS
  • FALE CONOSCO

    LIVROS
    RECOMENDADOS

    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    MAÇONARIA SIMBÓLICA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    SECRETÁRIO ÍNTIMO, PREBOSTE E JUIZ, INTENDENTE DOS EDIFÍCIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    GRAU DO COMPANHEIRO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - O SISTEMA SOLAR




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    INVESTIGANDO A REENCARNAÇÃO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DOUTRINA SECRETA (A) (VOL. III)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    AUTOCULTURA À LUZ DO OCULTISMO




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OCULTISMO PRÁTICO E AS ORIGENS DO RITUAL NA IGREJA E NA MAÇONARIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    EXERCÍCIOS INTELIGENTES COM PILATES E YOGA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    VIDA OCULTA NA MAÇONARIA (A)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - AOS PÉS DO MESTRE




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    RETORNO DA FILOSOFIA PERENE, O




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    LUX ESOTERICA - AOS PÉS DO MESTRE




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A SABEDORIA OCULTA NA BÍBLIA SAGRADA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    O PLANO ASTRAL




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ÍSIS SEM VÉU - VOL. II




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    VOCÊ COLHE O QUE PLANTA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    ATRAVÉS DO PORTAL DA MORTE




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    SIMBÓLICA MAÇÔNICA (A)




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    OS ENSINAMENTOS DE JESUS E A TRADIçãO ESOTéRICA CRISTã




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    A CIÊNCIA DA ASTROLOGIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    DO MESTRE SECRETO E SEUS MISTÉRIOS




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PÉROLAS DE SABEDORIA




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    HINO DE JESUS,O




    CLIQUE PARA ADQUIRIR
    PREPARAÇÃO PARA A YOGA





    VEJA A
    RELAÇÃO
    COMPLETA
    DE LIVROS



    FALE CONOSCO!


    INDIQUE ESTA PÁGINAINDIQUE AQUI
    Indique Esta Página para seus amigos!

  • OS SETE ASPECTOS DO VEGETARIANISMO
    À LUZ DO OCULTISMO


    3º ASPECTO - PENSAMENTO ABSTRATO -
    COMPREENSÃO DA LEI DA EVOLUÇÃO - FILOSOFIA DE VIDA

    Este aspecto é o mais simples entre os três primeiros (abstratos), por abordar o assunto sob um prisma que certamente é familiar ao leitor. Como vimos, toda e qualquer forma de vida é uma expressão da Vida Una que anima todo o Universo.

    Mas ao criar o Universo, a Divindade não o fez de forma estática, já acabada. Somente as Leis universais são imutáveis.

    Uma destas Leis atua de forma dinâmica sobre todo o Universo visível e invisível, no sentido de transformá-lo continuamente e cumprir o Plano Divino da Creação.

    Quando um astrônomo ou astrofísico contempla o Universo, ele está consciente de estar observando o firmamento estelar (Solar). Por sua vez, existem inúmeros sistemas solares como este no interior de nossa Galáxia (a Via Láctea). Também sabe que esta é apenas uma dentre os milhões de galáxias que já foram descobertas.

    Ele também observa que existem outros tipos de aglomeração de matéria, como as gigantescas nebulosas, os "Quasars" e os "Buracos Negros". Porém, se ele contemplar o firmamento não apenas com os olhos de um cientista mas também de um filósofo, ele passa a perceber que as massas de gás disformes tornar-se-ão sistemas estelares agrupados sob um formato discóide, constituindo galáxias como a Via Láctea. Esta, por seu turno, deve ter apresentado um formato parecido ao das nebulosas, alguns bilhões de anos atrás. Além disso, ele sabe que toda a matéria do Universo foi originada através de uma tremenda condensação de energia, ocorrendo em seguida uma expansão dessa matéria por todo o espaço.

    Finalmente ele passa a saber com certeza absoluta que existe algo no Universo que o impele a uma transformação constante, partindo de um desordem máxima, como no momento da Grande Explosão (Teoria do Big Bang), passando por determinados estados de agregação nas nebulosas, até um grau de ordem máxima (Kosmos), tal como ocorre nos planetas com órbitas definidas de nosso sistema solar.

    Mas também o processo de continua transformação sofridas nas diversas camadas deste planeta desde que se solidificaram os continentes primitivos.

    Através dos registros fósseis deixados nas rochas, os botânicos e zoólogos puderam acompanhar as transformações das diversas formas da flora e fauna que constituem nosso planeta.

    Finalmente, os antropólogos tem dedicado esforços ainda maiores para criar modelos que descrevam as transformações que deram origem ao ser humano atual.

    Acreditar que as transformações que se iniciaram com a formação de toda a matéria do Universo e culminaram, por exemplo, na inteligência humana necessária para expressar matematicamente a origem deste mesmo Universo, são apenas fruto do acaso, uma mera casualidade, denota, no mínimo, que esse alguém jamais teve a paciência para calcular nem explicar como casualmente a matéria se agrupou para permitir o aparecimento de sua forma de vida, e como (casualmente, é claro) esta pode dar origem à sua própria consciência.

    Percebemos que desde o inicio do Universo, este tem sido transformado devido a existência da chamada "Lei de Evolução".

    Mas é necessário aqui distinguirmos o conceito de Lei de Evolução conforme vislumbrado pela Ciência e pela Teosofia.

    Como vimos, a ciência acredita que através de simples arranjos ao acaso, a matéria se organizou dando origem às cadeias orgânicas e posteriormente à vida. Das transformações sofridas pelas formas de vida (mutações), surge uma nova expressão na matéria, chamada consciência, que nos seres humanos é denominada autoconsciência.

    Por outro lado a Teosofia sugere que a Consciência Absoluta ou Creador, manifesta-se no Universo através de fragmentos de sua Consciência, conhecidos como "Mônadas".

    Estas Mônadas por sua vez, constituíam as sementes da Consciência Divina que somos em essência.

    Mas estas "sementes" da essência humana precisam, por assim dizer, germinar.

    E assim, elas são lançadas no seio da matéria, para através dela, experimentarem todas as suas possibilidades de crescimento.

    Antes de "caírem no solo", estas sementes passam por uma fase conhecida no Ocultismo como "essência monádica".

    No primeiro estágio elas animam, ou melhor, vivificam as formas que constituem o assim chamado mundo mental superior, ou seja, o próprio pensamento abstrato. Decorrido um período de tempo incalculável, as mesmas "sementes" passam agora a animar as formas do mundo mental inferior, ou seja, os pensamentos concretos.

    Após um novo período, ao mesmas passam a animar as formas do mundo das emoções, ou seja, todos os tipos de sentimentos.

    Quando estas "sementes" experimentaram todos os tipos possíveis de atividade nos planos hiperfísicos, elas passam agora a animar a matéria do mundo físico através da formação e crescimento das espécies do reino mineral. Após outro longo período de atividade neste reino, elas passam a animar o crescimento das espécies do reino vegetal, com toda sua exuberância e beleza. Neste reino, as mônadas adquirem novas potencialidades, pois sua consciência se expande mais e mais à medida que experimentam as variações de luz e sombra, chuva e vento, etc.

    Após animar diversos tipos de vegetais, ao longo de períodos de tempo incalculáveis, as mônadas passam agora a animar a vida dos seres do reino animal, quando então elas passam a adquirir uma nova qualidade: tornam-se capazes de responder aos impulsos de fome, sexo, descanso, etc. Durante sua manifestação através deste reino, as mônadas se tornam capazes de adquirir sentimentos (medo, afeto, tristeza etc. ), através das inúmeras espécies existentes.

    Finalmente, quando as mônada animam os animais domésticos, passam a experimentar emoções típicas de seres humanos, e além disso, ocorre um desabrochar da faculdade chamada inteligência, se diz então que a mônada encerrou a etapa de manifestação como consciência coletiva ou grupal da espécie, passando agora a experimentar a autoconsciência, ou consciência individualizada.

    No próximo período de manifestação, a mônada, agora autoconsciente, passa a animar a forma humana, dando origem ao ser humano primitivo. Após expressar-se através de inúmeros veículos em diversas encarnações, a "semente" finalmente germina, dando origem a uma nova magnitude de consciência que ultrapassa o nosso entendimento. Nesse ponto, o ser transcende todas as experiências necessárias neste mundo físico para a expansão de sua consciência como ser humano, tornando-se assim um ser semidivino.

    Estes seres são conhecidos como "Mahatma"s pelo hinduísmo, "Asekas" pelo budismo e, de certo modo, como Santos pelo cristianismo.

    Em suma, podemos dizer que as mônadas ou "centelhas da Divindade" desabrocham sua consciência interagindo com o mundo e com suas criaturas, através do processo conhecido como Vida.

    Para tanto, utilizam-se, a partir de certo estágio de desenvolvimento, certos envoltórios de matéria que constituem os corpos ou veículos de manifestação.

    Tudo o que foi dito até agora sobre este aspecto, pode ser sintetizado nas palavras simples de um provérbio Sufi (a corrente esotérica do islamismo):

    "Toda e qualquer forma de vida do reino animal tem o seu papel na expansão da consciência da Centelha Divina que a anima."

    Talvez agora possamos compreender que sacrificar um ser vivo, qualquer que ele seja, mesmo para seu próprio sustento, é uma ação que elimina a possibilidade do ser continuar a evolução de sua consciência.

    Devido à compreensão da Lei da Evolução, surge em nós um profundo respeito pela vida de todas as criaturas. Às vezes esta compreensão (ainda que de forma abstrata), modifica nossa postura ante a Vida e os seres que nos rodeiam, fazendo com que adotemos uma nova filosofia de vida: o Vegetarianismo.

      "Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem."

      Leonardo da Vinci


    ÍNDICE
  • PREFÁCIO E INTRODUÇÃO
  • 1º ASPECTO - VONTADE, AUTODETERMINAÇÃO, LIBERDADE
  • 2º ASPECTO - AMOR UNIVERSAL - CONSCIENTIZAÇÃO - SABEDORIA
  • 3º ASPECTO - PENSAMENTO ABSTRATO - COMPREENSÃO - FILOSOFIA
  • 4º ASPECTO - HARMONIA - EQUILÍBRIO - ORDEM
  • 5º ASPECTO - CONHECIMENTO CONCRETO - CIÊNCIA - VERDADE
  • 6º ASPECTO - SENTIMENTO - BONDADE - COMPAIXÃO
  • 7º ASPECTO - AÇÃO - RITUAL - SACRIFÍCIO
  • CONCLUSÃO
  • Voltar

    Loja Esotérica Virtual © 1996-2006 by Osmar de Carvalho\

    PESQUISAR EM LEVIR.COM.BR

    GLOSSÁRIO
    TEOSÓFICO
    HOME TEOSOFIA PALESTRAS LIVRARIA ASTROLOGIA NUMEROLOGIA MAÇONARIA CRISTIANISMO ESOTERICA.FM MEMBROS
    WWW.LEVIR.COM.BR © 1996-2018 - LOJA ESOTÉRICA VIRTUAL - FALE CONOSCO: levir@levir.com.br - whatsapp: 11-984754717